terça-feira, 20 de março de 2018

Efemérides tricolores - 20 de março


1960: o Fluminense goleou o São Paulo por 7 a 2, em partida disputada no Estádio do Maracanã, válida pelo Torneio Rio-São Paulo, com um show do centroavante Waldo (que marcou três gols, atuando apenas no primeiro tempo). Com apenas 25 minutos de jogo, o placar já estava em 4 a 0, dois gols de Waldo, um de Pinheiro (cobrando pênalti) e um de Maurinho. O São Paulo ainda esboçou uma reação, descontando com Roberto, mas Waldo, mesmo já tendo torcido o joelho, estava imparável, e ampliou logo em seguida para 5 a 1. No intervalo, com a partida resolvida, o artilheiro saiu do jogo, para tratar de sua lesão. Na etapa complementar, os visitantes descontaram com Roberto, de pênalti, mas o Tricolor ainda anotou mais dois gols, com Wilson Bauru e Escurinho. Com três vitórias em três jogos, o Fluminense liderava o Torneio Rio-São Paulo, competição em que terminaria sendo campeão.
Em 20 de março de 1960, Fluminense 7, São Paulo 2, no Maracanã.

1997: no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Ceará, e acabou eliminado da competição, por ter perdido a partida de ida por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza.

2002: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Brinco de Ouro, em Campinas, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Guarani, gols de Fernando Diniz e Magno Alves. O goleiro tricolor Murilo defendeu um pênalti cobrado por Martinez.

2005: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca (Taça Rio), o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Friburguense, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Os gols tricolores foram de Alex Fidelinho (dois), Marcão, Igor e Leandro. O Fluminense conquistaria tanto o segundo turno (vide 3 de abril) quanto o próprio Campeonato Carioca (vide 17 de abril).

2016: em partida válida pelo Campeonato Carioca, Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, diante de 30.188 presentes no Estádio do Pacaembu (só mesmo um Fla-Flu para encher estádio até mesmo em São Paulo!). O Fluminense poderia ter vencido o jogo, se o árbitro tivesse marcado um pênalti claro do zagueiro rubro-negro Juan no centroavante tricolor Fred.
Mais uma da série "os árbitros erram para todos os lados, só que não...".

****

Aniversariantes do dia:

Roberto Grieco, o Robertinho (1921), goleiro paulista, titular do Fluminense na conquista do Campeonato Carioca de 1946 (vide 22 de dezembro). Defendeu a meta tricolor em 95 partidas, entre as temporadas de 1945 e 1947.
Robertinho.

Marciel Rodger Back, o Marciel (1982), volante catarinense, com 105 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 2002 e 2004. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.
Marciel.

Rodrigo Oliveira de Bittencourt, o Diguinho (1983), meio-campista gaúcho, natural de Canoas, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 2009 e 2014. Participou da Arrancada Histórica e do vice-campeonato da Copa Sul-Americana em 2009, e das conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012 e do Campeonato Carioca de 2012. Marcou 2 gols em 223 jogos com a camisa tricolor.
Diguinho, comemorando seu gol na final da Copa Sul-Americana de 2009.

Marcelo Amarildo de Jesus, o Amarildo (1985), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, que integrou o elenco profissional tricolor em 2004.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.