segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 23 de outubro


1905: no dia seguinte à goleada sobre o Botafogo (vide 22 de outubro), o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Football & Athletic, gol de Emile Etchegaray, em novo amistoso no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras).

1906: o sócio do Fluminense Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo bem-sucedido do 14-Bis. No campo de Bagatelle, em Paris, o Oiseau de Proie II percorreu sessenta metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, diante de cerca de mil espectadores, dentre os quais a comissão oficial do Aéro-Club de France. O pouso brusco danificou as rodas do 14-Bis, que ainda não era totalmente controlável. Nas semanas seguintes, Santos Dumont implementaria melhorias na aeronave, e faria um voo mais longo (vide 12 de novembro).

1921: em sua última partida no Campeonato Sul-Americano, no Estádio do Barracas, em Buenos Aires, a Seleção Brasileira perdeu para o Uruguai por 2 a 1, mas ainda assim terminaria como vice-campeã, com maior goal-average que o próprio Uruguai e o Paraguai. Com três jogadores tricolores, Seleção atuou assim: Kuntz [Flamengo]; Barata [America] e Telefone [Flamengo]; Laís [Fluminense], Alfredinho [Botafogo] e Dino [Flamengo]; Frederico [Bangu], Zezé [Fluminense], Candiota [Flamengo], Machado [Fluminense] e Orlando Torres [Flamengo]. O gol da Seleção foi do tricolor Zezé.

1927: em jogo válido pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 3 da Seleção Mineira. Com três jogadores tricolores, os cariocas atuaram assim: Amado [Flamengo]; Itália [Vasco] e Hélcio [Flamengo]; Nesi [Vasco], Floriano [Fluminense] e Fortes [Fluminense] (Walter [America]); Paschoal [Vasco], Russinho [Vasco], Alfredinho [Fluminense], Nilo [Botafogo] e Moderato [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Alfredinho, Nilo (três) e Russinho. Na preliminar, a Seleção Baiana venceu a Paranaense por 3 a 2. No mesmo dia, o Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, sediou os outros dois jogos das quartas-de-final: São Paulo 5 x 0 Espírito Santo e Rio Grande do Sul 6 x 0 Pará.

1938: em partida válida pela sétima rodada do turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 3 a 0, gols de Celeste, Tim e Sandro. Com seis vitórias e uma derrota, o timaço do Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1949: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Silas e Rodrigues Tatu (dois, um de falta). Cidinho marcou o gol dos visitantes.

1960: em partida válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Olaria por 2 a 1, de virada, com 7.152 pagantes no Maracanã. No primeiro tempo, Nélson abriu o placar para o Olaria, de pênalti. O Fluminense virou na etapa complementar, com gols de Paulinho Omena (aos 22 minutos) e Maurinho (aos 37).

1968: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bahia. Wilton abriu 2 a 0 para o Fluminense, com gols aos 3 e aos 9 do primeiro tempo. Na etapa final, Moraes descontou para o Bahia aos 13, e Nélio marcou o terceiro gol tricolor aos 22, cobrando pênalti.

1983: em partida válida pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Bangu, no Maracanã. O gol do Bangu foi do endiabrado ponta Marinho, aos 24 minutos do segundo tempo. Quatro minutos depois, José Roberto Wright expulsou o tricolor Assis e o bangüense Mococa. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o próprio Bangu e o Flamengo, para se sagrar campeão.
Flagrante do jogo entre Fluminense e Bangu, em 23 de outubro de 1983.

1986: em jogo pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Vitória, gol do zagueiro Ricardo Gomes, de cabeça, aos 39 minutos do segundo tempo.

1993: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1, graças a dois gols do atacante Nílson, ainda no primeiro tempo. Os anfitriões descontaram com Valdir Benedito, de pênalti, na etapa final.

1999: em amistoso no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Tupynambás, graças aos gols de Arinélson, Magno Alves e Marco Brito.

2017: a torcida do Fluminense foi homenageada pela FIFA, em sua cerimônia de premiação dos melhores do ano, em Londres, por conta dos tributos prestados ao treinador Abel Braga, na semana do trágico falecimento de seu filho.
Imagem do canal de TV por assinatura Sportv.

****

Aniversariantes do dia:

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940), o maior craque da história do futebol, único atleta a ter conquistado três Copas do Mundo até hoje. Pelé atuou uma vez pelo Fluminense, contra o Racca Rovers, da Nigéria, no dia 26 de abril de 1978. Contra o Fluminense, Pelé jogou 13 vezes: 11 jogos pelo Santos (3 vitórias do Fluminense, 3 empates e 5 vitórias do Santos, com 5 gols dele), 1 jogo-treino pela Seleção Brasileira (vitória da Seleção, com 1 gol dele) e 1 amistoso pela Seleção da Nigéria (vitória do Fluminense).
Edevaldo, Pelé, Rubens Galaxe e o árbitro da partida contra o Racca Rovers.

Jairo do Nascimento (1946), goleiro com 17 atuações pelo Fluminense entre 1969 e 1971. Participou de jogos nas campanhas vitoriosas do Campeonato Brasileiro de 1970 e da Taça Guanabara de 1971. Posteriormente, fez sucesso no Coritiba, clube em que se tornou ídolo.
O goleiro Jairo, com a camisa do Coritiba.

Leonardo da Silva Moura (1978), lateral-direito com 2 gols marcados em 60 partidas pelo Fluminense, durante a temporada de 2004.
Léo Moura, um dos poucos jogadores que atuaram pelos quatro grandes do Rio.

Rodolfo Dantas Bispo (1982), zagueiro revelado pelo Fluminense, com 11 gols marcados em 97 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2002 e 2004. Especializado em cobranças de falta, marcou cinco gols desta maneira. Foi campeão Carioca em 2002.
Rodolfo em treino do Fluminense.

Fábio Henrique Tavares, o Fabinho (1993), lateral-direito revelado pelo Fluminense. Chegou a ser relacionado para uma partida do time profissional, no Campeonato Brasileiro de 2012 (Corinthians 0 x 1 Fluminense), mas não entrou em campo. Foi negociado com o Rio Ave, de Portugal, clube que, um mês depois, o vendeu para o Real Madrid, da Espanha. Em 2013, transferiu-se para o Mônaco, onde atua até hoje. Fabinho já teve algumas convocações para a Seleção Brasileira (vide A história do lateral-direito Fabinho).
Fabinho com a camisa tricolor (foto: Nelson Perez/FFC).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.