quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 26 de outubro


1902: no segundo jogo de sua história, o Fluminense conheceu sua primeira derrota: 3 a 0 para o Paysandu, no campo do adversário, na rua Paysandu. O Fluminense fora fundado em 21 de julho, por dissidentes do próprio Paysandu, que queriam dar mais atenção ao futebol. Nascia a primeira rivalidade do futebol carioca - ainda que as relações entre os clubes fossem totalmente amistosas (os jogadores de ambos já haviam atuado juntos, no combinado Fluminense-Paysandu que derrotara o Sport Club Internacional, de São Paulo - vide 4 de outubro e 5 de outubro).

1919: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Mangueira. Os gols da sexta vitória consecutiva do Tricolor foram de Welfare, Oswaldo Gomes e Mano. Com dez vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição - na qual venceria todas as partidas até garantir o tricampeonato, no duelo contra o Flamengo (vide 21 de dezembro).

1929: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, gols de Ripper e Preguinho.

1930: o Fluminense goleou o Bonsucesso por 4 a 0, gols de Ary, Alemão, Preguinho e Ripper, em jogo disputado em Laranjeiras, válido pelo returno do Campeonato Carioca. Quando faltavam vinte minutos para o apito final, o goleiro Velloso fraturou o braço ao tentar efetuar uma defesa, no choque com o atacante adversário Ernesto. Como o goleiro reserva Batalha não estava no estádio, Velloso foi substituído pelo defensor Delson - que não só manteve a meta intacta como defendeu um pênalti, cometido por David e cobrado por Bahia - façanha que mereceu entusiasmados aplausos da torcida tricolor. Delson foi o primeiro jogador de linha do Fluminense a ser improvisado no gol durante um jogo.

1941: em partida válida pela primeira rodada do quarto turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense perdeu para o Vasco por 1 a 0, interrompendo uma sequência de nove vitórias seguidas na competição. O Tricolor era o vice-líder, com 19 vitórias e 5 derrotas (38 pontos ganhos e 10 perdidos). Faltando quatro rodadas para o fim, o Fluminense estava dois pontos atrás do líder Flamengo. Nas semanas seguintes, Flu e Fla brigariam ponto a ponto, até a última rodada, que teria um Fla-Flu fadado a entrar para a história...

1952: em clássico válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 64.144 presentes (52.437 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 0. Os gols dos campeões mundiais foram anotados por Simões e Villalobos.

1957: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 0, dois gols de Léo Briglia.

1958: em partida disputada no Maracanã, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol do zagueiro Pinheiro, em cobrança de pênalti.

1969: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de uma multidão de 87.783 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Santos de Pelé. Com o Rei contabilizando 997 gols na carreira, já havia a expectativa pelo milésimo gol, mas a defesa tricolor, formada por Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio, não permitiu nem mesmo um gol, segurando o 0 a 0 contra os campeões brasileiros do ano anterior.

1975: em partida do Campeonato Brasileiro, perante 49.467 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 4 a 1, graças aos gols de Gil (dois), Kléber e Paulo Cézar Caju. Os vascaínos sofriam mesmo com a Máquina Tricolor: o 4 a 1 foi a repetição do placar do jogo do triangular final do Campeonato Carioca (vide 10 de agosto). O Fluminense seguia no caminho para se classificar à fase semifinal da competição.

1977: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Vitória do Espírito Santo, gols de Marinho Chagas (três, um de falta e dois de pênalti), Gílson Gênio, Rivellino e Doval.

1980: em partida dramática, para 101.199 pagantes no Maracanã, na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca, Fluminense e Vasco empataram em 1 a 1 no tempo normal (Roberto Dinamite fez para o Vasco aos 7 do primeiro tempo, e Cláudio Adão empatou para o Fluminense aos 21 da etapa complementar). Na prorrogação, houve novo empate, em 0 a 0. Conforme o jogo caminhava para a disputa de pênaltis, a torcida tricolor começou a entoar "A benção, João de Deus", música feita para a recepção ao Papa João Paulo II. A invocação a Sua Santidade o Papa funcionou: na disputa de pênaltis, o Fluminense venceu por 4 a 1, e conquistou a Taça João Coelho Netto (homenagem ao ídolo Preguinho). Desde então e para sempre, "A benção, João de Deus" tornou-se um cântico da torcida do Fluminense. O Vasco conquistaria o segundo turno, e o Fluminense voltaria a vencer o Vasco na decisão do Campeonato Carioca (vide 30 de novembro).

2002: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Botafogo, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1. Galeano fez 1 a 0 para o Botafogo, César empatou para o Fluminense, Leonardo Inácio marcou o segundo gol alvinegro, e Magno Alves e Romário (de pênalti) assinalaram os gols da virada tricolor.

****

Aniversariante do dia:

Ronald dos Santos Cabral (1966), lateral-direito com 95 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1995 e 1997. Marcou 5 gols com a camisa tricolor, todos em cobranças de pênalti. Conquistou o Campeonato Carioca de 1995, tendo participação fundamental no épico Fla-Flu final: foi dele o passe para Aílton, na histórica jogada do Gol de Barriga, que decidiu o título.
Ronald, um dos heróis de 25 de junho de 1995.

PCFilho

2 comentários:

  1. Uma observação sobre Ronald: atualmente, ele trabalha como taxista no Rio de Janeiro. Se você tiver a sorte de pegar uma corrida com ele, fale sobre os seus tempos no Fluminense: ele adora e talvez até lhe dê um desconto. :)

    ResponderExcluir
  2. Acrescentados mais detalhes no evento de 1930:

    1930: o Fluminense goleou o Bonsucesso por 4 a 0, gols de Ary, Alemão, Preguinho e Ripper, em jogo disputado em Laranjeiras, válido pelo returno do Campeonato Carioca. Quando faltavam vinte minutos para o apito final, o goleiro Velloso fraturou o braço ao tentar efetuar uma defesa, no choque com o atacante adversário Ernesto. Como o goleiro reserva Batalha não estava no estádio, Velloso foi substituído pelo defensor Delson - que não só manteve a meta intacta como defendeu um pênalti, cometido por David e cobrado por Bahia - façanha que mereceu entusiasmados aplausos da torcida tricolor. Delson foi o primeiro jogador de linha do Fluminense a ser improvisado no gol durante um jogo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.