domingo, 8 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 8 de outubro



1936: em partida válida pela quarta rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Jequiá, graças aos gols de Hércules (dois), Raul (dois) e Orozimbo. Com três vitórias e um empate, o forte time tricolor começava a campanha do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro, de 1936 a 1938.

1949: o Fluminense venceu o America por 3 a 2, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo do Vasco, em São Januário. Os gols da vitória tricolor foram assinalados no segundo tempo, por Orlando Pingo de Ouro (dois, um de pênalti) e Rodrigues Tatu. No fim, o clube rubro descontou com dois gols de Maneco. Com o resultado, o Fluminense manteve-se na vice-liderança da competição, a três pontos do líder Vasco.

1950: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Canto do Rio, com gols de Róbson e Silas (três).

1961: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, de virada. Os donos da casa abriram o marcador com Saulzinho, de cabeça, aos 43 do primeiro tempo. Os tricolores conseguiram a virada na etapa complementar, através de gols de Paulinho Omena, aos 15, e Jaburu, aos 30. O gol de Paulinho Omena foi incrível, pois o atacante tricolor estava sem ângulo, mas conseguiu um chute com efeito incrível, do ponto de interseção entre a linha de fundo e a risca da grande área: a bola cruzou a área, venceu o goleiro Miguel, bateu na trave oposta e entrou.

1972: com dois gols do ponteiro Lula, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 2 a 1, diante de 27.080 pagantes no Arruda, no Recife, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O meio-campista Erb descontou para os anfitriões.

1983: em jogo da quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Americano de Campos, no Maracanã. O gol tricolor foi do zagueiro Ricardo Gomes, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final. O Tricolor se sagraria campeão graças a um outro gol aos 45 do segundo tempo... (vide 11 de dezembro).

1988: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Cruzeiro, no Estádio do Maracanã. O gol da vitória tricolor foi de Paulinho Andreolli, aos 10 minutos do primeiro tempo. Foi o quinto triunfo seguido do Fluminense na competição.

1995: o Fluminense garantiu sua classificação à fase semifinal do Campeonato Brasileiro, ao empatar em 0 a 0 com o Atlético Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. A vaga foi obtida porque o Fluminense terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, com 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, superando o Internacional no critério do saldo de gols. Fluminense e Cruzeiro (vencedor do Grupo A) enfrentariam nas semifinais os vencedores da segunda fase (que seriam Santos e Botafogo).

2002: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Paraná Clube. O Tricolor abriu 2 a 0 com dois gols do centroavante Romário, mas deixou os visitantes empatarem, com gols de Márcio Nobre e Alexandre Oliveira. A vitória do Fluminense foi sacramentada com o gol salvador de Magno Alves, aos 36 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Said Paulo Arges (1905), meia-atacante com 8 gols marcados em 14 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1933. Said foi um dos primeiros atletas profissionais do Fluminense, que na época liderava o movimento pela profissionalização do futebol carioca.

Waldyr Pereira, o Didi (1928), lendário craque brasileiro, campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962 com a Seleção Brasileira. Didi liderou o meio-campo do Fluminense entre 1949 e 1956, tendo conquistado o Campeonato Carioca de 1951 e o Mundial de Clubes de 1952 (Copa Rio). Totalizou 95 gols marcados em 297 partidas pelo Fluminense. O "Príncipe Etíope de Rancho", alcunha que ganhou de Nelson Rodrigues, será sempre lembrado como o inventor do chute de "folha-seca", em que a bola ganha efeitos e vira curvas imprevisíveis. Foi também o autor do primeiro gol da história do Maracanã (vide 17 de junho).
Após a brilhante carreira de atleta, Didi tornou-se treinador, e assumiu o comando técnico do Fluminense no período da Máquina Tricolor, entre 1975 e 1976, ratificando sua enorme identificação com as três cores que traduzem tradição. Conquistou como treinador o Campeonato Carioca de 1975 e o Torneio de Viña del Mar de 1976.


Alberto Pacheco Frazão Pereira (1935), goleiro com 25 partidas pelo Fluminense entre 1956 e 1958, campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

Carlos Édson Paiva Damasceno, o Édson Cimento (1954), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1982.

Alexander Viveros Sánchez (1977), meio-campista colombiano que jogou no Fluminense na temporada de 2001, ano em que teve nove atuações pelo clube, no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil.

Uendel Pereira Gonçalves (1988), lateral-esquerdo que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2008, tendo atuado em três partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano.

PCFilho

Um comentário:

  1. Matéria do Jornal dos Sports sobre a vitória de 08/10/1961: http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/8101

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.