1906: é campeão! O Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 1, no campo da rua da Constituição, em Niterói, e conquistou o primeiro Campeonato Carioca da história, com uma rodada de antecipação! Os gols da vitória tricolor foram marcados pelos atacantes Horácio da Costa Santos (dois) e Edwin Cox (dois). Horácio (com 18) e Edwin (com 16) foram também os artilheiros da competição (ambos ainda marcariam na rodada final, em 21 de outubro). A escalação na partida decisiva foi a seguinte: Waterman; Victor Etchegaray e Walter Salmond; Albert Victor Buchan, Edgard Gulden e Joaquim Araújo; Oswaldo Gomes, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Harold Reidy. Também atuaram na campanha: Francis Walter (presidente e goleiro do clube), Félix Frias, Max Naegely, Porthos Duque Estrada, Clyto Portella, Hermano Simonsen, Nestor Sampaio, Jorge Portella, Álvaro Macedo, Carlos Macedo e Oscar Cox.
Trecho do Jornal do Brasil com as escalações do jogo. |
1947: em amistoso interestadual, disputado no estádio de Lourdes, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Mineiro, de virada. A partida atraiu o ótimo público de 12.179 pessoas, muito além da capacidade oficial do estádio, porque foi um duelo entre o campeão carioca e o bicampeão mineiro vigentes. Após o gol de Affonso para os anfitriões (aos 7), a grande vitória tricolor foi construída com gols de Ademir Menezes (aos 27 do primeiro tempo) e Juvenal (aos 22 da etapa final).
1951: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 109.212 presentes (94.558 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, gol de Orlando Pingo de Ouro, aos 18 minutos do segundo tempo. Este foi o primeiro Fla-Flu com mais de 100 mil pessoas no estádio, sendo assim o maior público da história do clássico até aquela data (seria superado em 16 de agosto de 1953). E a vitória tricolor foi dupla: no campo e na arquibancada - no "Duelo das Torcidas", promovido pelo Jornal dos Sports, também deu Fluminense! Com campanha de sete vitórias, um empate e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca - terminaria conquistando o título, nas partidas-desempate com o Bangu, em janeiro.
Jornal dos Sports sentencia: o Flu venceu o Fla-Flu no campo e na arquibancada! |
1956: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Canto do Rio, gols de Telê, Escurinho (dois), Alecir, Waldo e Jair Francisco.
1964: na continuação do jogo iniciado três dias antes, válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense marcou mais três gols, e venceu o Canto do Rio por 4 a 1. A partida havia começado em 11 de outubro, no Estádio Caio Martins, em Niterói, e estava empatada em 1 a 1, gols de Edinho para o Fluminense e de Neidecir para o Canto do Rio, quando foi interrompida por uma confusão generalizada, aos 37 minutos do primeiro tempo. Os minutos restantes foram disputados em 14 de outubro, em São Januário, com portões fechados. Os gols que garantiram a vitória tricolor foram de Joaquinzinho (aos 30 do segundo tempo), Ubiraci (aos 45) e Amoroso (aos 49). Com doze vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista de mais um título estadual, após a decisão contra o Bangu, em dezembro.
1970: em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Batistão, em Aracaju, o Fluminense perdeu para o Bahia por 1 a 0. Foi a primeira derrota do Fluminense na competição: com quatro vitórias e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha daquele que seria seu primeiro título nacional.
1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Goiás por 4 a 1. Os gols da Máquina Tricolor foram de Silveira (de falta), Paulo Cezar Caju, Rivellino e Manfrini.
1979: diante de 100.010 pagantes no Maracanã, o Fluminense atropelou o Flamengo por 3 a 0, em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram de Rubens Galaxe (aos 35 do 1º tempo), Carlos Alberto Pintinho (aos 44 do 1º tempo) e Cristóvão Borges (aos 42 do 2º tempo). O goleiro tricolor Paulo Goulart teve excelente atuação, e defendeu um pênalti cobrado por Zico.
1984: no primeiro jogo após a viagem à Coréia do Sul, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Goytacaz, no Estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. Petróleo abriu o marcador para o Goytacaz aos 11 da etapa inicial, e Carlos Alberto Pintinho empatou para o Fluminense aos 3 do segundo tempo. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).
2012: em partida dramática, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, perante 19.064 presentes em São Januário, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 1, de virada. Luan abriu o placar para a Ponte Preta no primeiro minuto do jogo, Fred empatou aos 34 do segundo tempo (de pênalti), e Gum marcou o gol da vitória tricolor aos 43 (de cabeça). O Tricolor acumulava 68 pontos na tabela de classificação, com 20 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, liderando com nove pontos de folga para o Atlético Mineiro, e seguindo firme para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.
A classificação após a 30ª rodada do Brasileirão de 2012. |
2015: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do São Paulo, gols de Fred (de cabeça, aos 30 do primeiro tempo) e Marcos Júnior (aos três minutos da etapa complementar).
****
Aniversariantes do dia:
Éverton Leandro dos Santos Pinto, o Éverton Santos (1986), atacante que jogou no Fluminense entre as temporadas de 2008 e 2009, totalizando 5 gols marcados em 30 partidas disputadas.
Henrique Adriano Buss (1986), zagueiro do atual elenco do Fluminense. Contratado em 2016, Henrique já disputou 112 partidas com a camisa tricolor, tendo marcado 3 gols. Conquistou a Copa da Primeira Liga em 2016 e a Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) em 2017, esta última como capitão da equipe. Em 2014, Henrique disputou a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, que terminou na 4ª posição.
Foto: Nelson Perez (Fluminense FC). |
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.