segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 2 de outubro


1927: na abertura do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca goleou a Seleção Cearense por 10 a 0. Com três atletas tricolores, o escrete carioca atuou com: Amado [Flamengo]; Pennaforte [America] e Hélcio [Flamengo]; Benevenuto [Flamengo], Floriano [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Nilo [Botafogo], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Milton [Fluminense]. Os gols foram de Nilo (6), Paschoal (2), Arthur Bahianinho e Oswaldinho. Na preliminar, a Seleção Fluminense* venceu a Seleção Sergipana por 13 a 1.
* a Seleção Fluminense era composta por atletas dos clubes do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói; a Seleção Carioca era composta por atletas dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.

1938: em partida válida pela 4ª rodada do turno do Campeonato Carioca, na avenida Teixeira de Castro, o Fluminense obteve sua quarta vitória na competição: 8 a 0 sobre o Bonsucesso, gols de Tim, Brant, Fogueira (2), Hércules (2) e Bioró (2). O Tricolor iniciava, com 100% de aproveitamento, a campanha do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1940: em jogo beneficente, com ótimo público no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, o "Combinado Platino" derrotou o "Combinado Brasileiro" por 6 a 1. Cinco atletas do Fluminense jogaram: três no time platino e dois no time brasileiro. Os platinos jogaram com: Capuano [Fluminense]; Della Torre [America] e Renganeschi [Bonsucesso]; Figliola [Vasco], Spinelli [Fluminense] (Volante [Flamengo]) e Dacunto [Vasco]; Valido [Flamengo], Juan Carlos [São Cristóvão] (Beressi [Bonsucesso]), Villadoniga [Vasco], González [Vasco] e Cussati [Fluminense]. Os brasileiros atuaram com: Thadeu [America]; Domingos [Flamengo] (Bibi [Botafogo]) e Oswaldo [Flamengo]; Pichim [Flamengo], Zarzur [Vasco] e Affonso [São Cristóvão]; Adilson [Fluminense], Romeu Pellicciari [Fluminense], Paschoal [Botafogo], Perácio [Botafogo] e Patesko [Botafogo]. Os gols foram de Juan Carlos, Villadoniga (2), Beressi, González (2) e Patesko (de pênalti).

1949: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do São Cristóvão. Os gols tricolores foram de Orlando Pingo de Ouro (dois) e Santo Cristo. O segundo gol de Orlando Pingo de Ouro foi de bicicleta.

1955: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 1, gols de Atis (dois) e Telê (dois) para o Fluminense, e Carlinhos para o São Cristóvão.

1966: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Madureira por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Amoroso (dois, um de pênalti) e Denílson, com Caxias (contra) e Morais marcando para o Madureira.

1983: diante de 110.727 pagantes no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Flamengo por 2 a 1, em jogo da terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. Assis abriu o placar para os tricolores aos 19 do primeiro tempo, e Tita virou para os rubro-negros com gols aos 24 e aos 29 da etapa final. Os dois rivais voltariam a se enfrentar no triangular final, quando o Fluminense venceria de maneira dramática, para se sagrar campeão (vide 11 de dezembro).

1984: em sua estreia no Torneio de Seul, o Fluminense empatou em 0 a 0 com a Seleção da Coréia do Sul, no jogo que marcou também a inauguração do Estádio Nacional de Seul (que seria utilizado nos Jogos Olímpicos de 1988). Também participavam do Torneio a Seleção Olímpica da Coréia do Sul e a Seleção de Camarões, equipes que o Fluminense enfrentaria nos dias seguintes (vide 4 de outubro e 6 de outubro).

1985: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 2 a 0, gols de Roberto (contra) e Washington. Após dez partidas na competição, o Fluminense acumulava sete vitórias e três empates, e seguia na briga pela conquista do primeiro turno (Taça Guanabara), que terminaria conseguindo na rodada seguinte (vide 9 de outubro).

1996: na partida de volta da primeira fase da Copa Conmebol, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Guaraní de Asunción. Os gols tricolores foram de Paulo Roberto (de pênalti) e Hugo. O resultado eliminou o Fluminense da competição, devido à derrota por 3 a 1 no jogo de ida, no Paraguai.

2010: em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Prudentão, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio Prudente. O gol tricolor foi de Rodriguinho, aos 33 minutos do primeiro tempo (Willian José empatou para os anfitriões aos 27 da etapa complementar). Com 52 pontos ganhos em 27 jogos (15 vitórias, 7 empates e 5 derrotas), o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Walter Hanna Noronha (1926), ponta-esquerda que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1944.

Abel Verônico da Silva Filho (1941), o ponta-esquerda que fez sucesso no America (de 1961 a 1965) e no Santos (de 1965 a 1971). Abel treinou por alguns meses no Fluminense em 1961, chegando a atuar em uma partida do time reserva, contra o Campo Grande. Quando o elenco tricolor partiu para excursionar na Europa, sem Abel, ele resolveu ir para o America.

José Antônio Libânio (1952), atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1971 e 1973, ano em que fez parte do elenco campeão Carioca.

Francisco Fraga Silva, o Chico Fraga (1954), lateral-esquerdo com 13 partidas pelo Fluminense na temporada de 1980.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.