quarta-feira, 14 de março de 2018

Efemérides tricolores - 14 de março


1921: foi fundado, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, o Fluminense Atlético Clube (um dos clubes que originariam o atual Friburguense Atlético Clube). O nome, o escudo e o uniforme originais eram muito parecidos com os do Fluminense, numa homenagem ao Tricolor (posteriormente, as cores do clube homônimo da serra mudariam para azul e branco).

1943: em sua estreia no Torneio Relâmpago, na Gávea, o Fluminense conseguiu empatar em 4 a 4 com o America, numa reação após estar perdendo por 3 a 1 e 4 a 3. Carreiro, Maracaí (dois) e Vicentini marcaram os gols tricolores na partida.

1954: a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 1 a 0, diante de uma multidão de 128.798 presentes (113.461 pagantes) no Maracanã, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O gol da vitória brasileira foi de Baltazar. Dois atletas tricolores estavam em campo: o goleiro Veludo e o meia-atacante Didi. Treinada por Zezé Moreira, a Seleção jogou com: Veludo [Fluminense]; Djalma Santos [Portuguesa SP] e Gérson [Botafogo]; Nílton Santos [Botafogo], Brandãozinho [Portuguesa SP] e Bauer [São Paulo]; Julinho Botelho [Portuguesa SP], Humberto Tozzi [Palmeiras], Baltazar [Corinthians], Didi [Fluminense] e Rodrigues Tatu [Palmeiras].

1976: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense sofreu uma surpreendente derrota por 3 a 0 para o Bonsucesso, no Maracanã. Os gols da grande zebra foram de Wilson, Marquinhos e Tuca. Apesar do início com tropeço, a Máquina Tricolor se recuperaria, só perderia mais uma vez ao longo da competição, e terminaria conquistando o bicampeonato, numa memorável decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1984: em partida da segunda rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, disputada no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Goiás, gols de Assis, Leomir (de pênalti) e Washington (este um golaço, em chute de fora da área, no ângulo). Com campanha geral de seis vitórias, três empates e uma derrota, o Tricolor seguia na jornada rumo à conquista do segundo Brasileirão da sua história.

1993: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, perante 78.028 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada. Nélio abriu o placar para os rubro-negros, mas Wagner e Alexandre marcaram, ambos de cabeça, para dar a vitória aos tricolores. O gol decisivo, de peixinho, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo. Pelo triunfo no clássico, o Fluminense recebeu o Troféu JS 62 Anos, comemorativo do 62º aniversário do Jornal dos Sports. Com cinco vitórias e um empate, o Tricolor liderava a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

2007: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Frasqueirão, em Natal, o Fluminense venceu o América de Natal por 2 a 1, graças aos gols dos atacantes Soares e Alex Dias. A partida de volta do confronto ocorreria três semanas depois, no Maracanã (vide 4 de abril). O Tricolor terminaria campeão daquela competição, após final com o Figueirense (vide 6 de junho).

2012: na sequência da fase de grupos da Copa Libertadores, diante de 24.481 presentes (21.252 pagantes) no Engenhão, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Zamora, da Venezuela, graças ao gol do zagueiro Anderson, aos 12 minutos do segundo tempo. O Fluminense liderava a chave, com três vitórias em três jogos.

****

Aniversariante do dia:

Afrânio Antônio da Costa (1892), atleta e diretor do Fluminense na modalidade de Tiro Esportivo, primeiro medalhista olímpico brasileiro (prata na prova individual de pistola livre, nos Jogos de 1920, na Antuérpia). Na mesma edição dos Jogos, ganhou também a medalha de bronze na pistola livre por equipes. Em 1922, nos Jogos Olímpicos Latino-Americanos, organizados pelo Fluminense, conquistou a medalha de prata na competição de pistola livre individual e a de ouro na prova por equipes. Foi também campeão carioca e brasileiro repetidas vezes, sempre defendendo as cores do Fluminense.
Afrânio Antônio da Costa, glorioso atirador tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.