segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 30 de outubro


1937: em partida válida pela sexta rodada do turno do Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, Fluminense perdeu por 3 a 1 do São Cristóvão. Carreiro abriu a contagem para os anfitriões, Sobral empatou para o Fluminense, e Caxambu e Afonsinho fecharam o placar para o São Cristóvão. Após cinco vitórias seguidas, este foi o primeiro tropeço tricolor na competição. O Fluminense não perderia mais nenhuma partida na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1940: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Flamengo. Jorge e Leônidas da Silva marcaram os gols rubro-negros, e Pedro Amorim fez o gol tricolor. O tropeço não abateria o brilhante time do Fluminense, que conseguiria quatro vitórias nas cinco rodadas finais, e conquistaria novamente o título de campeão do Rio de Janeiro.

1955: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no campo da avenida Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 1 a 0, gol do centroavante Waldo, aos 23 minutos do primeiro tempo.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 33.819 pagantes no Arruda, no Recife, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Santa Cruz, graças ao gol de Gil, aos 12 minutos da etapa inicial. A Máquina Tricolor seguia no caminho para se classificar à fase semifinal da competição.

1983: em partida válida pela sétima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Campo Grande, em Ítalo del Cima. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro.

1985: em jogo disputado no Maracanã, válido pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato  Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 0, gols de Assis (dois) e Branco. Por ter conquistado o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual conquistaria o tricampeonato estadual, em dezembro.

1988: em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, gols de Washington e Romerito, e manteve a liderança isolada e invicta (campanha de 7 vitórias e 3 empates). No mesmo dia, houve uma notícia triste: o falecimento do antigo ponta Rodrigues Tatu, campeão e artilheiro do Campeonato Carioca de 1946, campeão do Torneio Municipal de 1948 e representante do Fluminense na Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1950.

1992: na partida de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Criciúma, de virada. Itá abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, e Zé Teodoro e Paulo Alexandre anotaram os gols da virada tricolor, na etapa complementar.

2005: em partida dramática, no Raulino de Oliveira, pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 4 a 3 da Ponte Preta, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Marcão (aos 36 do primeiro tempo e aos 3 da etapa final), Zé Carlos (aos 5 do segundo tempo) e Leandro (decidindo o jogo, já nos acréscimos, aos 47). Sob o comando técnico de Abel Braga, o Fluminense é "o time que se recusa a perder".

****

Aniversariantes do dia:

Benedicto de Moraes Menezes, o Benedito (1906), atacante que jogou no primeiro time profissional do Fluminense, na temporada de 1933. Em 1930, quando ainda atuava no Botafogo, Benedito foi um dos integrantes da Seleção Brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo.

Haroldo Batista Pereira, o Haroldo (1922), zagueiro com 135 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1944 e 1948. Ele fez parte dos times que conquistaram o Campeonato Carioca de 1946 (vide 22 de dezembro) e o Torneio Municipal de 1948 (vide 30 de junho). Em 1947, foi campeão da Copa Rio Branco com a Seleção Brasileira.
Biografia de Haroldo, publicada no Mundo Esportivo, em 1952.

Roberto Soares, o Roberto (1935), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre 1955 e 1963, tendo participado das conquistas do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e do Campeonato Carioca de 1959. Marcou dois gols, ambos na goleada por 6 a 0 sobre Olímpico de Blumenau, em 13 de maio de 1958.

Alfredo de Paula Freitas Filho, o Alfredinho (1937), ponta-esquerda que iniciou sua carreira no time juvenil do Fluminense. Em 1957, transferiu-se para o Flamengo, e depois atuou também no Bahia, no Siderúrgica de Sabará e no Madureira.

Alex Sandro Santana de Oliveira, o Paulo Isidoro (1973), meio-campista que jogou no Fluminense em 2002, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.

Michael Vinicius Silva de Morais, o Michael (1993), centroavante revelado pelo Fluminense, com 8 gols marcados em 28 partidas pelo time profissional tricolor, entre 2012 e 2015. Participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2012.

PCFilho

2 comentários:

  1. Rodrigues Tatu deve ter sido muito bom, foi artilheiro mesmo jogando ao lado do grande Ademir Menezes. Olhando a foto do time, achei o Rodrigues muito parecido fisicamente com nosso ex-jogador Richarlison e há semelhanças no estilo de jogo, jogam pela esquerda e fazem muitos gols.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigues foi um ponta-esquerda goleador, como também tinha sido o grande Hércules, anos antes.

      No Carioca de 1946, ele marcou 28 gols em 24 jogos, sendo, ao lado de Ademir, a grande figura do time supercampeão.

      A mini-biografia de Rodrigues Tatu pode ser lida no aniversário dele (27 de junho ).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.