sexta-feira, 9 de março de 2018

Efemérides tricolores - 9 de março


1930: em amistoso disputado em Teresópolis, o Fluminense derrotou o União de Teresópolis por 5 a 1, com gols de Preguinho (quatro) e Ivan Mariz, conquistando o Troféu Cidade de Theresópolis. Infelizmente, horas depois, o elenco tricolor viveu uma terrível tragédia, quando o trem que levava a equipe de volta ao Rio de Janeiro descarrilou numa curva da serra e caiu em uma ribanceira, deixando oito mortos e dezenas de feridos. Entre os mortos, estava o zagueiro gaúcho Jorge Tavares Py (de acordo com o relato de sobreviventes, Py faleceu como um herói, pois tentou acionar os freios do vagão, e por isso acabou arremessado para fora do trem, morrendo esmagado entre o barranco e o vagão, com a cabeça transpassada por uma viga de ferro). O treinador Luiz Augusto Vinhaes comandou os trabalhos de resgate das vítimas, tarefa em que os atletas tricolores colaboraram, mesmo feridos. Jorge Tavares Py foi o terceiro futebolista a falecer enquanto atleta do Fluminense, após Archibald French e Mano. No ano seguinte, o Fluminense e a Seleção Gaúcha se enfrentariam numa partida em homenagem ao falecido zagueiro, valendo a Taça Jorge Py (vide 13 de agosto).

1955: em amistoso disputado na Ilha do Retiro, no Recife, a Seleção Carioca derrotou a Seleção Pernambucana por 3 a 2, de virada, após estar perdendo por 2 a 0. Dois atletas tricolores jogaram pelo escrete do Distrito Federal: o zagueiro Pinheiro e o meia Didi, autor do gol da vitória.

1968: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com uma vitória suada: 1 a 0 sobre o São Cristóvão, no Estádio do Maracanã, graças ao gol salvador do ponta-esquerda Lula, cobrando pênalti sofrido por Amoroso, aos 43 minutos do segundo tempo.

1975: em seu segundo jogo no Campeonato Carioca, o Fluminense obteve sua segunda vitória: 2 a 1 sobre o America, no Maracanã, graças aos gols de Manfrini e Gil. Era o início da jornada da Máquina Tricolor, que conquistaria o Campeonato após triangular com Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1986: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Campo Grande, graças ao gol de Renê. Este foi o primeiro jogo oficial de competição do time profissional do Fluminense no Estádio de Laranjeiras, após mais de quinze anos (a última partida fora em 22 de julho de 1970).

1994: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Jair Bittencourt, em Itaperuna, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Itaperuna, graças aos gols de Luís HenriqueLuís Antônio.

1995: na sequência da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira (o gol tricolor foi de Lima). Com o terceiro tropeço seguido, a campanha tricolor passou a ser de seis vitórias, três empates e duas derrotas. Três dias depois, haveria o segundo Fla-Flu do ano, jogo em que o Fluminense conseguiria retomar o caminho das vitórias (vide 12 de março). Três meses depois, no quarto Fla-Flu da competição, o Fluminense sagrar-se-ia campeão (vide 25 de junho).

1997: em partida disputada no Estádio Raulino de Oliveira, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol do lateral-direito Paulo Roberto, de pênalti.

2002: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu. No primeiro tempo, Roger Flores abriu o placar para os tricolores, e Luiz Carlos empatou para os alvirrubros; na etapa final, Magno Alves marcou o gol da vitória do Fluminense.

2005: na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense venceu o Esportivo de Bento Gonçalves por 2 a 1, graças a dois gols do lateral-direito Gabriel (um de pênalti). O jogo aconteceu no Estádio Montanha dos Vinhedos, na cidade da Serra Gaúcha.

2006: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Operário de Várzea Grande. Os gols da vitória tricolor foram de Tuta, Cláudio Pitbull e Evando. Como também havia vencido no jogo de ida (vide 22 de fevereiro), o Tricolor classificou-se à etapa seguinte da competição.

2011: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense venceu o America por 3 a 1, graças aos gols de Darío Conca e Rafael Moura (dois), e à defesa de um pênalti pelo goleiro tricolor Ricardo Berna.

****

Aniversariantes do dia:

Alessandro Bressani, o Sandro (1910), meia-atacante paulista, com 49 gols marcados em 64 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1937 e 1939. Jogava em todas as posições da linha de frente, e formou um dos ataques mais avassaladores da história do futebol carioca, atuando ao lado de Sobral, Romeu Pellicciari, Tim e Hércules. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1937 e 1938, e do Torneio Municipal de 1938.
Sandro, campeão carioca em 1937 e 1938.

Efigênia Carmen de Oliveira, a Efi (não tenho a informação do ano), vitoriosa multiatleta do Fluminense, que competia nas modalidades de arco e flecha (sua maior especialidade), vôlei e remo, na década de 1950.
Efigênia Carmen de Oliveira, a arqueira tricolor Efi.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.