quinta-feira, 29 de março de 2018

Efemérides tricolores - 29 de março


1914: em amistoso disputado na Praça da República, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do São Cristóvão, gols de Oswaldo Gomes (dois) e João Baptista. Este jogo foi o primeiro do goleiro Marcos Carneiro de Mendonça com a camisa do Fluminense - ele faria história defendendo a meta do Fluminense, tornando-se o melhor goleiro do Brasil nos anos seguintes.

1931: o Fluminense foi o vice-campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado no Estádio de Laranjeiras. Na sequência, o Fluminense eliminou Bangu (0 a 0, com 2 a 0 nos escanteios), São Cristóvão (1 a 0, gol de Preguinho) e Botafogo (0 a 0, com 1 a 0 nos escanteios), e perdeu a decisão para o Vasco (1 a 0, gol de Fausto, de pênalti).

1949: em jogo amistoso, disputado no Estádio Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense derrotou o Coritiba por 8 a 3, em grande atuação do ponta Rodrigues Tatu, autor de quatro gols. Emílio Ibrahim, Cento-e-Nove, Silas e Índio marcaram os outros tentos tricolores. Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Coritiba na história.

1956: em partida amistosa, disputada perante 11.435 pagantes na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória, então detentor do título de campeão baiano. Os gols do jogo foram de Quincas e Waldo para o Fluminense, e de Alencar para o Vitória.

1969: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bonsucesso. O gol tricolor foi de Samarone. Com duas vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título, no épico Fla-Flu de 15 de junho.

1993: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, no Maracanã. O gol tricolor foi do centroavante Ézio. Com cinco vitórias e três empates, o Fluminense liderava o turno - terminaria conquistando a Taça Guanabara, em final contra o Volta Redonda (vide 10 de abril).

1998: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Madureira, com dois gols do atacante Roni.

2007: em clássico disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada, graças a dois gols do meio-campista Cícero (o segundo aos 48 minutos do segundo tempo).

2012: na sequência da fase de grupos da Copa Libertadores, no Estádio Agustín Tovar "La Carolina", em Barinas, na Venezuela, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Zamora, graças ao gol do atacante Rafael Sobis, aos 34 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta que sofreu leve desvio na barreira. Com quatro vitórias em quatro jogos, o Fluminense liderava sua chave na competição sul-americana, e garantiu matematicamente sua classificação às oitavas-de-final.

2015: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Moacyrzão, em Macaé, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Barra Mansa. Os gols tricolores foram de Fred (dois), Kenedy e Gérson.

2018: na semifinal do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Vasco, e acabou eliminado da competição. Os gols tricolores foram de Pedro e Júnior Sornoza (de falta). Como acontece sistematicamente desde 1986, o Fluminense voltou a ser prejudicado pela arbitragem, que foi conivente com a violência excessiva dos vascaínos, deixando de expulsar pelo menos um atleta do adversário.

****

Aniversariantes do dia:

Jorge Luiz Bernardo da Silva, o Jorge Luiz (1956), defensor revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1975. Disputou 7 jogos no time profissional tricolor, na temporada de 1977, tendo participado da conquista da Copa Vale do Paraíba.
Jorge Luiz, no Maracanã.

Edwin Armando Valencia Rodríguez, o Valencia (1985), meio-campista colombiano, que integrou o elenco do Fluminense entre 2010 e 2014, totalizando 119 atuações com a camisa tricolor. Fez parte das conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, e do Campeonato Carioca de 2012. Durante sua passagem pelo Fluminense, foi diversas vezes convocado para a Seleção da Colômbia.
Edwin Armando Valencia Rodríguez, campeão brasileiro pelo Fluminense.

PCFilho

4 comentários:

  1. E o Campeonato Carioca de 2018 repetiu a novela de 2017: Fluminense garfado em jogo decisivo.

    Até quando o Flu vai insistir em jogar um torneio no qual não é bem-vindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me faço essa pergunta.

      Minha opinião: depois da palha assada da final do ano passado (e de muitas outras conhecidas de todos), era pra não jogar nunca mais esse Campeonato. Seria muito mais proveitoso jogar o Carioca com os juvenis, e excursionar pelo mundo com o time titular.

      Excluir
    2. Concordo 100%. Jogar o Carioca com o time titular só desgasta a equipe para o restante da temporada. Além disso, jogar com os juvenis daria uma boa bagagem pros meninos.

      E nem venham com isso de "o contrato não permite". Os times todos se cansam de escalar times reservas e/ou juvenis quando têm compromissos pela Libertadores. Então, não é proibido!

      Excluir
    3. Exatamente. Seria também uma ótima maneira de "dar cancha" aos juvenis.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.