segunda-feira, 12 de março de 2018

Efemérides tricolores - 12 de março


1942: em partida válida pelo Torneio Quinela de Ouro, Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, diante de 6.402 pagantes no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Este foi o primeiro Fla-Flu disputado fora do Rio de Janeiro na história.

1947: no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1946, a Seleção Carioca derrotou a Seleção Paulista por 3 a 2, em São Januário. Com três tricolores, o escrete do Distrito Federal jogou assim: Luís Borracha [Flamengo]; Augusto [Vasco] e Haroldo [Fluminense]; Eli [Vasco], Danilo Alvim [Vasco] e Jorge [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Maneco [America], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Fluminense] e Chico [Vasco]. Os gols cariocas foram de Ademir Menezes e Maneco (dois). Com uma vitória para cada lado, cariocas e paulistas voltariam a São Januário quatro dias depois, para decidir a competição (vide 16 de março).

1950: em amistoso internacional, disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Mariscal Sucre. Os gols tricolores foram de Santo Cristo, Orlando Pingo de Ouro, Silas (três) e Waldir. Pela vitória sobre o clube peruano, o Fluminense recebeu a Taça General Manuel Arturo Odría. No mesmo dia, em São Januário, a Seleção Carioca (sem atletas tricolores) venceu a Seleção Mineira por 3 a 0, e classificou-se à decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.

1952: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, graças ao gol do meia-atacante peruano Villalobos.

1972: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o America por 4 a 0, gols de Ivair e Lula (três).

1975: em amistoso disputado no Estádio José Fragelli, em Cuiabá, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Seleção de Cuiabá, com dois gols de Gil. Pela vitória, o Tricolor recebeu o Troféu Governador Fragelli.

1995: na sequência da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 1, graças aos gols de Renato Gaúcho, Jorge Luís (contra) e Leandro Silva, diante de 49.975 pagantes no Maracanã. A campanha tricolor na competição passou a ser de sete vitórias, três empates e duas derrotas. Em dois Fla-Flus no ano, o Fluminense tinha uma vitória e um empate. Três meses depois, no quarto Fla-Flu do Campeonato, o Fluminense conquistaria o título (vide 25 de junho).

2003: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Fluminense de Feira de Santana, seu homônimo baiano. Os gols da vitória tricolor foram de Jadílson (dois, um de pênalti), Zada e Marcelo Macedo. Como houvera empate em 1 a 1 na partida de ida, o Fluminense classificou-se assim à segunda etapa da competição.

2006: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Os gols tricolores foram de Marcão (um golaço de bicicleta) e Tuta.

2015: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bonsucesso, gols de Gérson, Kenedy e Édson.

2017: no Estádio Eucy Rezende de Mendonça, em Saquarema, o Fluminense venceu o Boavista por 2 a 0, gols de Richarlison e Renato, em jogo válido pelo Campeonato Carioca.

****

Aniversariantes do dia:

Píndaro Possidente Marconi, o Píndaro (1925), zagueiro natural de Santo Antônio de Pádua, capitão do Fluminense na conquista da Copa Rio, o Mundial de Clubes de 1952. Disputou 256 partidas com a camisa tricolor, entre 1948 e 1955. Conquistou também o Campeonato Carioca de 1951, o Torneio José de Paula Júnior em 1952, e a Copa das Municipalidades em 1953. Fez parte da histórica "santíssima trindade tricolor", o mais famoso trio defensivo do futebol brasileiro: "Castilho, Píndaro e Pinheiro". No início da década de 1970, voltou ao Fluminense, para trabalhar como diretor das divisões de base.
Píndaro.

Antônio Benedito Françoso (1941), atleta do time juvenil do Fluminense, integrante da Seleção Brasileira vice-campeã nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959.

Luiz Carlos Pereira, o Luizinho (1950), dedicado funcionário do Fluminense, responsável desde 2000 pelo acervo histórico do clube (Flu Memória). Trabalha no Fluminense desde 1972, quando chegou para trabalhar na portaria da sede.
Luizinho.

Flávio Pinto de Souza, o Flávio (1980), lateral-direito natural de Niterói, com 10 gols marcados em 189 jogos pelo Fluminense, entre 1997 e 2003. Participou das conquistas da Copa Rio de Janeiro de 1998, da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999 e do Campeonato Carioca de 2002.

Renato de Cássio Negrão, o Renatinho (1981), meio-campista mineiro, natural de Poços de Caldas, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2003, tendo atuado em sete partidas com a camisa tricolor.

Ighort Roberto Tabosa da Conceição, o Ighort (1994), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 2012 e 2014.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.