domingo, 12 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 12 de novembro


1933: na partida decisiva do primeiro Campeonato Carioca profissional, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 4 a 0 para o Bangu, terminando assim com o vice-campeonato. A escalação do Fluminense para esta partida foi cercada de muita controvérsia. No ano que marcou a transição do amadorismo para o profissionalismo, o regulamento permitia que atletas amadores disputassem até três partidas do campeonato profissional. Como o goleiro Velloso e o craque Preguinho já haviam cumprido suas cotas (ambos jogaram nas vitórias sobre Flamengo, America e Vasco), o Fluminense tentou convencê-los a assinar contratos de profissionais, o que ambos se recusaram a fazer, uma vez que não desejavam receber para defender as cores do clube. Velloso e Preguinho chegaram a aceitar cumprir a suspensão de seis meses que sofreriam caso o clube infringisse o regulamento, mas nem assim o Fluminense aceitou descumprir as regras, preferindo atuar desfalcado de suas principais figuras.

1936: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio do America, na rua Campos Sales, o Fluminense empatou em 0 a 0 com a Portuguesa da Ilha do Governador. Com oito vitórias, dois empates e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1939: em partida do terceiro turno do Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Vasco, em São Januário, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Botafogo, graças aos gols de Pedro Amorim, Moysés e Hércules - os tentos alvinegros foram de Canalli, ambos de pênalti.

1960: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Madureira por 5 a 0, gols de Maurinho (dois), Salvador (contra), Jair Francisco e Pinheiro (de pênalti).

1967: em partida disputada no Maracanã, válida pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bangu, de virada. Jaime abriu o placar para os alvirrubros no primeiro tempo, cobrando falta, mas Samarone (dois) e Cláudio Garcia anotaram os gols tricolores na etapa final. O público presente foi de 35.539 pessoas (25.753 pagantes).
Samarone (10) chuta para marcar o terceiro gol do Flu (foto: Jornal dos Sports).

1970: na sequência do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Maracanã. Mickey marcou o gol tricolor, e Paulo Cézar Caju assinalou o tento alvinegro. Com a campanha de oito vitórias, dois empates e duas derrotas, o Fluminense estava quase garantido no quadrangular final, no qual enfrentaria Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro, para se sagrar campeão brasileiro pela primeira vez.

1975: com dois gols de Rivellino e dois de Manfrini (um de pênalti), o Fluminense derrotou o Nacional de Manaus por 4 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. A Máquina Tricolor estava próxima de obter a classificação à fase semifinal.

1978: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Campo Grande por 3 a 1, em Ítalo del Cima, graças aos gols de Marinho Chagas, Kléber e Doval.

1980: em jogo da quinta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Bangu. Cláudio Adão marcou de pênalti para os tricolores, e Ademir Vicente e Luisão anotaram para os alvirrubros. O Fluminense já havia se classificado para a final, por ter conquistado o primeiro turno da competição (vide 26 de outubro) - seria campeão ao derrotar o Vasco (vide 30 de novembro).

1989: em partida do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo, gols de João Santos e Rinaldo, interrompendo uma sequência de cinco derrotas seguidas. Com campanha irregular, o time tricolor não tinha mais chances na competição. 

2006: em jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Evando, aos 41 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, a equipe tricolor alcançou os 40 pontos ganhos, e manteve-se fora da zona de rebaixamento.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Carlos Nomelini, o Toinzinho (1952), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1979. Marcou dois gols com a camisa tricolor naquele ano.

Benedito de Assis da Silva, o Assis "Carrasco" (1952), mitológico atacante tricolor, autor dos gols dos títulos dos Campeonatos Cariocas de 1983 (vide 11 de dezembro) e 1984 (vide 16 de dezembro). Jogou no Fluminense entre 1983 e 1987, marcando 57 gols em 180 partidas. Conquistou o tricampeonato Carioca em 1983, 1984 e 1985, o Campeonato Brasileiro de 1984, o Torneio de Seul de 1984, a Copa Kirin de 1987 e o Torneio de Paris de 1987. Tratado como ídolo pela torcida tricolor, Assis tem um busto em Laranjeiras, ao lado do parceiro Washington, com quem formou o famoso "Casal 20".
Assis, consagrado, corre para comemorar seu gol, no Fla-Flu de 1983.

PCFilho

5 comentários:

  1. Eu não conhecia esses detalhes sobre a decisão de 1933. Sempre estranhei essa derrota.

    Não sabia que os amadores tinham tantas restrições para atuar nos profissionais. Uma pena, porque Velloso e Preguinho poderiam ter feito a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia os detalhes dessa partida de 1933, antes de realizar a pesquisa para esse post.

      Excluir
    2. Com Velloso e Preguinho, o time amador do Fluminense devia ser melhor que o profissional. 😂

      Excluir
    3. O time amador era melhor mesmo. Tanto que conquistou com facilidade o Campeonato Carioca de Amadores...

      Eu mesmo cheguei a considerar os jogos do time amador de 1933 como partidas do time principal do Fluminense, quando comecei minhas pesquisas. Acabei "apagando-as" dos meus arquivos, para adotar o mesmo critério do próprio Fluminense. Mas o time era de fato muito bom.

      Excluir
    4. A "mania" do Fluminense de cumprir as regras pelo visto vem de longa data.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.