domingo, 1 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 1º de outubro


1911: em partida válida pela sexta e última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, com gols de Gallo e Ernesto Paranhos. O Tricolor, que já havia garantido o título, encerrou sua campanha com 100% de aproveitamento: 6 vitórias em 6 jogos, 21 gols-pró e 1 gol-contra. Esta foi a última partida dos campeões invictos com a camisa do Fluminense, pois os desentendimentos sobre a escalação (vide 10 de setembro) ocasionariam a saída de nove dos onze titulares, que fundariam o futebol do Flamengo (vide 3 de outubro).
Uma das formações do time campeão carioca invicto de 1911.
Na fileira de cima: Píndaro, Baena e Nery.
Na fileira do meio: Orlando, Lawrence, Amarante e Gallo.
Na fileira de baixo: Oswaldo Gomes, Alberto Borgerth, Gustavinho e James Calvert.
Somente Oswaldo Gomes e James Calvert permaneceriam no Fluminense.

1922: o bairro de Laranjeiras viveu um triste contraste: enquanto a multidão chegava ao Estádio do Fluminense para o jogo entre Brasil e Uruguai, pelo Campeonato Sul-Americano, o caixão com o corpo de Mano, coberto pela bandeira do Fluminense, era conduzido ao cemitério de São João Baptista, em Botafogo, em um emocionante cortejo com mais de 200 automóveis. Jogando com braçadeiras negras em homenagem a Mano, a Seleção Brasileira empatou em 0 a 0 com o Uruguai (os atletas tricolores Laís e Fortes, amigos de Mano, disputaram a partida). Com assistência estimada em 30 mil pessoas, a partida quebrou o recorde de público da história do Estádio do Fluminense e do futebol brasileiro até então.

1950: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, no primeiro confronto entre os clubes no Estádio do Maracanã. Silas marcou os dois gols do Fluminense, e Ipojucan fez para o Vasco.

1986: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Castelão, em Fortaleza, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ceará, gols de Ricardo Gomes (em rebote do pênalti que ele mesmo cobrara) e Alberto.

1988: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Santa Cruz, graças a dois gols do zagueiro Edinho, ambos de cabeça.

1992: perante cerca de 7.000 torcedores, o Fluminense e o America inauguraram o Estádio do Trabalhador, em Resende, com uma partida amistosa que terminou empatada em 0 a 0. Na disputa de pênaltis, o Fluminense conquistou a Taça Cidade de Resende, ao vencer por 4 a 3.

1995: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Goiás por 1 a 0, gol do lateral-direito Ronald, aos 29 minutos do segundo tempo, de pênalti. Com campanha de seis vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense liderava o Grupo B, a uma rodada do fim da primeira fase. O Tricolor garantiria uma vaga na fase semifinal do Brasileirão ao empatar com o Atlético Mineiro na partida seguinte (vide 8 de outubro).

2003: na partida de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo. O gol tricolor foi de Jadílson, aos 20 do segundo tempo. O resultado eliminou o Fluminense da competição, devido à derrota por 1 a 0 no jogo de ida.

2009: no jogo de volta das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Alianza Atlético de Sullana, do Peru, classificando-se para as quartas-de-final da competição. Os gols da vitória tricolor foram de Darío Conca (de falta), Alan e Adeílson (dois). O adversário da fase seguinte seria a Universidad de Chile.

2011: em partida dramática, pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Santos por 3 a 2, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No primeiro tempo, o Santos, então campeão da Copa Libertadores, fez 1 a 0 com Neymar, e o Fluminense empatou com Marquinho. Na etapa final, o Fluminense virou com um golaço de Rafael Sobis, e o Santos empatou com Rentería (já aos 45 minutos, quando o Fluminense tinha um homem a menos - Digão fora expulso). Aos 50, Márcio Rosário marcou o gol da vitória tricolor, de cabeça, emendando escanteio cobrado por Rafael Sobis.

2016: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Sport Recife, graças aos gols de Marcos Júnior, Richarlison e Gustavo Scarpa.

****

Aniversariantes do dia:

Sylvio Vidal Leite Ribeiro, o Vidal (1896), um dos grandes zagueiros da era amadora do Fluminense, integrante do lendário trio de defesa "Marcos, Vidal e Chico Netto", do time tricampeão Carioca entre 1917 e 1919. Vidal atuou em 132 partidas de futebol do Fluminense entre 1913 e 1921, e depois continuou no clube em funções administrativas. Uma curiosidade interessante: Vidal começou no Fluminense como centroavante - na sua estreia, em 6 de julho de 1913, marcou dois gols na vitória sobre o Rio Cricket por 5 a 2. Somente depois é que descobriu sua vocação de zagueiro, tornando-se um dos melhores beques de seu tempo.
Chico Netto, Marcos e Vidal, trio histórico do Fluminense.

Jairo Léo Zeringota, o Jairo (1932), goleiro que integrou o elenco do Fluminense entre 1953 e 1958. Como foi contemporâneo de goleiros como Castilho e Veludo, teve poucas chances no time titular - sua maior sequência foi nas rodadas finais do Campeonato Carioca de 1955, já em 1956.

Valdinei Cunha, o Nei (1971), goleiro formado no Fluminense, que jogou no time profissional tricolor entre as temporadas de 1992 e 1995, tendo acumulado 36 atuações. Em 1998, foi campeão brasileiro pelo Corinthians.


PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.