1915: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores foram de João Baptista e Couto.
1926: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 1 da Seleção Fluminense*. Com quatro atletas do Fluminense, os cariocas atuaram com: Batalha [Fluminense]; Paulo [Fluminense] e Hélcio [Flamengo]; Nascimento [Fluminense], Floriano [Fluminense] e Nesi [Vasco]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Russinho [Vasco], Ladislau [Bangu] e Moderato [Flamengo]. Os gols foram de Ladislau (dois), Russinho (dois) e Oswaldinho para os cariocas, e de Poly para os fluminenses.
* a Seleção Fluminense era composta por atletas dos clubes do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói - jogou com Cleveland; Moreira e Loló; Ary, Zeca e Zurlinder; Poly, Congo, Manoel, Mineiro e Braga; a Seleção Carioca era composta por atletas dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
1937: em partida válida pela quarta rodada do turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Prefeito Serzedelo Correia, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Andarahy. Os gols tricolores foram marcados por Orlandinho e Hércules (quatro). Esta foi a quarta vitória tricolor, no início da campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1965: em jogo disputado no Estádio Luso-Brasileiro, válido pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 1 a 0, graças ao gol de Samarone, de cabeça, aos 17 minutos do primeiro tempo.
1968: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o São Paulo por 5 a 2, de virada, no Estádio do Maracanã. Babá abriu o placar para os são-paulinos no último minuto do primeiro tempo. Na etapa final, o Fluminense virou para 4 a 1 com Lula (aos 8), Nélio (aos 18), Lula de novo (aos 21) e Wilton (aos 30). O São Paulo descontou com Dias (aos 33, de pênalti), e o Fluminense fechou o marcador com Cláudio Garcia (aos 39, cobrando falta).
1973: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Pelezão, em Brasília, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do CEUB, de forma dramática, graças ao gol de Marco Antônio, aos 43 minutos do segundo tempo.
1984: em partida adiada da segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 1 a 0, com um gol-contra de Ricardo, aos 21 minutos do primeiro tempo. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).
1998: na segunda partida da Copa Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Olaria por 3 a 0, gols de Jorge Luiz, Marco Brito e Arthur. Com um time de garotos, o Tricolor conquistaria o título da competição, iniciando a reconstrução após a queda para a Série C.
2010: em clássico disputado no Engenhão, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo. Nesta partida, o treinador Muricy Ramalho escalou o goleiro Ricardo Berna, que teve grande atuação e passaria a ser o titular até o final da campanha. Com 53 pontos ganhos em 30 jogos (15 vitórias, 8 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava na vice-liderança da competição, um ponto atrás atrás do Cruzeiro (que perdeu por 2 a 1 para o Grêmio). Desta rodada em diante, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
A classificação do Brasileirão 2010 após a 30ª rodada. |
2012: em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 35.217 presentes (30.215 pagantes) no Engenhão, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Grêmio. O clube gaúcho abriu o placar com Elano (de falta), o Fluminense virou com Digão e Rafael Sobis, e o Grêmio empatou com Zé Roberto. O Tricolor passou a somar 69 pontos na tabela de classificação, com 20 vitórias, 9 empates e 2 derrotas, liderando com nove pontos de folga para o Atlético Mineiro, e onze para o próprio Grêmio. O Fluminense estava cada vez mais próximo de conquistar o quarto Brasileirão de sua história.
A classificação do Brasileirão 2012 após a 31ª rodada. |
Valdyr Atahualpa Ramírez Espinosa (1947), treinador com três passagens no comando técnico do Fluminense (em 1997, entre 2000 e 2001 e em 2004). Na segunda passagem, obteve bons resultados, como a terceira colocação na primeira fase do Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), que garantiu o retorno do Fluminense à elite do futebol nacional. Foi também auxiliar técnico do Fluminense em 2009.
Cândido Alves Filho (1958), lateral-esquerdo que integrou o elenco do Fluminense em 1983, contratado do Vila Nova. Cândido atuou em 5 partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano, e marcou o gol da vitória contra o Corinthians, em 6 de março de 1983.
William César de Oliveira (1968), meio-campista que atuou no Fluminense no primeiro semestre de 1996, após passagens por Vasco e Flamengo (foi um dos atletas do Flamengo no épico Fla-Flu de 25 de junho de 1995). Com a camisa tricolor, marcou um gol, na vitória por 4 a 2 sobre o Olaria em 22 de maio de 1996.
Marcus André Pereira, o Marquinhos (1977), lateral-esquerdo com 26 atuações pelo Fluminense na temporada de 2002, quando foi parte do time semifinalista do Campeonato Brasileiro.
Carlos Eduardo de Oliveira Alves (1989), atacante com 11 atuações pelo Fluminense na temporada de 2009, quando foi reserva do time vice-campeão da Copa Sul-Americana. Marcou um gol com a camisa tricolor, na vitória sobre o Sport Recife em 6 de agosto.
Matéria da Revista do Esporte sobre Valdyr Espinosa em seus tempos de jogador: http://memoria.bn.br/DocReader/144118/18884
ResponderExcluir