sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 10 de novembro


1912: no primeiro jogo da excursão ao Rio Grande do Sul, a Seleção Carioca, composta por jogadores de Fluminense, Flamengo, Paysandu, America e Athletico Guanabara, derrotou o Sport Club São Paulo por 4 a 0, em Pelotas.

1935: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, na avenida Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 5 a 3 da Portuguesa da Ilha do Governador, graças aos gols de Hércules (três), Vicentino (de pênalti) e Romeu Pellicciari.

1937: na sequência do turno do Campeonato Carioca, em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 2, graças aos gols de Hércules (três, um de pênalti) e Tim. Com campanha de sete vitórias e uma derrota, o time tricolor, um dos mais brilhantes da história do Fluminense, seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1940: em partida do terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 4 a 2. Os gols tricolores foram anotados por Luis Maria Rongo (dois), Russo e Hércules. Com vinte jogos, o time tricolor somava 14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Faltando quatro partidas para o fim de sua campanha, o Fluminense lutava ponto a ponto com Flamengo e Vasco pela liderança, e terminaria mais uma vez campeão.

1946: na última rodada do Campeonato Carioca mais equilibrado de todos os tempos, o Fluminense venceu o Flamengo por 5 a 2, em pleno Estádio da Gávea, com gols de Rodrigues Tatu (três), Ademir Menezes e Simões (para os anfitriões, marcaram Perácio e Jayme de Almeida). Na outra partida do dia, o Botafogo derrotou o America, e assim os quatro clubes terminaram rigorosamente empatados na ponta, cada um com 26 pontos ganhos. A partir da semana seguinte, os quatro rivais disputariam o Supercampeonato, no qual se enfrentariam novamente, em turno e returno. Em 22 de dezembro, o Tricolor se consagraria, mais uma vez, campeão do Rio de Janeiro.

1968: diante de 105.254 presentes (85.187 pagantes) no Maracanã, em partida em homenagem à Rainha Elizabeth II da Inglaterra, a Seleção Paulista venceu a Seleção Carioca por 3 a 2. O time do Rio de Janeiro, que jogou melhor, atuou assim: Félix [Fluminense]; Moreira [Botafogo], Brito [Vasco], Leônidas [Botafogo] (Luís Alberto [Bangu]) e Eberval [Vasco]; Carlos Roberto [Botafogo] e Gérson [Botafogo] (Jaime [Bangu]); Nado [Vasco] (Wilton [Fluminense]), Jairzinho [Botafogo], Roberto Miranda [Botafogo] (Nei [Vasco]) e Paulo Cézar Caju [Botafogo]. Os gols cariocas foram de Roberto Miranda e Paulo Cézar Caju, e os paulistas foram de Toninho, Pelé e Carlos Alberto Torres.
Foto: a rainha Elizabeth II entrega a taça da partida a Pelé, no Maracanã.

1976: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Guarani. A Máquina Tricolor abriu 4 a 0, com gols de Gil, Doval (dois) e Paulo Cézar Caju, e nos minutos finais os visitantes descontaram com Ziza e Campos. O Fluminense estava próximo de garantir uma vaga na fase semifinal da competição.

1985: em partida válida pela sétima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 3 a 2, após terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0. Os gols tricolores foram de Jandir, Washington e Paulinho. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o Bangu, para se sagrar tricampeão (vide 18 de dezembro).

1995: em jogo da Copa Rio de Janeiro, numa tarde de sexta-feira em Laranjeiras, o time reserva do Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Cristóvão, gols de Arthur (três) e Valdenir. Apesar de a Copa Rio de Janeiro ser uma competição oficial, não atraía a atenção do público - esta partida teve o recorde surreal de somente um torcedor pagante (!).

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Alberto Gonçalves, o Carlinhos (1939), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1965 e 1966. Em 12 jogos com a camisa tricolor, marcou 2 gols, ambos em um amistoso contra o Recreio, de Minas Gerais.

Moacir Fernandes, o Cafuringa (1948), ponta-direita com 26 gols marcados em 336 partidas pelo Fluminense, entre 1967 e 1977. Jogador veloz e extremamente habilidoso, Cafuringa fazia a alegria da torcida com dribles desconcertantes, que entortaram até os zagueiros do poderoso Bayern de Munique tricampeão europeu (vide 10 de junho). Cafuringa é um dos atletas mais vitoriosos da história do Fluminense: participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1970, dos Campeonatos Cariocas de 1969, 1971, 1973 e 1975, das Taças Guanabara de 1969 e 1971, do Torneio Internacional de Verão de 1973, do Torneio de Viña del Mar de 1976, e das Copas Governador Faria Lima e Vale do Paraíba em 1977.
Cafuringa, ídolo tricolor.

Ribamar José Denis, o Ribamar (1962), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1991. Atuou em 29 partidas e marcou um gol, na vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador (vide 11 de setembro).

Arthineu Costa Ribeiro, o Pires (1964), meio-campista com 146 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1990 e 1993. Marcou dois gols com a camisa tricolor, ambos em 1991 (um contra o Cruzeiro e um contra o Vitória). Participou do time semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1991 e da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil de 1992. (Uma entrevista recente com Pires pode ser conferida aqui.)

Faustino Hernán Asprilla Hinestroza, o Asprilla (1969), atacante colombiano com 8 gols em 20 partidas pelo Fluminense, entre os anos 2000 e 2001. Teve algumas atuações excelentes com a camisa tricolor, em especial no Torneio Rio-São Paulo de 2001.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.