domingo, 11 de março de 2018

Efemérides tricolores - 11 de março


1979: em partida válida pelo Campeonato Carioca, diante de 103.843 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Zico abriu o placar para os rubro-negros, e Mário Marques empatou para os tricolores.

1984: em jogo válido pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bahia, perante 33.940 pagantes na Fonte Nova, em Salvador. Wilsinho abriu o placar para o Fluminense, completando cruzamento de Tato; o Bahia empatou com Osni, cobrando um pênalti que o goleiro tricolor Paulo Victor quase defendeu. Com cinco vitórias, três empates e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha da conquista do segundo Brasileirão da sua história.

2007: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Cabofriense, graças aos gols de Alex Dias (dois) e Carlinhos.

2009: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Volta Redonda por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Thiago Neves (de falta) e Darío Conca.

2012: em partida disputada no Engenhão, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Flamengo. O Tricolor, vencedor do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, e terminaria campeão (vide 6 e 13 de maio).

2018: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Pedro e Reginaldo. A vitória garantiu as vagas do Fluminense nas semifinais da Taça Rio e do Campeonato Carioca.

****

Aniversariantes do dia:

Claudiomir Alves Guerra, o Alves (1948), atacante que integrou o plantel do Fluminense entre 1966 e 1967. Com a camisa tricolor, conquistou o Torneio Pará-Guanabara em 1966.

Paulo Anchieta Goulart Filho, o Paulo Goulart (1955), goleiro mineiro, natural de Muriaé, que atuou no Fluminense entre 1971 e 1985. Era considerado um especialista em defender pênaltis e cobranças de falta. Foi o goleiro titular na conquista do Campeonato Carioca de 1980, competição em que teve grandes atuações, como na decisão do primeiro turno, na qual defendeu dois dos três pênaltis da disputa, contra o Vasco (vide 26 de outubro). Disputou 137 partidas com a camisa tricolor, e em 58 delas não sofreu gol.
Paulo Goulart.
Entrevista de Paulo Goulart a Valterson Botelho.

José Nilton da Silva Campos, o Bebeto Campos (1975), meio-campista baiano, que integrou o elenco do Fluminense em 1998, atuando em dez partidas com a camisa tricolor.

Danilo Verón Bairros, o Danilinho (1987), meio-campista sul-mato-grossense, natural de Ponta Porã, que atuou em 9 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2016.

Matheus Thiago de Carvalho, o Matheus Carvalho (1992), atacante revelado pelo Fluminense, com 5 gols marcados em 24 jogos pelo time profissional tricolor, entre 2011 e 2014. Participou das conquistas dos Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012. Um de seus gols com a camisa tricolor foi no amistoso contra a Seleção da Itália, em 2014 (vide 8 de junho).

Bryan Olivera Calvo, o Bryan Oliveira (1994), meio-campista uruguaio, nascido nos Estados Unidos, que integrou o plantel do time júnior do Fluminense durante alguns anos. Chegou a atuar uma vez pelo time principal, no segundo tempo da partida contra o Bayer Leverkusen, pela Florida Cup, em 2015.

Diogo Augusto Pereira Neto, o Diogo (1998), lateral-direito que integra o atual elenco do Fluminense. Até hoje, atuou somente uma vez no time principal, em jogo da Florida Cup de 2018.

PCFilho

Um comentário:

  1. Correção no evento de 1984:

    1984: em jogo válido pela primeira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bahia, perante 33.940 pagantes na Fonte Nova, em Salvador. Wilsinho abriu o placar para o Fluminense, completando cruzamento de Tato; o Bahia empatou com Osni, cobrando um pênalti que o goleiro tricolor Paulo Victor quase defendeu. Com cinco vitórias, três empates e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha da conquista do segundo Brasileirão da sua história.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.