sábado, 28 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 28 de outubro


1923: o Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, maior do país, sediou a decisão do primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. Na partida, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 0 para a Seleção Paulista, que se sagrou campeã. Os gols foram de Tatu (três) e Feitiço. Com três tricolores, os cariocas jogaram assim: Nelson [Vasco]; Alemão [Botafogo] e Palamone [Botafogo]; Nesi [São Cristóvão], Seabra [Flamengo] e Fortes [Fluminense]; Zezé [Fluminense], Coelho [Fluminense], Nonô [Flamengo], Nilo [Botafogo] e Moderato [Flamengo].

1928: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca estreou com vitória no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais: 3 a 0 sobre a Seleção Capixaba, gols de Russinho (dois) e Paschoal. Com o trio de médios do Fluminense, os cariocas jogaram com a seguinte escalação: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hespanhol [Vasco]; Nascimento [Fluminense], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Nilo [Botafogo], Russinho [Vasco], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Sant'Anna [Vasco]. Nas semanas seguintes, a Seleção Carioca conquistaria o Campeonato Brasileiro.

1934: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca estreou com vitória no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais: 3 a 1 sobre a Seleção Mineira. Os gols foram de Nena (dois) e Sobral para o Distrito Federal, e de Alfredo para Minas Gerais. Os cariocas atuaram com a seguinte formação: Rey [Vasco]; Domingos da Guia [Vasco] e Zé Luiz [São Cristóvão]; Agrícola [São Cristóvão], Fausto [Vasco] e Afonsinho [Flamengo]; Sobral [Bangu], Russo [Fluminense], Gradim [Vasco], Nena [Vasco] e Jarbas [Flamengo].

1936: em uma partida muito conturbada, válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras lotado, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1. O Tricolor abriu o placar aos 15 do primeiro tempo, com um gol de Lara, após escanteio cobrado pelo estreante Mendes. Aos 25, aconteceu a primeira confusão, com o árbitro Lippe Pereira Peixoto expulsando o rubro-negro Fausto, que se recusou a sair do campo. Durante a paralisação de quinze minutos, Fausto foi substituído por Jocelino, mesmo após ter sido expulso (!). No recomeço, Mendes marcou o segundo gol tricolor, e nova confusão se estabeleceu, pois os atletas rubro-negros agrediram o árbitro. Yustrich, Domingos da Guia e Otto foram expulsos, e os jogadores do Flamengo se sentaram no gramado até o final do primeiro tempo. No intervalo, as três últimas expulsões foram canceladas, exigência do Flamengo para retornar ao gramado. No início da segunda etapa, Ladislau descontou para os rubro-negros, de falta. Logo depois, houve nova paralisação, porque o árbitro Lippe Pereira Peixoto saiu machucado, e acabou substituído por Roberto Porto. Nos minutos restantes, não houve mais gols, e o Fluminense venceu mesmo por 2 a 1. Apesar de todas as irregularidades da arbitragem, o resultado foi homologado pela Liga. Com seis vitórias, um empate e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro - a final seria contra o próprio Flamengo, em dezembro.
O Jornal dos Sports noticiou a "sentada" dos jogadores do Flamengo.

1941: em partida válida pelo Torneio Oscar Cox, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Canto do Rio por 8 a 3, graças aos gols de Russo (quatro), Romeu Pellicciari, Tim, Rongo e Carreiro. O Tricolor conquistaria o Torneio Extra em homenagem ao fundador do clube, Oscar Cox.

1944: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 4 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Scila (dois), Magnones e Pedro Amorim.

1956: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, com quatro gols do centroavante Waldo.

1987: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense venceu o Internacional por 1 a 0, gol do centroavante Washington, aos cinco minutos do segundo tempo, de cabeça.

1992: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Ítalo del Cima, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Campo Grande, graças aos gols de Ézio e Julinho (de falta).

2010: em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, com dois gols do craque argentino Darío Conca. Com 57 pontos ganhos em 32 jogos (16 vitórias, 9 empates e 7 derrotas), o Fluminense liderava, com saldo de gols maior que o do Cruzeiro. Até o fim do ano, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
A classificação do Brasileirão 2010 após a 32ª rodada.

2015: na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, no Allianz Parque, em São Paulo, o Fluminense perdeu para o Palmeiras por 2 a 1 (Lucas Barrios fez os dois gols dos paulistas, e Fred marcou o gol tricolor, em assistência de Gérson). Assim como no jogo de ida (vide 21 de outubro), o Fluminense foi prejudicado pela arbitragem: desta vez, foi Anderson Daronco que fabricou um pênalti para o Palmeiras. Diego Cavalieri chegou a defender a cobrança de Zé Roberto, mas sofreu o gol no rebote. Devido aos benefícios grosseiros das duas arbitragens, o Palmeiras conseguiu levar a definição da vaga para a disputa de pênaltis, a qual acabou vencendo por 4 a 1. Os torcedores do Fluminense presentes no estádio aplaudiram a luta dos atletas tricolores, que nunca desistiram, mesmo jogando contra doze homens.

****

Aniversariantes do dia:

Eledir Mazza (1935), zagueiro que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1957 e 1958.

Edson Luiz de Carvalho, o Edson Borracha (1941), goleiro que atuou no Fluminense entre 1960 e 1966. Participou da conquista do Torneio Pará-Guanabara em 1966.

Diogo Fernandes de Souza (1978), goleiro que integrou o plantel profissional do Fluminense entre 1998 e 2001. Conquistou a Copa Rio de Janeiro em 1998 e a Série C do Campeonato Brasileiro em 1999.

PCFilho

4 comentários:

  1. Na verdade o Estádio de Laranjeiras era o ÚNICO estádio da América Latina, pois os outros locais de jogos eram CAMPOS, estruturas menos complexas, em geral gramados cercados por estruturas de madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você tem razão. O Estádio do Fluminense foi o primeiro a merecer esse nome na América do Sul. Foi uma obra monumental, que infelizmente não foi preservada ao longo das décadas. O berço do futebol brasileiro merecia mais cuidado...

      Excluir
  2. O segundo seria São Januário e o terceiro, apontado com o primeiro da América hispânica na Argentina, seria o estádio do C.A. Independiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pioneirismo é o traço que marca os clubes verdadeiramente tradicionais. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.