1907: em decisão unânime de sua assembleia geral extraordinária, o Fluminense resolveu se desligar da Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA), em resposta aos incidentes da última reunião da entidade. No dia
27 de outubro, o Fluminense vencera o Paysandu por 2 a 0 e garantira o título de bicampeão carioca, com maior
goal-average que o Botafogo (critério de desempate aprovado em 1º de maio). No dia 28, na reunião da LMSA, o rival alvinegro protestara veementemente contra a homologação da conquista do título tricolor, e a sessão fora interrompida. A LMSA seria extinta nos dias seguintes, e refundada com o mesmo nome em 1908. Em 6 de dezembro de 1996, a FFERJ, sucessora da LMSA, dividiria oficialmente o título de 1907 entre Fluminense e Botafogo.
1916: o presidente do Fluminense, Arnaldo Guinle, assumiu também a presidência da Federação Brasileira de Sports (FBS), em substituição a Álvaro Zamith. A FBS mudaria de nome para Confederação Brasileira de Desportos (CBD) um mês depois - é a atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sob a presidência de Arnaldo Guinle, a CBD organizaria o Campeonato Sul-Americano de 1919, no Estádio de Laranjeiras, que o Fluminense, também comandado por Guinle, construiria com recursos próprios, em sua sede na rua Guanabara.
1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Carioca, gol do atacante Couto, aos quatro minutos do segundo tempo. A campanha tricolor na competição passou a ser de onze vitórias e um empate em doze jogos. Faltando seis rodadas para o fim da competição, o Fluminense liderava a tabela de classificação - nas semanas seguintes, confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1951: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Vítor, Orlando Pingo de Ouro e Carlyle. Com campanha de oito vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca, ao lado do Bangu - no returno, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras (vide 13 de janeiro e 20 de janeiro).
1956: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 0, gols de Clóvis e Waldo (dois).
1967: em partida do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bonsucesso, graças a dois gols de Cláudio Garcia.
1970: em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 6 a 1. Os gols tricolores foram de Teodoro (contra), Didi, Flávio (três) e Lula, e o gol de honra dos visitantes foi de Manfrini (que jogaria no Fluminense entre 1973 e 1975). A campanha tricolor passou a ser de sete vitórias, um empate e duas derrotas - o Fluminense seguia na briga por uma das quatro vagas no quadrangular final, no qual conquistaria o título, após superar Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense derrotou o Madureira por 2 a 0, gols de Edinho e Zezé Gomes.
1984: em jogo da sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Fluminense venceu o Friburguense por 4 a 0, gols de Aldo, Assis e Romerito (dois). Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).
1992: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Goytacaz, com dois gols do atacante Wágner.
2012: em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 54.118 pagantes no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo. Os anfitriões abriram o placar com Luís Fabiano, e o Fluminense empatou com um gol de Fred (que fazia sua 150ª partida com a camisa tricolor), em assistência de Samuel. O Tricolor passou a somar 73 pontos na tabela de classificação, com 21 vitórias, 10 empates e 3 derrotas, e aumentou a folga na liderança para nove pontos, em relação ao Atlético Mineiro (que foi derrotado pelo Coritiba). O Fluminense estava muito próximo de conquistar o quarto Campeonato Brasileiro de sua história: já poderia garantir o título na rodada seguinte... (vide 11 de novembro).
|
A classificação do Brasileirão 2012 após a 34ª rodada: mão na taça! |
****
Aniversariantes do dia:
Carlos Ivan Vieira Sarmento, o Carlos Ivan (1949), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1967. Integrou o elenco profissional tricolor entre 1968 e 1970.
Vitor Luís Pereira da Silva, o Vitor (1959), meio-campista que jogou nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. No Fluminense, atuou durante seis meses, entre 1989 e 1990.
PCFilho
2012 foi o último ano em que o verdadeiro Fluminense entrou em campo. Quanta saudade...
ResponderExcluirDe 2013 pra cá, vivemos muitas decepções. Só não fomos rebaixados em 2013 porque o Flamengo fez besteira. Em 2014 até que fizemos um Campeonato decente, terminando em sexto. Em 2015 e 2016, a mediocridade de um décimo-terceiro. Esse ano, estamos em décimo-quarto.
A Flusócio apequenou o clube. Se tivessem caráter, entregariam os cargos assim que terminasse o Campeonato desse ano.
Nelson Rodrigues diria que é o anti-Fluminense jogando com a camisa do Fluminense...
ExcluirEle também diria que nós tricolores estamos vivendo a funda e inconsolável nostalgia das grandes vitórias do Fluminense.
ExcluirHahaha, impressionante a atualidade dessas palavras. Nelson Rodrigues genial como sempre...
Excluir2017: Fluminense 2 x 1 Botafogo, de virada! Citar Nelson Rodrigues trouxe sorte ao Fluminense! :)
ExcluirSim!! "O torcedor do Botafogo é o único que espera precisamente a derrota". 😂
ExcluirJá a torcida tricolor merece um imperecível estandarte de paixão. ;)
Excluir