quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 25 de outubro


1903: diversos sócios do Fluminense participaram de uma animada pelada entre os remadores do CR Botafogo e do CR Flamengo, no campo do Paysandu. Nenhum dos dois clubes possuía departamento de futebol ainda (o CR Flamengo só começaria a prática de futebol em 1912, com os dissidentes do Fluminense; o CR Botafogo se fundiria em 1942 com o Botafogo FC - que nem existia ainda nesta data - formando o atual Botafogo FR). Participaram do jogo na rua Paysandu: Victor Etchegaray, como árbitro; Walter Schuback, como goleiro do CR Botafogo; Oscar CoxMário Rocha, Félix Frias e Horácio da Costa Santos, como jogadores de linha do CR Botafogo; Arthur Gibbons, Adolpho Simonsen, Heráclito de VasconcellosDomingos Moitinho, como jogadores de linha do CR Flamengo. O time do CR Botafogo venceu por 5 a 1. Aparentemente, o primeiro Botafogo x Flamengo da história foi um treino do Fluminense...

1914: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua da Constituição, em Icaraí, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Rio Cricket. Os gols tricolores foram assinalados por Carlos Alberto (dois) e Barthô.

1925: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Lagarto (dois), Nilo e Coelho.

1931: em partida disputada no campo da rua Prefeito Serzedelo Correia, válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Andarahy, graças a três gols de Alfredinho.

1936: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Jequiá por 6 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Hércules (três), Sobral e Raul (dois). Com cinco vitórias, um empate e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1953: o Fluminense goleou o America por 6 a 1, em jogo do returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã. Didi marcou os dois primeiros gols tricolores (aos 13, de pênalti, e aos 43 do primeiro tempo), Róbson ampliou aos 7 da etapa final, e Marinho anotou os três gols que fecharam a goleada (aos 14, aos 27 e aos 43). Ferreira marcou o gol de honra do America, de pênalti. O goleiro tricolor Veludo defendeu o outro pênalti cobrado por Ferreira, e recebeu a nota 10 do Jornal dos Sports. O zagueiro Pinheiro também recebeu a nota 10 pela excelente atuação.

1959: na sequência da espetacular campanha do Campeonato Carioca, o Fluminense obteve mais uma vitória, a sétima seguida: 3 a 0 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador, em São Januário, gols de Waldo, Telê e Jair Francisco. O Tricolor passou a somar doze vitórias, um empate e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1964: em partida válida pela sexta rodada do returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Bangu por 2 a 1. Os gols saíram todos no segundo tempo: Bianchini e Parada para o Bangu, e Ubiraci para o Fluminense. O Tricolor acumulava doze vitórias, três empates e três derrotas na competição. Fluminense e Bangu brigariam ponto a ponto até a rodada final, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras, com vitória tricolor (vide 16 de dezembro e 20 de dezembro).

1970: em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 26.660 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense perdeu para o Internacional por 2 a 0, gols de Valdomiro e Mosquito. A campanha tricolor passou a ser de cinco vitórias, um empate e duas derrotas - o Fluminense seguia na briga por uma das quatro vagas no quadrangular final, para o qual se classificaria, junto com Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, graças a dois gols de Fumanchu (um de pênalti).

1987: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, com dois gols do atacante paraguaio Romerito, aos 30 do primeiro tempo e aos 44 da etapa final (de pênalti). Romerito não marcava um gol desde 29 de maio, mas decidiu o clássico. O goleiro tricolor Paulo Victor teve excelente atuação: além de criar o contra-ataque que originou o primeiro gol, defendeu um pênalti, cobrado por Roberto Dinamite.
Foto: Roberto Dinamite chuta e Paulo Victor pula para defender o pênalti.

2000: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), no Maracanã, o Fluminense goleou o Santa Cruz por 6 a 1, com grande atuação de Magno Alves, que marcou cinco gols e deu a assistência para o gol de Roni.

2008: o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Palmeiras, diante de 34.032 presentes (31.973 pagantes) no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os três gols da vitória tricolor saíram ainda no primeiro tempo, anotados por Carlinhos, Maurício (contra) e Júnior César.

2009: em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, Fluminense empatou em 2 a 2 com o Goiás. Iarley abriu o placar para o Goiás, Equi González empatou para o Fluminense cobrando falta, Romerito fez 2 a 1 para os anfitriões, e Mariano empatou novamente para os tricolores. A situação do Fluminense seguia complicada: faltando sete rodadas, o Fluminense continuava na última posição, cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. A probabilidade de rebaixamento estava em 97%, de acordo com Tristão Garcia. Porém, estava começando a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro...
A classificação do Brasileirão 2009 após a 31ª rodada.

2012: em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Coritiba por 2 a 1, no Engenhão. O Tricolor abriu 2 a 0, com gols de Wellington Nem (aos 14 minutos do primeiro tempo) e Thiago Neves (aos 25 da etapa final), e o Coritiba descontou com Éverton Ribeiro (aos 35). O Fluminense somava 72 pontos na tabela de classificação, com 21 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, aumentando a folga na liderança para oito pontos, em relação ao Atlético Mineiro. Faltando cinco rodadas, o Fluminense estava muito próximo de conquistar o quarto Campeonato Brasileiro de sua história.
A classificação do Brasileirão 2012 após a 33ª rodada: Fluminense quase campeão!

2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Paranaense. Os gols tricolores foram anotados por Wagner e Fred, com Cleberson marcando o gol de honra dos visitantes.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.