segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Desde 1997, quando a população foi desarmada, um milhão de brasileiros foram assassinados

Dados oficiais de homicídios anuais no Brasil (1997 - 2016).

No ano de 2016, o Brasil quebrou seu recorde no número de homicídios: foram 61.619 assassinatos no território nacional, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em média, foram aproximadamente 7 homicídios por hora.

Somando os números oficiais desde 1997, quando foi instituído o Sistema Nacional de Armas, estabelecendo condições praticamente inexequíveis para o registro, a posse e o porte de armas de fogo, o número total de brasileiros assassinados ultrapassou a espantosa marca de um milhão.

O desarmamento da população, vendido como solução para o problema da segurança pública, falhou miseravelmente na tentativa de cumprir esse objetivo (isso para dizer o mínimo - provavelmente, o desarmamento até colaborou para o aumento das estatísticas de crimes violentos).

Neste momento de reflexão, vale lembrar o referendo de 2005, em que a população foi questionada sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição. Na ocasião, apesar da massiva campanha pelo "sim" (que teve até Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso abraçados), o "não" venceu com 59.109.265 votos (a maior votação da história da democracia brasileira). Ainda assim, a vontade da população é ignorada, o Estatuto do Desarmamento segue em vigor, e as estatísticas de crimes violentos continuam aumentando paulatinamente.

Enquanto a população pacífica e ordeira é desarmada, os bandidos adquirem e utilizam verdadeiros arsenais, e vão transformando o país num imenso cemitério. Um milhão de assassinados em vinte anos. Eu conhecia alguns. Você, muito provavelmente, também. Até quando vamos viver (e morrer) assim?

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.