terça-feira, 14 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 14 de novembro



1920: em jogo do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu. Os três gols saíram ainda no primeiro tempo: Machado abriu o placar para os tricolores no minuto inicial, Pastor empatou para os alvirrubros aos 36, e Machado assinalou o gol da vitória do Fluminense aos 37.

1937: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol de Hércules., cobrando falta. Com campanha de oito vitórias e uma derrota, o time tricolor, um dos mais brilhantes da história do Fluminense, seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1941: no stand de tiro do Fluminense, no Rio de Janeiro, o atirador Silvino Fernandes Ferreira, atleta do Tricolor, venceu a prova individual de revólver do desafio Brasil x Argentina, também ajudando a equipe nacional a triunfar na prova coletiva. Após dar seus 50 tiros de 50 metros, Silvino marcou 485 pontos, vencendo o adversário portenho Oscar Raúl Bidegain no critério de desempate (12 tiros perfeitos contra 7).

1954: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Olaria, graças aos gols de Javier Ambrois (dois), Róbson e Mílton Bororó.

1959: na sequência da sensacional campanha do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 2 a 1, no Estádio do Maracanã, graças aos gols de Waldo e Telê. A equipe tricolor passou a acumular quatorze vitórias, dois empates e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1970: em jogo amistoso, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do São Paulo, gols de Lula e Flávio (dois). Nas semanas seguintes, o Tricolor retomaria a ótima campanha que culminaria na conquista do maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos.

1976: regida por Paulo Cézar Caju e Rivellino, a Máquina Tricolor deu um show diante de 58.353 pagantes no Maracanã: vitória de 3 a 0 sobre o Vasco, com gols de Carlos Alberto Torres, Dirceu e Doval. De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro, a vitória por diferença superior a dois gols valeu um ponto extra. O Fluminense estava próximo de garantir a classificação à semifinal da competição.
O Jornal dos Sports estampou na manchete: "Flu estraçalhou",

1982: em atuação extraordinária do goleiro tricolor Paulo Victor, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 0, gols de Gilcimar, Amauri e Zezé Gomes, diante de 40.987 pagantes no Maracanã. O clássico foi válido pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

1990: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do São José, gol do zagueiro Alexandre Torres, cobrando pênalti.

1994: em jogo válido pelas quartas-de-final da Copa Rio de Janeiro, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o time reserva do Fluminense eliminou o Bangu com uma vitória por 2 a 1, gols de Rodrigo Carbone e Leonardo (de pênalti), com Jorge Luís descontando para os alvirrubros. Nessa exótica competição da Federação do Rio de Janeiro, os públicos eram sempre baixíssimos: essa partida teve exatos 18 pagantes (um deles tentou fugir do estádio com a única bola do jogo, provocando a paralisação da partida por alguns minutos).

1999: na segunda partida da melhor-de-três das oitavas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Fluminense venceu o Moto Club por 1 a 0, gol de Yan. O Tricolor seguia na jornada rumo ao título e ao retorno à elite do futebol nacional.

2002: com dois gols de Romário, ambos de pênalti, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Portuguesa de São Paulo, no Maracanã, em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro. A vitória tricolor manteve as chances de classificação às quartas-de-final - a vaga seria obtida de maneira dramática, na última rodada, com a vitória sobre a Ponte Preta, por 3 a 2, de virada, em Campinas (vide 17 de novembro).

2010: em partida dramática, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Goiás. Os visitantes abriram o placar com o centroavante Rafael Moura, no primeiro tempo, e o craque Darío Conca empatou para os tricolores, cobrando pênalti, já aos 38 minutos da etapa final. Com o tropeço, o Fluminense foi ultrapassado pelo Corinthians e caiu para a segunda posição na tabela de classificação, com 62 pontos ganhos (campanha de 17 vitórias, 11 empates e 7 derrotas). Nas três rodadas finais, o Tricolor obteria três vitórias, e conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história... (vide 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro).
A classificação do Brasileirão 2010 após a 35ª rodada: Flu vice-líder.

2013: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 30.844 presentes (26.498 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 0, gols de Wagner e Samuel. O jogo foi a estreia do treinador Dorival Júnior, contratado para tentar livrar o Tricolor do rebaixamento nas cinco rodadas finais da competição nacional - o que ele conseguiria, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

****

Aniversariantes do dia:

Álvaro Gonçalves da Rocha, o Álvaro (1913), ponta-direita que integrou o elenco do Fluminense entre os anos de 1933 e 1934. Foi um dos primeiros atletas profissionais do clube.

Jorge Luiz da Silva, o Luiz Fumanchu (1952), ponta-direita capixaba, com 47 gols em 66 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1978 e 1979.


Otacílio José Gomes Lima, o Otacílio (1972), meio-campista que atuou no Fluminense no segundo semestre de 1995, quando participou da campanha semifinalista do Campeonato Brasileiro.

André Luiz Moreira, o André Luiz (1974), cabeça-de-área com três atuações pelo Fluminense no Campeonato Carioca de 2004.

PCFilho

10 comentários:

  1. Que saudade dos tempos em que era rotina estraçalhar o bacalhau...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades desses tempos que eu não vivi...

      Excluir
    2. Era bom demais ir ao Maracanã com a certeza do show. A vitória às vezes até escapava, mas o baile de futebol era garantido.

      Excluir
    3. Com a Máquina Tricolor, era mesmo show garantido. :)

      Excluir
    4. Isso mesmo. Fomos ao Maracanã para o jogo contra o Bayern, que era só bicampeão europeu e base da Seleção da Alemanha Ocidental, sabendo que iríamos esmagar os caras. E esmagamos mesmo. Só não foi uma goleada como essa no Vasco porque o Sepp Maier agarrou até pensamento naquele dia.

      Excluir
    5. 10 de junho de 1975: a data desse outro show inesquecível.

      (vide Efemérides tricolores - 10 de junho)

      Excluir
    6. Cafuringa entortou os zagueiros alemães. Reza a lenda que Beckenbauer teria perguntado ao fim da partida quem era Cafuringa, e por quê aquele demônio não era titular da Seleção Brasileira.

      O repórter teria respondido: Kaiser, ele não é titular nem do Fluminense...

      Excluir
  2. Eu estava nessa vitória de 3 a 0 do Fluminense sobre o Vasco, e foi um show mesmo, nem tanto pelo resultado quanto foi pelo malabarismo dos artistas tricolores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que privilégio deve ter sido, testemunhar uma partida dessas.

      Só o golaço do Dirceu já valeria o ingresso. Mas ainda houve os noventa minutos de magia. :)

      Excluir
    2. Que golaço mesmo do Dirceu. Chutaço de curva no ângulo!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.