sábado, 4 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 4 de novembro


1907: em decisão unânime de sua assembleia geral extraordinária, o Fluminense resolveu se desligar da Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA), em resposta aos incidentes da última reunião da entidade. No dia 27 de outubro, o Fluminense vencera o Paysandu por 2 a 0 e garantira o título de bicampeão carioca, com maior goal-average que o Botafogo (critério de desempate aprovado em 1º de maio). No dia 28, na reunião da LMSA, o rival alvinegro protestara veementemente contra a homologação da conquista do título tricolor, e a sessão fora interrompida. A LMSA seria extinta nos dias seguintes, e refundada com o mesmo nome em 1908. Em 6 de dezembro de 1996, a FFERJ, sucessora da LMSA, dividiria oficialmente o título de 1907 entre Fluminense e Botafogo.

1916: o presidente do Fluminense, Arnaldo Guinle, assumiu também a presidência da Federação Brasileira de Sports (FBS), em substituição a Álvaro Zamith. A FBS mudaria de nome para Confederação Brasileira de Desportos (CBD) um mês depois - é a atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sob a presidência de Arnaldo Guinle, a CBD organizaria o Campeonato Sul-Americano de 1919, no Estádio de Laranjeiras, que o Fluminense, também comandado por Guinle, construiria com recursos próprios, em sua sede na rua Guanabara.

1917: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Carioca, gol do atacante Couto, aos quatro minutos do segundo tempo. A campanha tricolor na competição passou a ser de onze vitórias e um empate em doze jogos. Faltando seis rodadas para o fim da competição, o Fluminense liderava a tabela de classificação - nas semanas seguintes, confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1951: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Vítor, Orlando Pingo de Ouro e Carlyle. Com campanha de oito vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca, ao lado do Bangu - no returno, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras (vide 13 de janeiro e 20 de janeiro).

1956: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 0, gols de Clóvis e Waldo (dois).

1967: em partida do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bonsucesso, graças a dois gols de Cláudio Garcia.

1970: em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 6 a 1. Os gols tricolores foram de Teodoro (contra), Didi, Flávio (três) e Lula, e o gol de honra dos visitantes foi de Manfrini (que jogaria no Fluminense entre 1973 e 1975). A campanha tricolor passou a ser de sete vitórias, um empate e duas derrotas - o Fluminense seguia na briga por uma das quatro vagas no quadrangular final, no qual conquistaria o título, após superar Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense derrotou o Madureira por 2 a 0, gols de Edinho e Zezé Gomes.

1984: em jogo da sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Fluminense venceu o Friburguense por 4 a 0, gols de Aldo, Assis e Romerito (dois). Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).

1992: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Goytacaz, com dois gols do atacante Wágner.

2012: em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 54.118 pagantes no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo. Os anfitriões abriram o placar com Luís Fabiano, e o Fluminense empatou com um gol de Fred (que fazia sua 150ª partida com a camisa tricolor), em assistência de Samuel. O Tricolor passou a somar 73 pontos na tabela de classificação, com 21 vitórias, 10 empates e 3 derrotas, e aumentou a folga na liderança para nove pontos, em relação ao Atlético Mineiro (que foi derrotado pelo Coritiba). O Fluminense estava muito próximo de conquistar o quarto Campeonato Brasileiro de sua história: já poderia garantir o título na rodada seguinte... (vide 11 de novembro).
A classificação do Brasileirão 2012 após a 34ª rodada: mão na taça!

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Ivan Vieira Sarmento, o Carlos Ivan (1949), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1967. Integrou o elenco profissional tricolor entre 1968 e 1970.

Vitor Luís Pereira da Silva, o Vitor (1959), meio-campista que jogou nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. No Fluminense, atuou durante seis meses, entre 1989 e 1990.

PCFilho

7 comentários:

  1. 2012 foi o último ano em que o verdadeiro Fluminense entrou em campo. Quanta saudade...

    De 2013 pra cá, vivemos muitas decepções. Só não fomos rebaixados em 2013 porque o Flamengo fez besteira. Em 2014 até que fizemos um Campeonato decente, terminando em sexto. Em 2015 e 2016, a mediocridade de um décimo-terceiro. Esse ano, estamos em décimo-quarto.

    A Flusócio apequenou o clube. Se tivessem caráter, entregariam os cargos assim que terminasse o Campeonato desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson Rodrigues diria que é o anti-Fluminense jogando com a camisa do Fluminense...

      Excluir
    2. Ele também diria que nós tricolores estamos vivendo a funda e inconsolável nostalgia das grandes vitórias do Fluminense.

      Excluir
    3. Hahaha, impressionante a atualidade dessas palavras. Nelson Rodrigues genial como sempre...

      Excluir
    4. 2017: Fluminense 2 x 1 Botafogo, de virada! Citar Nelson Rodrigues trouxe sorte ao Fluminense! :)

      Excluir
    5. Sim!! "O torcedor do Botafogo é o único que espera precisamente a derrota". 😂

      Excluir
    6. Já a torcida tricolor merece um imperecível estandarte de paixão. ;)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.