sexta-feira, 2 de março de 2018

Efemérides tricolores - 2 de março


1952: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, diante de 31.990 presentes (25.444 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Palmeiras. Os gols tricolores foram marcados por Simões e Orlando Pingo de Ouro (de pênalti). Este foi o duelo entre os vencedores da Copa Rio, o Mundial de Clubes da época: o Palmeiras fora o campeão em 1951, e o Fluminense seria o campeão em 1952.

1958: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, perante 28.934 presentes (25.580 pagantes) no Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Telê e Jair Francisco.

1963: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 1 a 0, gol de Ubiraci.

1978: em amistoso disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Internacional. Os gols tricolores foram de Gildásio e Kléber (dois). A partida foi uma tentativa de revanche do clube gaúcho, pela derrota sofrida duas semanas antes, em Goiânia (vide 19 de fevereiro).

1985: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 0, com dois gols ainda no primeiro tempo: Getúlio (aos 7 minutos, de falta) e Romerito (aos 20).

1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, graças a um gol do meio-campista Leomir.

1995: na sequência da primeira fase do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Com seis vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título estadual, na rodada derradeira do octogonal final (vide 25 de junho).

2005: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Campinense, gols de Tuta (dois) e Felipe. Como havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor obteve a classificação no critério do saldo de gols. Na fase seguinte, o Fluminense enfrentaria o Esportivo de Bento Gonçalves (vide 9 de março).

2011: em sua terceira partida na Copa Libertadores, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o América do México, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Com dois empates e uma derrota, o campeão brasileiro iniciara mal na competição continental - ainda assim, obteria a classificação para as oitavas-de-final, nas três rodadas finais (vide 23 de março e 6 e 20 de abril).

2016: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Friburguense, graças aos gols de Cícero e Magno Alves (que nesta partida se tornou o atleta mais velho a atuar no time principal tricolor, superando o goleiro Félix).

****

Aniversariantes do dia:

Arnaldo Guinle (1884), o maior presidente da história do Fluminense, com duas passagens no cargo máximo do clube (entre 1916 e 1931 e entre 1943 e 1946). Em sua gestão, foram construídos o Estádio de Laranjeiras, a sede social e a infra-estrutura de esportes olímpicos; no futebol, foram conquistados os Campeonatos Cariocas de 1917, 1918, 1919 e 1924, e os Torneios Início de 1924, 1925 e 1927. Em 1920, como reconhecimento de seus esforços em prol do Fluminense, Arnaldo Guinle recebeu o título de Patrono do clube (vide 17 de julho).
Arnaldo Guinle.

Aluísio Chaves Ribeiro Moraes, o Aluísio (1957), centroavante natural de Barra do Piraí, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1976. Só entrou em campo uma vez com a camisa tricolor - substituindo Gildásio no tumultuado empate em 1 a 1 com o Flamengo, pelo Campeonato Carioca daquele ano (vide 18 de julho).

Sérgio Manoel Júnior, o Sérgio Manoel (1972), meio-campista paulista, natural de Santos, com 44 atuações pelo Fluminense, entre 1992 e 1993. Participou da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil de 1992. Marcou um gol com a camisa tricolor, em partida contra o Botafogo - curiosamente, o clube no qual ele se tornaria ídolo, nos anos seguintes.

Alessandro Nunes Nascimento, o Alessandro (1982), atacante com 8 gols marcados em 39 jogos pelo Fluminense, ao longo da temporada de 2004.
Alessandro, com a camisa laranja do Flu.

PCFilho

2 comentários:

  1. Ontem não vi uma única homenagem a Arnaldo Guinle, com exceção daqui do Jornalheiros.

    Nem o Fluminense e a CBF fizeram publicações sobre o aniversário dele. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, vale o puxão de orelha: pelo que pude verificar, não há
      houve menção do Fluminense FC nas redes sociais ao aniversário do homem que mudou o clube (e o futebol brasileiro) de patamar.

      Arnaldo Guinle foi provavelmente o homem mais importante da história do futebol brasileiro. É triste ver seu nome ser esquecido não só pelo Fluminense, mas também pela CBF. O troféu do Brasileirão deveria se chamar Taça Arnaldo Guinle...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.