A placa do gol de placa. |
1981: em amistoso disputado diante de 23.818 pagantes no Maracanã, as Seleções Carioca e Paulista empataram em 3 a 3. Os tricolores Edevaldo, Edinho, Mário Marques e Gilberto participaram da partida pela Seleção Carioca. O primeiro gol carioca foi de Mário Marques, aos 46 do primeiro tempo.
1988: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Cabofriense, gols de Jorginho (três, um de falta) e Paulinho Andreolli.
1997: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Olaria por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram de Luís Henrique (dois) e Marcelo Rocha.
2005: em jogo da terceira rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), no Estádio Luso-Brasileiro, o Fluminense derrotou a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 0, gols de Gabriel, Rodrigo Tiuí e Felipe (de pênalti). O Tricolor conquistaria tanto o segundo turno quanto o próprio Campeonato Carioca.
2008: em uma exibição espetacular, diante de 35.436 presentes (32.614 pagantes) no Maracanã, pela segunda rodada da Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Arsenal de Sarandí, então campeão da Copa Sul-Americana, por 6 a 0, graças aos gols de Thiago Neves (de falta), Dodô (dois, sendo o segundo um golaço antológico), Gabriel, Washington "Coração Valente" e Cícero. Foi a primeira vitória da histórica campanha tricolor, que terminaria com o injusto vice-campeonato da competição continental.
2009: na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Nacional de Patos, da Paraíba, gols de Thiago Neves (de pênalti), Éverton Santos e Tartá, classificando-se assim à etapa seguinte da competição, com duas vitórias.
2011: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Resende, em São Januário. Os gols da vitória tricolor foram de Araújo e Leandro Euzébio.
2014: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 1, graças aos gols de Walter, Darío Conca, Bruno, Wagner e Marcos Júnior.
2017: na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Flamengo. Os gols tricolores foram de Wellington Silva, Henrique Dourado (de pênalti) e Lucas. Na disputa de pênaltis, o Fluminense venceu por 4 a 2, levando a Taça Guanabara para a rua Álvaro Chaves.
Dario, com a camisa da Seleção. |
Gabriel Santos. |
O Gol de Placa do Pelé é assim considerado, em parte, por ter sido contra um grande time, Fluminense, que tinha um ótimo sistema defensivo.
ResponderExcluirSem dúvidas, o adversário conta muito para a valorização do gol.
ExcluirSobre o aniversariante Jurandir Dario Gouveia Damasceno, o Dario (1944): há divergência das fontes sobre a data de nascimento. Algumas apontam 5 de março, outras apontam 5 de abril.
ResponderExcluirEscolhi 5 de março porque é a data que aparece neste vídeo de uma entrevista recente dele, me parecendo assim a informação mais confiável: https://www.youtube.com/watch?v=3fSyo_crIo8
Excluir