terça-feira, 13 de março de 2018

Efemérides tricolores - 13 de março


1955: na partida de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1954, no Independência, em Belo Horizonte, a Seleção Carioca derrotou a Seleção Mineira por 4 a 0, gols de Ademir Menezes (dois), Nívio e Leônidas da Selva. Com dois atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Osni [America]; Pinheiro [Fluminense] e Nilton Santos [Botafogo]; Mirim [Vasco], Osvaldinho [America] e Dequinha [Flamengo]; Garrincha [Botafogo], Ademir Menezes [Vasco], Leônidas da Selva [America], Didi [Fluminense] e Nívio [Bangu]. A partida de volta ocorreria dez dias depois, no Maracanã (vide 23 de março).

1960: em sua segunda partida no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense obteve sua segunda vitória: 2 a 1 sobre o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com dois gols do centroavante Waldo. Estava começando a campanha que culminaria na conquista do título de campeão da competição, pela segunda vez, repetindo 1957.

1965: em seu segundo jogo no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense derrotou o Corinthians por 2 a 1, no Estádio do Maracanã, graças aos gols de Ubiraci e Amoroso (este aos 43 minutos do segundo tempo). O gol dos visitantes foi de Flávio, centroavante que seria contratado pelo Fluminense quatro anos depois.

1971: em sua segunda partida no Campeonato Carioca, o Fluminense obteve seu segundo empate: 0 a 0 com o America, no Maracanã. Apesar do início em marcha lenta, aquela campanha terminaria com a conquista do título, em decisão contra o Botafogo (vide 27 de junho).

1974: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Itabaiana. Manfrini abriu o placar para o Tricolor, Gaúcho empatou para o time sergipano, e Luís Alberto marcou, de voleio, o gol da vitória do Fluminense.

1982: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Anapolina por 6 a 1, graças aos gols de Gilcimar, Robertinho (dois) e Edinho (três, um de pênalti). Mateus marcou o gol de honra do clube goiano.

1994: em clássico válido pelo Campeonato Carioca, diante de 55.618 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 2, de virada, com um show de bola do centroavante Ézio. Na etapa inicial, o Flamengo abriu o placar com Charles Baiano, cobrando pênalti; porém, no segundo tempo, o Fluminense foi avassalador, com Luís Antônio empatando e o Super-Ézio marcando três gols (o terceiro, de pênalti); no fim, Charles Baiano descontou para os rubro-negros. Ao fim do jogo, Ézio recebeu a merecida ovação da torcida tricolor: entrara de vez para a história e a lenda do Fla-Flu.

1996: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Itaperuna, no Estádio de Laranjeiras, gol de Rogério Pinheiro.

1999: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 1, graças aos gols de Nonato e Roni.

2002: na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Paysandu de Belém por 2 a 0, gols de Fernando Diniz e Roger Flores. Como havia vencido também o jogo de ida (vide 27 de fevereiro), o Tricolor garantiu assim sua classificação à terceira etapa da competição.

2004: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 1 a 0, gol do centroavante Marcelo Macedo.

2005: em jogo válido pela Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), diante de 49.316 presentes (48.639 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Botafogo, gols de Fabiano Eller, Gabriel, Juninho e Alex Fidelinho. O Tricolor conquistaria tanto o segundo turno quanto o próprio Campeonato Carioca.

****

Aniversariantes do dia:

Rodrigo José da Costa Faria, o Rodrigo (1934), centroavante mineiro, natural de Araguari, com 25 gols marcados em 50 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1962 e 1963.
Rodrigo, centroavante tricolor.

Marcio José Ferreira, o Márcio (1939), goleiro que integrou o plantel do Fluminense entre 1957 e 1969. Atuou ao todo em 134 partidas com a camisa tricolor. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1964 e do Torneio Pará-Guanabara em 1966.
Márcio, goleiro tricolor.

Wilson Gomes, o Samarone (1946), meia-atacante paulista, natural de Santos, com 51 gols marcados em 211 jogos pelo Fluminense, entre 1965 e 1971. Participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1970, dos Campeonatos Cariocas de 1969 e 1971, das Taças Guanabara de 1966 e 1969, e do Torneio Pará-Guanabara em 1966. Conhecido como o "o diabo loiro", formou com Flávio uma das duplas de ataque mais letais da história tricolor. Após pendurar as chuteiras, Samarone tornou-se engenheiro.
Galhardo e Samarone, craques tricolores.

Álvaro Aparecido Pedro, o Suingue (1946), meia-atacante paulista, natural de Rancharia, com 9 gols marcados em 62 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1967 e 1969, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.
Suingue, com a camisa da Seleção.

Duílio Dias Júnior, o Duílio (1957), zagueiro paranaense, natural de Curitiba, capitão do Fluminense nas conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1983 e 1984, do Campeonato Brasileiro de 1984, e do Torneio de Seul em 1984. Em 146 partidas com a camisa tricolor, Duílio marcou 8 gols. Voltou ao Fluminense como treinador, e comandou o time de jovens que conquistou a Copa Rio de Janeiro de 1998. Permaneceu no clube até 2002, na função de auxiliar-técnico, cargo que exerceu ajudando Carlos Alberto Parreira na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.
Duílio, zagueiro do Fluminense.

Marcos André Batista Santos, o Vampeta (1974), volante baiano, natural de Nazaré, com 4 gols marcados em 59 partidas pelo Fluminense, entre 1995 e 1996. Participou do time semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1995. Em 2002, Vampeta seria um dos integrantes da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo.
Vampeta.

Filipe José Machado, o Filipe Machado (1984), zagueiro gaúcho, natural de Gravataí, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2004, tendo atuado em duas partidas com a camisa tricolor. Filipe Machado foi uma das vítimas fatais do acidente com o voo da Chapecoense, em novembro de 2016.
Filipe Machado.

PCFilho

2 comentários:

  1. 1- Esse quatro a zero contra o Botafogo era para ter sido de 10 a 0; saiu muito barato para eles.
    2- Outro dia com duas vitórias sobre o Corinthians. Interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, os 4 a 0 sobre o Botafogo em 2005 foram um autêntico massacre. Um dos maiores domínios que já vi em um clássico.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.