quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 8 de novembro


1911: em assembleia geral, o Clube de Regatas do Flamengo aprovou a criação da seção de esportes terrestres, para abrigar os jogadores de futebol que haviam saído do Fluminense, liderados por Alberto Borgerth. Nascia ali o time que viria a ser o maior rival do Fluminense, curiosamente da iniciativa de nove ex-tricolores. Em 7 de julho do ano seguinte, aconteceria o primeiro Fla-Flu, com vitória tricolor.

1936: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio do America, na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 7 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Lara, Raul (dois), Hércules (dois, um de pênalti), Mendes e Sobral. Com oito vitórias, um empate e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1939: na piscina do Fluminense, a nadadora brasileira Maria Emma Hulga Lenk bateu o recorde mundial dos 200 metros peito, com 2 minutos e 56 segundos cravados, quase um segundo abaixo da marca anterior (2:56.9), da holandesa Jopie Waalberg. A marca credenciava Maria Lenk como favorita à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1940, mas infelizmente a eclosão da II Guerra Mundial forçaria o cancelamento do evento.

1941: em jogo da terceira rodada do quarto turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 7 a 2. Os gols tricolores foram de Romeu Pellicciari, Carreiro e Russo (cinco), com Lula e Anito marcando para os visitantes. No dia seguinte, o Flamengo empataria em 1 a 1 com o Vasco, e assim o Fluminense se isolaria na liderança, com 42 pontos ganhos, contra 41 do rival rubro-negro, faltando duas rodadas para o fim da competição. Na penúltima rodada, o Flamengo enfrentaria o Bangu, e o Fluminense jogaria com o Botafogo (vide 16 de novembro); para a última rodada, estava agendado o Fla-Flu, um clássico destinado a entrar para a história (vide 23 de novembro)...

1942: em amistoso disputado em Carangola, município da Zona da Mata de Minas Gerais, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Ipiranga local, gols de Pedro Nunes (dois) e Anito.

1953: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da avenida Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 2 a 1, graças a dois gols do meia-atacante Didi.

1959: em jogo do returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America. O zagueiro Pinheiro, cujo pai falecera havia dois dias, fez questão de jogar, e marcou o gol tricolor na partida, de pênalti. Antes da cobrança, o goleiro Ari, do America, disse: "Meus pêsames, hein?". Pinheiro não disse nada, e converteu o pênalti com uma cobrança violentíssima. Só então desabafou: "Você não esteve comigo antes do jogo? Como é que vem me dar pêsames numa hora destas?". Depois do jogo, ele comentou: "No momento do pênalti, Ari veio a mim para apresentar pêsames. Fiquei descontrolado. Aquilo parecia uma brincadeira. Vinguei-me dele, colocando a pelota na rede. Já pensou se erro?". O Fluminense passou a somar treze vitórias, dois empates e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1964: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bonsucesso, gols de Ubiraci e Amoroso. O Tricolor acumulava treze vitórias, três empates e três derrotas na competição. Fluminense e Bangu brigariam ponto a ponto até a rodada final, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras, com vitória tricolor (vide 16 de dezembro e 20 de dezembro).

1975: em jogo do Campeonato Brasileiro, perante 46.115 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Sport Recife por 3 a 0, gols de Gil, Manfrini e Paulo Cézar Caju. A Máquina Tricolor seguia no caminho para se classificar à fase semifinal da competição.

1978: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do São Cristóvão, com gols de Nunes (três), Vanderlei (contra) e Doval.

1998: em jogo válido pela Copa Rio de Janeiro, na rua Bariri, o Fluminense derrotou o Olaria por 3 a 0, gols de Magno AlvesRoger Flores (de pênalti) e Émerson. Com muitos jovens no time, o Fluminense conquistaria o título da competição, iniciando a reconstrução após a queda para a Série C.

1999: na primeira partida da melhor-de-três das oitavas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Moto Club, diante de aproximadamente 60.000 pessoas no Castelão de São Luís. Sílvio abriu o placar para o clube maranhense, de falta, e Magno Alves empatou para os tricolores. Após uma confusão aos 32 do segundo tempo, três atletas de cada clube foram expulsos, dentre eles o goleiro tricolor Diogo - o próprio Magno Alves tornou-se o novo goleiro improvisado, e garantiu o empate. O Fluminense só não venceu porque o árbitro ignorou dois pênaltis, um em Roger Flores, outro em Júlio César. O Tricolor seguia na jornada rumo ao título e ao retorno à elite do futebol nacional.

2003: em jogo dramático, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Coritiba, de virada. Romário abriu o placar para os tricolores, Marcel e Lima viraram para o Coritiba, e no finalzinho do segundo tempo, mesmo com um atleta a menos (Jadílson havia sido expulso), o Fluminense conseguiu revirar o placar com Alex Oliveira (aos 43) e Romário de novo (aos 48).

2009: diante de uma impressionante multidão de 66.684 presentes (64.194 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 1 a 0, seguindo na já épica Arrancada Histórica, a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante Fred, de cabeça, aos 14 minutos do segundo tempo. Com os três pontos, o Fluminense ultrapassou Náutico e Santo André, mas continuava em situação muito difícil: faltando quatro rodadas, permanecia cinco pontos atrás dos primeiros times fora da zona de rebaixamento (Botafogo e Coritiba). Contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 9 partidas, sendo 4 vitórias consecutivas.
A classificação do Brasileirão 2009 após a 34ª rodada.

****

Aniversariantes do dia:

Epaminondas Silveira de Moura, o Nandinho (1921), atacante baiano com 13 gols marcados em 47 jogos disputados pelo Fluminense, entre as temporadas de 1944 e 1946.

Ademir Marques de Menezes, o Ademir Menezes (1922), um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, que atuou no Fluminense nas temporadas de 1946 e 1947, tendo sido uma das peças-chave na conquista do Supercampeonato Carioca de 1946. Ele anotou 65 gols em 78 jogos pelo Fluminense. A contratação de Ademir foi um pedido do treinador Gentil Cardoso, que disse aos dirigentes tricolores: "Deem-me Ademir, que eu lhes darei o campeonato". Não deu outra: foi dele o gol do título, na decisão contra o Botafogo (vide 22 de dezembro). Ademir foi o grande craque da Seleção Brasileira em sua época, tendo conquistado o Sul-Americano de 1949, o Pan-Americano de 1952 e o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1950, competição da qual foi o artilheiro, com 9 gols marcados.
Ademir Menezes, supercampeão carioca de 1946.

Adhemar da Silva Xatara, o Xatara (1930), lateral-direito mineiro, que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1949 e 1952.

Gonçalo Gonçalves, o Gonçalo (1935), meia-atacante paulista que integrou o plantel do Fluminense entre 1963 e 1965. Marcou um gol com a camisa tricolor, durante a excursão pela Europa em 1963.
Gonçalo treinando em Laranjeiras (foto: Revista do Esporte).

Célia Regina Oliveira Garritano (1950), jogadora de vôlei, campeã diversas vezes pelo Fluminense e pela Seleção Brasileira. Defendendo a camisa tricolor, Célia conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1976 e 1981, e os Campeonatos Cariocas de 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1980, 1982 e 1983.

PCFilho

3 comentários:

  1. Lembro bem deste jogo contra o Coritiba, em 2003. Foi uma vitória santa. Acho que se o Flu perdesse, teria sido rebaixado no fim do campeonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virar de 2 a 1 para 3 a 2, com um homem a menos, e gols aos 43 e aos 48 do segundo tempo... isso é Fluminense! :)

      Excluir
    2. Foi mesmo uma vitória tricolor típica.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.