quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Brasileirão 2006-2016: pontuações para 1º, 7º, 8º, 9º e 16º lugares

Quantos pontos são necessários para a conquista do Campeonato Brasileiro? Quantos para garantir uma vaga na Copa Libertadores? E quantos para assegurar a permanência na primeira divisão? Nesta reta final da competição, todas as torcidas estão com as calculadoras nas mãos. Uma tentativa de estimar a pontuação necessária para atingir o objetivo é olhar as tabelas finais dos anos anteriores.

Os campeões, naturalmente, têm pontuações bastante elevadas. O Corinthians parece muito próximo do título de 2017, mas ainda precisa somar mais alguns pontinhos: à exceção do Flamengo de 2009, nenhum clube foi campeão brasileiro nos pontos corridos com menos de 71 pontos. Confiram abaixo as pontuações de cada campeão desde 2006, quando a competição chegou ao formato atual, com 20 clubes:

Para chegar à Copa Libertadores, este ano, o 7º lugar provavelmente será suficiente. A tabela seguinte mostra as pontuações dos sétimos colocados desde 2006:

O 8º colocado tem chances razoáveis de ir também à Copa Libertadores (basta, por exemplo, que o Grêmio conquiste a Copa Libertadores e se mantenha entre os primeiros lugares, junto com o Cruzeiro). Abaixo, as pontuações dos oitavos lugares:

Até o 9º lugar poderá jogar a Copa Libertadores de 2018, numa combinação de Grêmio campeão da Libertadores, Flamengo campeão da Copa Sul-Americana, e Grêmio, Flamengo e Cruzeiro entre os nove primeiros lugares. A tabela a seguir mostra as pontuações dos nonos colocados, desde 2006:

Já  para escapar do descenso, a maioria dos analistas fala do número mágico de 45 pontos, mas nem sempre essa pontuação é suficiente: em 2009, o Coritiba fez os 45 e acabou caindo (o Fluminense escapou com 46). A última tabela mostra as pontuações dos times que alcançaram a 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento:


PCFilho
(matéria sugerida pelo colaborador Bruno Vargas Costa)

3 comentários:

  1. Se o Fluminense ganhasse os 5 jogos que restam, chegaria aos 58 e muito provavelmente beliscaria uma vaga na pré-Libertadores.

    O pior é que os jogos são fáceis. Cruzeiro já de férias, Corinthians apesar de campeão fazendo um péssimo returno, Ponte Preta, Sport e Goianiense fraquinhos.

    Só não vai rolar porque o Fluminense não faz força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a tabela do Fluminense é a mais fácil de todas. Contudo, esse time parece ter dificuldade justamente para derrotar os adversários mais fracos.

      Num cenário com 7, 8 ou 9 vagas, sigo encarando como obrigação o Fluminense ficar com uma delas.

      Excluir
    2. Claro que vaga na Libertadores é obrigação. Times com orçamentos muito menores que o nosso estão à nossa frente (Botafogo e Bahia) ou muito próximos (Chapecoense e Coritiba).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.