quarta-feira, 21 de março de 2018

Efemérides tricolores - 21 de março


1943: em jogo válido pelo Torneio Relâmpago, em General Severiano, o Fluminense empatou em 4 a 4 com o Vasco, em grande atuação do centroavante Maracaí, que marcou três gols (Carreiro anotou o outro tento tricolor). Três dias depois, em São Januário, Maracaí faria outro hat-trick, na goleada de 5 a 1 sobre o Flamengo (vide 24 de março).

1954: a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 4 a 1, diante de uma multidão de 195.513 presentes (174.599 pagantes) no Maracanã, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Com dois atletas tricolores, a Seleção foi assim escalada por Zezé Moreira: Veludo [Fluminense]; Djalma Santos [Portuguesa SP], Gérson [Botafogo] e Nilton Santos [Botafogo]; Bauer [São Paulo] e Brandãozinho [Portuguesa SP]; Julinho Botelho [Portuguesa SP], Didi [Fluminense], Baltazar [Corinthians], Humberto Tozzi [Palmeiras] (Pinga [Vasco]) e Maurinho [São Paulo]. Os gols da vitória foram anotados por Julinho Botelho (dois), Baltazar e Maurinho.

1973: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Campo Grande, no Maracanã. Os gols tricolores foram assinalados por Oliveira, Clóvis (contra), Adílson e Dionísio. Com duas vitórias e um empate, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do título, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1975: em sua quinta partida no Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Olaria por 5 a 0, no Maracanã, gols de Rivellino (dois), Kléber, Zé Maria e Gil. Com quatro vitórias e um empate, a Máquina Tricolor iniciava a campanha que terminaria com a conquista do Campeonato, em triangular com Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1976: o Fluminense se recuperou da derrota na estreia do Campeonato Carioca, com uma vitória em seu segundo jogo na competição: 1 a 0 sobre o Campo Grande, no Maracanã, gol de Rivellino, em cobrança de falta. A Máquina Tricolor terminaria conquistando o bicampeonato, numa memorável decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1984: em jogo válido pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 3 a 1, graças aos gols de Leomir (de pênalti), Washington e Assis. Com três vitórias e um empate na segunda fase, o Tricolor encaminhava sua classificação à etapa seguinte, seguindo na jornada rumo à conquista do segundo Brasileirão da sua história (vide 27 de maio).

1985: em partida disputada no Estádio do Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Internacional de Porto Alegre por 1 a 0, gol de Deley, aos 14 minutos do segundo tempo.

1993: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, perante 45.290 pagantes no Maracanã. William abriu o placar para os vascaínos, e Macalé empatou para os tricolores, ainda no primeiro tempo. Com cinco vitórias e dois empates, o Fluminense liderava o turno - terminaria conquistando a Taça Guanabara, em final contra o Volta Redonda (vide 10 de abril).

2001: na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Cachoeiro, no Maracanã, graças a dois gols do centroavante Agnaldo. Como também havia vencido o jogo de ida (vide 15 de março), o Tricolor garantiu vaga na etapa seguinte da competição, em que enfrentaria o Juventude de Primavera do Leste (vide 18 de abril).

2009: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 1, no Engenhão. Maurício, Fred e Luiz Alberto marcaram os gols da vitória tricolor.

2010: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Resende, com dois gols do centroavante André Lima.

****

Aniversariantes do dia:

Alfredo de Moraes, o Alfredo (1916), goleiro que integrou o plantel do Fluminense entre 1941 e 1946. Disputou seis partidas na campanha vitoriosa do Campeonato Carioca de 1946.

Jair Rosa Pinto (1921), treinador com duas passagens no comando técnico do time principal do Fluminense: uma em 1975, outra em 1976 (quando dirigiu a Máquina Tricolor em algumas partidas da campanha vitoriosa no Campeonato Carioca).
Jair Rosa Pinto (foto: revista Placar).

Procópio Cardoso Neto, o Procópio (1939), zagueiro mineiro, natural de Salinas, que jogou no Fluminense entre 1963 e 1965. Marcou 2 gols em 110 jogos com a camisa tricolor, e participou da conquista do Campeonato Carioca de 1964. Em 1989, retornou ao Fluminense para assumir o comando técnico do time profissional, e conquistou o Torneio de Kiev.
Procópio.

Ronaldo Alfredo (1968), meia-atacante catarinense natural de Itajaí, revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1989. Atuou em quatro partidas pelo time profissional tricolor, entre 1989 e 1990.
Ronaldo Alfredo no juvenil do Flu.

Paulo de Paiva Figueiredo, o Paulo Paiva (1970), zagueiro com dez atuações pelo Fluminense, todas durante a campanha da conquista do Campeonato Carioca de 1995. Marcou um gol com a camisa tricolor, em partida contra o Entrerriense (vide 22 de abril).

Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho Gaúcho (1980), craque natural de Porto Alegre, com uma curta passagem pelo Fluminense, entre 2015 e 2016, totalizando 11 partidas com a camisa tricolor (as últimas de sua brilhante carreira). Considerado um dos mais habilidosos futebolistas da história, Ronaldinho foi campeão da Copa do Mundo de 2002, com a Seleção Brasileira. Ronaldinho é irmão de Roberto de Assis Moreira, que jogara no Fluminense em 1996.
Ronaldinho Gaúcho.

Osmar Ferreira Júnior, o Osmar (1987), atacante natural de São Gonçalo, com seis atuações pelo time profissional do Fluminense, todas no segundo semestre de 2006.

PCFilho

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ele tem uma história curiosa. Depois de encerrar a carreira de futebolista, tornou-se pastor e, acreditando que o esporte era "uma atividade pecaminosa", desfez-se de todas as recordações que tinha da época de jogador. Posteriormente, arrependeu-se disso.

      Pelos números, ele foi um bom centroavante. E convenhamos, meter três gols no Vasco e três gols no Flamengo na mesma semana... coisa de craque! Hehehehe!

      Excluir
  2. Uh Maracaí é mau! Pega o Urubú, Pega o Bacalhau! kkkk

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.