domingo, 29 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 29 de outubro


1918: em um dia muito triste para o Fluminense Football Club, faleceu o atacante inglês Archibald French, vítima da terrível epidemia de gripe espanhola que assolava a cidade do Rio de Janeiro. Contratado junto ao Bangu em março, Archie vinha sendo peça importante no time que estava muito próximo de garantir o bicampeonato Carioca (faltando duas rodadas, a competição estava suspensa, devido exatamente à epidemia, mas o Fluminense já era virtualmente campeão). Oficialmente, seriam registradas 14.348 mortes pela gripe no Rio de Janeiro, das quais 24 de sócios do Fluminense. Em 8 de dezembro, o time tricolor confirmaria o bicampeonato, e dedicaria a conquista a Archibald French. Em 9 de dezembro, o clube mandaria rezar uma missa por seus sócios falecidos.

1922: na Chácara da Floresta (campo da Associação Atlética das Palmeiras), em São Paulo, a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 3 a 1 e conquistou a Taça Rodrigues Alves. O ponta Zezé foi o representante do Fluminense na Seleção nesta partida.

1947: em jogo do returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do America, graças aos gols de Juvenal (três) e Pinhegas. No mesmo dia, a Câmara dos Vereadores do Distrito Federal aprovou, por 28 votos a 6, o projeto de construção do Estádio Municipal do Rio de Janeiro, o Maracanã. O projeto teve como autores os arquitetos Antônio Augusto Dias Carneiro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Paiva e Rafael Galvão. O novo estádio seria a sede principal da Copa do Mundo de 1950, e passaria a ser a casa do Fluminense dali em diante.

1966: em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, numa noite chuvosa no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, graças ao gol de Lula, em cobrança de falta de longa distância, aos 15 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Fluminense garantiu a segunda posição do turno, e recebeu uma taça do primeiro-ministro da Bélgica, senhor Paul Vanden Boeynants - que garantiu ser um torcedor do clube.

1972: em jogo disputado no Maracanã, diante de 40.876 pagantes, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Flamengo, gol de Gérson, aos 13 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta que desviou na perna do zagueiro paraguaio Reyes. Este foi o primeiro gol do craque Gérson com a camisa do Fluminense, seu clube do coração.
Gérson em ação no Fla-Flu: ele marcou o gol da vitória tricolor
(foto: Jornal do Brasil).

1980: na primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Americano de Campos. O gol tricolor foi anotado por Zezé, de falta. O Fluminense já estava garantido na final, porque havia derrotado o Vasco na decisão do primeiro turno (vide 26 de outubro).

1997: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Criciúma, gols de Yan e Paulinho McLaren.

1998: em partida válida pela Copa Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Émerson, aos 43 do segundo tempo. Com um time de garotos, o Fluminense conquistaria o título da competição, iniciando a reconstrução após a queda para a Série C.

2009: em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, graças aos gols de Fred (de pênalti) e Darío Conca (Diego Tardelli descontou para os visitantes). O lateral-direito Mariano teve ótima atuação, tendo sido o melhor em campo. A partida, numa chuvosa noite de quinta-feira, levou 13.392 presentes (12.037 pagantes) ao estádio. A situação do Fluminense continuava complicada: faltando seis rodadas, o clube permanecia na última posição, cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Porém, estava começando a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro...
A classificação do Brasileirão 2009 após a 32ª rodada.

2011: em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Ceará, graças a dois gols de Rafael Sobis. Em treze jogos no segundo turno, o Fluminense tinha nove vitórias, um empate e três derrotas - o time seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria somente em terceiro lugar no Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

****

Aniversariantes do dia:

Alexandre Paes Lopes, o Alexandre Lopes (1974), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1999 e 2000. Marcou 4 gols em 54 jogos com a camisa tricolor, e foi campeão da Série C em 1999. 

Isael Maroli de Almeida, o Isael (1975), lateral-direito que jogou no Fluminense em 1998, ano em que disputou 6 partidas no Campeonato Carioca.

Schneider Cordeiro da Silva, o Schneider (1982), lateral-direito que integrou o plantel do Fluminense em 2005, tendo atuado 19 vezes.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.