quinta-feira, 8 de março de 2018

Efemérides tricolores - 8 de março


1931: em jogo amistoso disputado no Estádio do Petropolitano, em Petrópolis, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Serrano, graças aos gols de Eduardo Long e Alfredinho.

1942: em amistoso disputado no Estádio Aniceto Moscoso, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Madureira, após estar perdendo por 3 a 1. Os anfitriões abriram o placar com Isaías, aos quatro minutos; Juan Carlos empatou para o Fluminense aos 33; o Madureira voltou à frente com Jair Rosa Pinto aos 42 e ampliou com Murilinho aos 13 do segundo tempo; enfim, o Fluminense obteve a virada nos minutos finais: Machado descontou aos 33, de pênalti; Adilson empatou aos 39; e Helmar marcou o gol da vitória aos 44, completando centro de Adilson - quatro a três, uma virada sensacional!

1969: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 1 a 0, no Estádio de Laranjeiras. O gol da vitória tricolor foi anotado pelo ponta-esquerda Lula. Começava ali a memorável campanha que terminaria na conquista do décimo-nono título do Fluminense no Rio de Janeiro, no Fla-Flu de 15 de junho.

1987: na segunda rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, no Estádio Luso-Brasileiro. O gol foi do craque paraguaio Romerito, aos 48 minutos do segundo tempo, de cabeça.

1992: na sequência do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Bahia por 2 a 1, no Estádio de Laranjeiras, graças a dois gols do centroavante Ézio (os visitantes descontaram com Naldinho).

1993: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do São Cristóvão, gol de Ézio, de cabeça.

2008: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 2, graças aos gols de Thiago Neves, Gabriel, Washington "Coração Valente", Thiago Silva e Darío Conca.

2009: em jogo disputado no Engenhão, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Mesquita, com um gol do atacante Éverton Santos, aos 45 minutos do segundo tempo.

2015: em clássico válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 1, graças aos gols de Kenedy, Gérson e Fred.

****

Aniversariantes do dia:

Afonso Guimarães da Silva, o Afonsinho "Delegado" (1914), médio-esquerdo que integrou o plantel do Fluminense entre 1941 e 1946. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1941 e 1946, e o Torneio Oscar Cox de 1941. Totalizou 157 partidas com a camisa tricolor, e marcou um gol (contra o Bangu, em 1945 - vide 13 de maio).
Afonsinho, no Estádio de Laranjeiras, em 1941.

José Raimundo de Oliveira Gomes, o Zezé Gomes (1960), meio-campista mineiro, natural de Belo Horizonte, com 23 gols em 82 partidas pelo Fluminense, entre 1979 e 1985. Participou da campanha do título do Campeonato Carioca de 1984.
Zezé Gomes.

Murilo Gonçalves Costa, o Murilo (1972), lateral-direito que disputou duas partidas no time principal do Fluminense, na temporada de 1992.

Cláudio Alexandre de Oliveira, o Claudinho (1976), meio-campista paranaense, que integrou o elenco do Fluminense em 1998, tendo atuado em 7 partidas.

Arthur Fabiano Schiavo, o Arthur (1977), centroavante com 7 gols marcados em 27 jogos pelo Fluminense, entre 1995 e 1999. Participou da conquista da Copa Rio de Janeiro de 1998.

Pablo Dyego da Silva Rosa, o Pablo Dyego (1994), meia-atacante revelado pelo Fluminense, integrante do atual elenco profissional tricolor. Realizou uma partida em 2015, e quatro até agora em 2018.
Pablo Dyego.

PCFilho

Um comentário:

  1. O post de hoje é uma homenagem ao padre Luiz Pecci, tricolor de coração, que nos deixou hoje, e agora passará a seguir o Fluminense lá do céu. Descanse em paz.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.