segunda-feira, 26 de março de 2018

Efemérides tricolores - 26 de março


1950: em amistoso disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Alianza Lima. Tite marcou o gol tricolor, em cobrança de falta.

1967: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, no Estádio do Pacaembu. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Mário Tilico (de bicicleta) e Gílson Nunes.

1975: em sua sexta partida no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso,  no Maracanã, gol de Manfrini. Com cinco vitórias e um empate, a Máquina Tricolor iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato.

1989: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, gols de Sílvio e Marquinho Carioca.

1995: o Fluminense estreou no octogonal final do Campeonato Carioca com um empate: 0 a 0 contra o America, no Maracanã. Os três rivais venceram e dispararam na frente: o Flamengo já somava 6 pontos (começara com 3 pontos extras), o Vasco e o Botafogo tinham 4 cada (começaram com 1 ponto extra), e o Fluminense só 1 (começara sem ponto extra). Ao longo dos três meses seguintes, o Tricolor ultrapassaria cada um dos rivais, e conquistaria o Campeonato no maior Fla-Flu de todos os tempos (vide 25 de junho).

2003: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Flamengo do Piauí, no Estádio Albertão, em Teresina. Os gols tricolores foram de Ademílson e Alex Oliveira. A partida de volta ocorreria uma semana depois, no Maracanã (vide 2 de abril).

2005: na semifinal da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), diante de 45.230 presentes (51.112 pagantes)* no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, e venceu a disputa de pênaltis por 8 a 7, classificando-se à decisão do turno. O gol tricolor na partida foi do lateral-direito Gabriel. Na disputa, o goleiro tricolor Kléber defendeu a cobrança de Jean. Na final do turno, o Fluminense venceria o Flamengo (vide 3 de abril); na decisão do Campeonato, derrotaria o Volta Redonda e conquistaria seu 30º título estadual (vide 17 de abril).
* o número de pagantes foi maior que o de presentes, devido à contabilidade de uma promoção de ingressos.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Mesquita por 4 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de Vinícius (contra), Júnior César, Cícero e Tartá.

2015: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Cabofriense, gols de Gérson, Édson e Fred.

2017: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense derrotou o Macaé por 3 a 0, gols de Richarlison, Júnior Sornoza e Wellington Silva.

****

Aniversariantes do dia:

Romeu Pellicciari (1911), meia-atacante paulista, natural de Jundiaí, um dos maiores craques da história do Fluminense, líder do time tricolor hegemônico no Rio de Janeiro entre 1936 e 1941. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941, o Torneio Municipal de 1938, o Torneio Início de 1940 e o Torneio Oscar Cox em 1941. Marcou 91 gols em 200 jogos com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1935 e 1942. Conquistou também os Campeonatos Brasileiros de 1933 e 1934 (com a Seleção Paulista) e 1935, 1938 e 1939 (com a Seleção Carioca). Disputou a Copa do Mundo de 1938 com a Seleção Brasileira, que terminou na 3ª posição: em 4 jogos no Mundial, marcou 3 gols.
Romeu Pellicciari com seu marcante gorro.

Maria Lúcia Confalonieri (1933), jogadora de basquete carioca, diversas vezes campeã defendendo as cores do Fluminense, na década de 1950. Totalmente apaixonada pelo clube, dizia que seu grande sonho era ser agraciada com o título de atleta benemérita tricolor.
Maria Lúcia, jogadora de basquete tricolor
(foto: Revista do Esporte).

Bruno Segadas Vianna Carvalho, o Bruno Carvalho (1974), lateral-direito que jogou no Fluminense na temporada de 1998, tendo disputado seis jogos com a camisa tricolor. É um dos poucos atletas a ter atuado pelos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro.
Bruno Carvalho.

Sebastião Lúcio Romano Júnior, o Júnior (1974), zagueiro com 4 atuações pelo Fluminense, no segundo semestre de 1998. Atuou também no Bangu e no Madureira.

Odvan Gomes Silva, o Odvan (1974), zagueiro que jogou no Fluminense na temporada de 2004, somando 41 partidas disputadas e 1 gol marcado com a camisa tricolor.
Odvan, o "zagueiro-zagueiro".

Lucas Rios Marques, o Lucas (1988), lateral-direito com 3 gols marcados em 56 jogos pelo Fluminense, na temporada de 2017, ano em que participou da conquista da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca).
Lucas, lateral-direito.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.