domingo, 25 de março de 2018

Efemérides tricolores - 25 de março


1936: em amistoso noturno no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Villa Nova, graças aos gols de Sérgio (contra) e Hércules. O Villa Nova era o melhor time de Minas Gerais, ostentando o título de tetracampeão Mineiro (1932, 1933, 1934 e 1935).

1956: em jogo amistoso, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Democrata de Sete Lagoas, no Estádio José Duarte de Paiva, na cidade mineira. Os gols da vitória tricolor foram anotados por WaldoTelêQuincas (dois) e Osvaldo Russo.

1971: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Jair Pereira. Com duas vitórias e dois empates, o Tricolor iniciava a campanha que culminaria na conquista de mais um título do Rio de Janeiro.

1972: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Olaria. Os gols do triunfo tricolor foram de Altivo (contra), Silveira, Lula, Jair Pereira e Cafuringa.

1973: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, de virada, diante de 66.644 pagantes no Maracanã. O gol tricolor foi do meia Gérson, aos 32 minutos do primeiro tempo, em bela cobrança de falta. Os alvinegros desempataram o jogo nos instantes finais do segundo tempo, com um gol de Ferreti. Com duas vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do título, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1979: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Fluminense de Nova Friburgo, gols de Zezé, Nunes (dois) e Carlos Alberto Pintinho.

1984: em partida válida pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o São Paulo, diante de 33.367 pagantes no Maracanã. Com campanha de três vitórias e dois empates na segunda fase, o Tricolor garantiu sua classificação à etapa seguinte da competição. Três dias depois, o craque paraguaio Romerito estrearia com a camisa tricolor (vide 28 de março). Com o novo reforço, o Fluminense arrancaria para conquistar o segundo Campeonato Brasileiro de sua história (vide 24 e 27 de maio).

1987: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Jair Bittencourt, em Itaperuna, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Porto Alegre, com gols do bom e velho Casal 20: Assis fez o primeiro, e Washington fechou o placar.

1990: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Vasco. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo atacante catarinense Edemílson, aos 37 minutos do segundo tempo.

2018: em decisão disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 0, e conquistou de maneira invicta a Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca). Os gols da vitória tricolor foram marcados por Pedro, Marcos Júnior e Jadson. A campanha tricolor na Taça Rio de 2018 teve 5 vitórias e 3 empates. O título do turno deu ao Fluminense o direito do empate na semifinal do Campeonato, em que enfrentará o Vasco, na quinta-feira 29.
Fluminense, campeão da Taça Rio de 2018.

****

Aniversariantes do dia:

Rubens da Silva Gomes Filho, o Rubinho (1925), meia-atacante que integrou o plantel do Fluminense entre 1947 e 1950, tendo marcado 24 gols em 55 jogos com a camisa tricolor. Versátil, atuava em várias posições da linha de ataque. Rubinho participou da conquista do Torneio Municipal de 1948 (vide 30 de junho).

Hércules Corrêa Torres, o Hércules (1940), zagueiro mineiro, natural de Palma, revelado pelo Fluminense. Em 1956, ingressou no time infanto-juvenil tricolor; em 1958, participou da Seleção Brasileira de amadores, vice-campeã sul-americana no Chile; em 1959, foi promovido ao time de aspirantes e conquistou a medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Chicago; no time profissional do Fluminense, disputou somente seis jogos, entre 1959 e 1960. Em 1961, transferiu-se para o Madureira.
Hércules Corrêa, com a camisa tricolor do Madureira.

PCFilho

2 comentários:

  1. Pela tradição que o Flu tem, não acredito que esse "título" do segundo turno do fraco campeonato carioca vai apagar a decepção da eliminação precoce da Copa do Brasil.
    Esse sim seria um grande título digno do Flu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O próprio Campeonato Carioca hoje em dia tem muito pouco valor. Vencer o segundo turno é legal e tal, mas não chega nem perto de satisfazer a vontade da torcida.

      A eliminação da Copa do Brasil foi vergonhosa e não será esquecida tão cedo.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.