sábado, 7 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 7 de outubro



1923: em partida disputada no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca estreou no Campeonato Brasileiro de Seleções com vitória: 4 a 1 sobre a Seleção Fluminense*. O escrete carioca atuou com: Nelson [Vasco]; Alemão [Botafogo] e Palamone [Botafogo]; Nesi [São Cristóvão], Oswaldinho [America] e Dino [Flamengo]; Paschoal [Vasco], Coelho [Fluminense], Nilo [Botafogo], Junqueira [Flamengo] e Moderato [Flamengo]. Os gols cariocas foram do rubro-negro Junqueira (três) e do tricolor Coelho.
* a Seleção Fluminense era composta por atletas dos clubes do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói - jogou com David; Congo e Soda; Hugo, Malvino e Serafim; Newton, Manoelzinho, Bibino, Rolla e Amaro; a Seleção Carioca era composta por atletas dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.

1931: faleceu, aos 51 anos, em Clermont-Ferrand, na França, Oscar Alfredo Sebastião Cox, o idealizador e fundador do Fluminense. Seu corpo seria enterrado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, vinte dias depois. Em 1952, o Fluminense instalaria em seu túmulo uma placa de bronze, com os seguintes dizeres: "Viver e não deixar uma instituição atrás de si não vale a pena viver. Oscar Cox dirigiu a fundação do Fluminense Football Club, que, no seu Cinqüentenário, aqui grava sua gratidão e saudade".

1948: em amistoso interestadual noturno, disputado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, de virada. Os anfitriões abriram o placar com Leônidas da Silva, mas os tricolores conseguiram a vitória, graças aos gols de Cento-e-Nove e Ivson. Quando a partida ainda estava 0 a 0, o goleiro Castilho defendeu um pênalti cobrado por Leônidas da Silva.

1951: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Olaria por 5 a 1, graças aos gols de Carlyle (dois), Telê e Joel (dois), com Cidinho descontando para o Olaria. Com campanha de seis vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense liderava a competição - terminaria conquistando o título, nas partidas-desempate com o Bangu, em janeiro.

1967: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 5 a 0, gols de Suingue (dois), Carlos Alberto Mandotti, Samarone e Rinaldo. O Tricolor jogou com dez homens na maior parte do tempo, devido à lesão de Cafuringa ainda nos minutos iniciais (não eram permitidas substituições). O juvenil Carlos Alberto Mandotti estreou e marcou um bonito gol, naquela que seria sua única partida pelo time principal do Fluminense.

1970: em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve sua terceira vitória: 2 a 1 sobre o Grêmio, de virada, diante de 29.947 pagantes no Maracanã. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Paraguaio abriu o marcador para os gaúchos. O time carioca manteve a calma, apesar de jogar contra o relógio. Aos 31 da etapa final, Lula enfim conseguiu empatar para o Fluminense, após cobrança de escanteio. Nos minutos finais, o Tricolor fez pressão pela virada, obtida aos 40, quando Marco Antônio acertou um chute de longe, vencendo o goleiro Arlindo. Com triunfos sobre Corinthians, Cruzeiro e Grêmio, o Fluminense iniciava muito bem a campanha daquele que seria seu primeiro título nacional.
Fluminense x Grêmio, 1970: Lula (de branco) passa por Valdyr Espinosa.

1978: o Fluminense ganhou por 2 a 1 do America, em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Maracanã. Os dois gols do triunfo tricolor foram marcados pelo centroavante Nunes (aos 27 do primeiro tempo e aos 7 da etapa complementar).

2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Flamengo, diante de uma multidão de 73.616 presentes (61.042 pagantes), no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor no clássico foram de Somália (de canela) e Thiago Neves.

2009: em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians, no Maracanã. Alan marcou para os tricolores aos quatro minutos, e Dentinho empatou para os corinthianos aos 23 do primeiro tempo. O time, sob o comando técnico de Cuca, já mostrava melhorias, mas o descenso parecia inevitável: faltando dez rodadas para o término do Campeonato, o Fluminense estava na última posição, oito pontos atrás do primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O matemático Tristão Garcia calculou a probabilidade do rebaixamento tricolor em 98%. O ex-atleta Neto comentou: "Já o Fluminense é impressionante a boa vontade da imprensa carioca. Todos discutem números, porcentagens para isso, para aquilo. Fala que caiu logo, pô! A chance do Tricolor das Laranjeiras escapar da Série B em 2010 é a mesma do Godói virar lord inglês". Benjamin Back comentou: "Já no vazio e melancólico Maracanã, o rebaixado Fluminense apenas empatou com o sonolento Corinthians. Repito: nem milagre mais salva esse time da Série B no ano que vem!". Nas dez rodadas seguintes, o país seria testemunha da Arrancada Histórica, a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro.
A desesperadora situação do Fluminense após a 28ª rodada do Brasileirão 2009.

****

Aniversariante do dia:

Adeílson Pereira de Mello (1985), atacante com 2 gols marcados em 17 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2009 e 2010. Participou da Arrancada Histórica e do vice-campeonato da Copa Sul-Americana em 2009.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.