1936: no estadinho da rua Campos Sales, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, em partida válida pela terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. Os gols aconteceram no primeiro tempo do jogo: Raul abriu o placar para os tricolores, e Lindo empatou para os rubros. Com duas vitórias e um empate, o forte time do Fluminense começava a campanha do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro, de 1936 a 1938.
1942: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio Aniceto Moscoso (rua Conselheiro Galvão), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira. Os gols foram de Rubem (contra, abrindo o placar para o Fluminense, aos quatro minutos), Isaías (empatando para o Madureira, aos 22 do segundo tempo) e Carreiro (fechando o marcador, aos 33 da etapa final).
1953: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 0, gols de Marinho, Didi e Quincas.
1959: em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, perante 65.260 presentes (59.274 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, graças aos gols de Telê e Escurinho, ambos no segundo tempo. O Fluminense passou a somar nove vitórias, um empate e uma derrota, na sequência da espetacular campanha que terminaria com a conquista de mais uma taça.
1964: em partida válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Madureira. O gol tricolor foi de Joaquinzinho, com Batata marcando para o clube suburbano. Com onze vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista de mais um título estadual, em decisão contra o Bangu, em dezembro.
1978: em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, com gols de Nunes (quatro) e Fumanchu.
1984: na segunda partida do Torneio de Seul, o Fluminense ganhou por 3 a 0 da Seleção Olímpica da Coréia do Sul, no Estádio Nacional de Seul, com gols de Washington, Romerito e Aldo. Dois dias depois, o Tricolor conquistaria o título ao vencer a Seleção de Camarões (vide 6 de outubro).
1987: em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 49.327 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol do centroavante Washington, aos 12 minutos do primeiro tempo. O paraguaio Romerito quase ampliou com um golaço num belo giro, mas a bola explodiu no travessão, e a vitória tricolor foi mesmo pelo placar mínimo.
2009: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Flamengo, sendo prejudicado pela arbitragem, que deixou de marcar um pênalti claro do goleiro Bruno sobre o zagueiro Digão, quando o placar ainda apontava 0 a 0. Esta seria a única derrota do Fluminense nas 13 últimas rodadas da competição - estava começando a Arrancada Histórica, maior reação já registrada na história do Campeonato Brasileiro, em que o Tricolor conseguiria reverter um rebaixamento praticamente sacramentado.
Assis em ação em um Fla-Flu, disputando espaço com Paulo Cezar Caju. |
PC, muito boa a Série Efemérides. Merece um livro.
ResponderExcluirSugiro uma matéria especial com todos os gols do Waldo, o maior artilheiro tricolor.
Abraços
Muito obrigado pelo prestígio, Rafael. Meu objetivo com as "efemérides" é mesmo publicar um livro após eu terminar as 366 datas do ano (em 30 de abril de 2018, se tudo continuar correndo bem). Vamos ver se consigo algum interessado. :)
ExcluirSobre Waldo, ele de fato merece todas as homenagens. Sugiro que você adquira o livro do meu amigo Valterson Botelho, uma biografia completa dele, publicada em 2012, que vem com um CD com alguns gols dele em vídeo. Foi um trabalho excepcional.
Abraços!
PC