quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 11 de outubro


1908: em amistoso interestadual no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Associação Atlética das Palmeiras, gols de Félix Frias e Edwin Cox (dois). A AA das Palmeiras era um dos melhores times de São Paulo, tanto que conquistaria o bicampeonato paulista em 1909 e 1910. O Fluminense havia garantido a conquista do terceiro Campeonato Carioca de sua história uma semana antes (vide 4 de outubro).

1914: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense goleou o São Cristóvão por 6 a 0, gols de Welfare, Barthô, Ernani, Oswaldo Gomes (dois) e Pernambuco.

1925: em partida disputada na rua Campos Sales, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Syrio e Libanez por 4 a 2. Os quatro gols tricolores na partida foram marcados pelo centroavante Nilo.

1931: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu por 6 a 1 o Carioca. Os gols tricolores foram de Preguinho (dois), Betinho, De Mori (dois) e Sálvyo.

1933: em amistoso noturno, disputado no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 2 a 0, com gols de Preguinho e Gradim. Com cinco jogadores do Fluminense, os cariocas atuaram com: Velloso [Fluminense]; Ernesto [Fluminense] e Itália [Vasco]; Gringo [Vasco], Fausto [Vasco] e Ivan Mariz [Fluminense]; Álvaro [Fluminense], Ladislau [Bangu], Gradim [Bonsucesso], Preguinho [Fluminense] e Carreiro [Vasco]. A partida foi uma homenagem ao presidente argentino Agustín Pedro Justo, que visitava o Brasil.

1934: em partida válida pelo Torneio Extra, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou do Bonsucesso por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Walter Fortes (dois, um de pênalti) e Pirica.

1936: em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Flamengo. Com três vitórias, um empate e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha do primeiro título do tricampeonato de 1936 a 1938. Nos confrontos seguintes contra o Flamengo, o Fluminense venceria por 2 a 1 (vide 28 de outubro) e empataria em 1 a 1 (vide 22 de novembro). Os rivais se enfrentariam novamente na decisão da competição, em que o Fluminense se sagraria campeão, com uma vitória e dois empates (vide 20, 23 e 27 de dezembro).

1942: na última rodada do Campeonato Carioca, Fluminense e Flamengo empataram em 1 a 1 (gols de Carreiro para o Flu e Pirilo para o Fla), no Estádio de Laranjeiras. O resultado garantiria o título para os rubro-negros semanas depois, após o julgamento de um recurso do Botafogo (o Fluminense não tinha mais chances de ser campeão). Antes do Fla-Flu, o Fluminense batizou um avião com o nome do escritor Coelho Netto, sócio do clube e pai de Mano e Preguinho, em grande celebração no gramado do Estádio - o monomotor, modelo Fairchild PT-19, foi a doação do clube para a Campanha Nacional da Aviação, que visava ao treinamento de pilotos e à melhoria das condições da aviação no país. Nos meses seguintes, o Fluminense também patrocinaria um curso de enfermagem, preparando pracinhas para a Força Expedicionária Brasileira, que atuaria na II Guerra Mundial com os Aliados, contra o Eixo.
O avião Coelho Netto (foto: Fluminense FC).

1953: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, perante 33.934 presentes (25.353 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu, de virada. Nívio abriu o placar para o Bangu na etapa inicial, e Róbson e Telê marcaram os gols da virada do Fluminense no segundo tempo.

1959: em jogo válido pela primeira rodada do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu novamente o Vasco, desta vez por 3 a 1, diante de 56.945 presentes (45.802 pagantes) no Maracanã. Os gols foram de Pinheiro (de falta), Waldo e Telê para o Fluminense, e de Delém para o Vasco. O Fluminense passou a somar dez vitórias, um empate e uma derrota, na sequência da espetacular campanha que terminaria com a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1969: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Grêmio. Os gols do jogo foram de Flávio e Samarone para o Fluminense, e de Alcindo para o Grêmio.

1970: em sua quarta partida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve sua quarta vitória: 3 a 0 sobre o America, no Maracanã, gols de Samarone e Flávio (dois, um de pênalti). O público foi de 28.291 pagantes. Com triunfos sobre Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e America, o Fluminense iniciava muito bem a campanha daquele que seria seu primeiro título nacional.

1977: em amistoso interestadual, o Fluminense derrotou o Grêmio Brasiliense por 2 a 1, no Estádio Pelezão, em Brasília. Os gols tricolores foram de Zezé e Carlinhos.

1980: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu para o America por 1 a 0. Foi o primeiro revés tricolor na competição: com seis vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual do Rio de Janeiro.

2000: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense venceu por 1 a 0 o Grêmio, no Maracanã, graças ao gol de Magno Alves, completando cobrança de escanteio. No último minuto da partida, a trave salvou o Fluminense - viva a Leiteria de Castilho, sempre a postos para auxiliar os goleiros tricolores!

2001: em partida movimentada, válida pelo Campeonato Brasileiro, perante 27.937 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Atlético Mineiro, de virada. Magno Alves abriu o placar para o Tricolor, Gilberto Silva e Ramon Menezes viraram para os mineiros, e Caio e Régis garantiram a vitória do Fluminense, o último aos 45 minutos do segundo tempo.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Atlético Paranaense, de virada. O zagueiro Antônio Carlos, ex-tricolor, abriu o placar para os anfitriões em cobrança de falta, mas o Fluminense virou graças a três gols do centroavante Washington "Coração Valente" (dois de pênalti e um de cabeça).

****

Aniversariantes do dia:

Angenor de Oliveira, o Cartola (1908), gênio da música brasileira, torcedor ilustre do Fluminense. O compositor deixou canções eternas, como "O sol nascerá", "Alvorada", "As rosas não falam" e "O mundo é um moinho". Em 28 de abril de 1928, fundou a Estação Primeira de Mangueira, com as cores verde e rosa, inspiradas no verde, branco e grená do Fluminense. Faleceu em 30 de novembro de 1980, no mesmo dia em que o seu Fluminense conquistava o Campeonato Carioca, em decisão contra o Vasco.

Adolfo Rodríguez (1917), centro-médio uruguaio que atuou no Fluminense na temporada de 1945.

Thiago Ramos Fernandes (1983), meio-campista que integrou o elenco profissional do Fluminense entre 2003 e 2005. Marcou um gol com a camisa tricolor, na vitória contra o Internacional em 1º de setembro de 2004.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.