sexta-feira, 16 de março de 2018

Efemérides tricolores - 16 de março


1947: no terceiro e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1946, em São Januário, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 4 a 1, e conquistou o título nacional. Com três atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Luís Borracha [Flamengo]; Augusto [Vasco] e Haroldo [Fluminense]; Eli [Vasco], Danilo Alvim [Vasco] e Jorge [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Maneco [America], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Fluminense] e Chico [Vasco]. Chico abriu o placar para os cariocas, Servílio empatou para os paulistas, e então Maneco marcou três gols, para garantir a vitória e a conquista. Haroldo, Pedro Amorim e Ademir Menezes, que já haviam sido campeões cariocas pelo Fluminense (vide 22 de dezembro), agora também eram campeões brasileiros pela Seleção do Distrito Federal.

1950: sem atletas do Fluminense, que excursionava pela América do Sul, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 4 a 0, gols de Zizinho (dois) e Ipojucan (dois), no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário. Os ex-tricolores Bigode (recém-contratado pelo Flamengo) e Ademir Menezes (do Vasco) atuaram na partida. O escrete do Distrito Federal confirmaria o título nos jogos seguintes (vide 19 e 22 de março).

1961: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0, graças a dois gols do atacante Jaburu. O Jornal dos Sports não resistiu e publicou a manchete com rima: "Goals de Jaburu deram a vitória ao Flu". O resultado manteve as chances tricolores de classificação ao turno final da competição.

1986: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Mesquita, gols de Romerito (de falta) e Washington (de cabeça), ambos no segundo tempo.

1994: em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Branco (de pênalti) e Luís Henrique.

****

Aniversariantes do dia:

Osvaldo Manoel Martins, o Osvaldo (1936), atacante catarinense, que disputou cinco partidas e marcou um gol pelo Fluminense, na temporada de 1962.

Paulo Roberto Gomes de Almeida, o Paulo Roberto (1970), zagueiro com um gol marcado em 30 jogos com a camisa do Fluminense, entre 1990 e 1991.

Édson Silva Martins, o Edinho (1974), meia-atacante com um gol marcado em 18 jogos pelo Fluminense, entre 1993 e 1995, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.

Rogério Rodrigues de Oliveira, o Rogério (1974), volante com 2 gols marcados em 17 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1999, ano em que participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

Ailton Ferreira Silva, o Ailton (1995), lateral-esquerdo baiano, natural de Lauro de Freitas, com cinco atuações no time profissional do Fluminense, entre 2013 e 2014.
Ailton.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.