terça-feira, 10 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 10 de outubro


1902: dezesseis novos sócios foram admitidos no Fluminense, em assembleia do clube. Entre eles, estavam alguns que seriam de suma importância nos anos iniciais do Fluminense: os Gaffrée e os Guinle. O jovem Arnaldo Guinle recebeu a carteira de sócio número 48 - ele seria o presidente mais importante das primeiras décadas, e receberia o título de Patrono do clube em 17 de julho de 1920. Com os vinte fundadores de 21 de julho e os vinte que entraram em 1º de agosto, o Fluminense passou a ter 56 sócios.

1909: o Mangueira não compareceu ao campo da rua Guanabara para enfrentar o Fluminense pela última rodada do Campeonato Carioca, resultando em um W.O. a favor do Tricolor (que já havia garantido o título em 26 de setembro). Em substituição, foi disputado um amistoso, em que o Fluminense venceu a equipe da tripulação do navio cruzador inglês HMS Amethyst, por 3 a 1. O Fluminense jogou com: Waterman; Victor Etchegaray e Ernesto Paranhos; Nestor Macedo, Mutzembecker e Luiz Maia; Waymar, Buchan, Hargreaves, Emile Etchegaray e Armínio Motta. Os gols da partida foram de Hargreaves (Flu 1 a 0), Phillips (empate do HMS Amethyst, ainda na etapa inicial), Emile Etchegaray (Flu 2 a 1, já no segundo tempo) e Buchan (Flu 3 a 1). A torcida em Laranjeiras apreciou a vitória contra os gringos, melhor forma de celebrar a conquista do tetracampeonato.

1937: em partida válida pela segunda rodada do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Preguinho e Orlandinho. Esta foi a segunda vitória tricolor, no início da campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro. Foi também o último gol do lendário Preguinho em partida válida por competição. Preguinho, que atuou como centroavante nas duas partidas iniciais do Campeonato, só voltaria a atuar pelo time principal mais duas vezes, uma em 1938 e uma em 1939.

1943: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Bonsucesso por 6 a 1. Os gols tricolores foram de Russo (dois, um de pênalti), Tim (dois), Maracaí e Carreiro.

1948: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Madureira, gol de Orlando Pingo de Ouro, aos sete minutos do segundo tempo.

1956: em amistoso, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a Seleção Carioca ganhou por 4 a 1 da Seleção Mineira. Dois atletas tricolores jogaram: o goleiro Castilho e o zagueiro Pinheiro. Os gols cariocas foram de Índio (dois), Sabará e Didi (que havia se transferido do Fluminense para o Botafogo no primeiro semestre).

1965: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o America por 5 a 3, graças aos gols de Eliseu, Amorim (contra), Amoroso e Gílson Nunes (dois, um de pênalti). O goleiro tricolor Edson Borracha defendeu um pênalti cobrado por Leônidas, espalmando a bola para escanteio.

1971: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 77.366 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou do Flamengo por 1 a 0, gol de Jeremias, aos 29 minutos do segundo tempo. O melhor em campo foi o goleiro tricolor Jorge Vitório, que impediu vários gols rubro-negros (na única bola que deixou passar, Denílson salvou em cima da linha). O resultado quebrou uma sequência do Flamengo, de oito jogos sem derrota.

1981: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu por 4 a 0 o Campo Grande, gols de Gilberto e Cláudio Adão (três).

1998: na estreia na Copa Rio de Janeiro, na avenida Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 1, gols de Roger Flores (dois, um de pênalti), Roberto Brum e Marco Brito (de pênalti). Com um time de garotos, o Tricolor conquistaria o título da competição, iniciando a reconstrução após a queda para a Série C.

2001: a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou o tombamento provisório da sede do Fluminense, em Laranjeiras, impedindo alterações que desfigurem seu conjunto arquitetônico e esportivo.

2009: em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Bruno José Daniel, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Santo André, graças aos gols de Alan e Fred, que retornou ao time após longo período lesionado e marcou de pênalti. Faltando nove rodadas para o fim da competição, o Fluminense ainda estava na última colocação, seis pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Estava começando a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro.
A desesperadora situação do Fluminense após a 29ª rodada do Brasileirão 2009.

2010: em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Com 52 pontos ganhos em 29 jogos (15 vitórias, 7 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava na vice-liderança da competição, tendo sido ultrapassado pelo próprio Cruzeiro. Nas nove rodadas finais, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
Classificação do Brasileirão 2010 após a 29ª rodada.

2012: em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bahia, gols de Bruno e Rafael Sobis, ambos no segundo tempo. O Tricolor acumulava 65 pontos na tabela de classificação, com 19 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, liderando com folga e seguindo firme para conquistar o quarto Brasileirão de sua história.
Classificação do Brasileirão 2012 após a 29ª rodada.

PCFilho

Um comentário:

  1. Observação: desde que iniciei a série das efemérides (em 1º de maio), esta foi a segunda data em que não encontrei nenhum aniversariante.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.