segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Probabilidades do Brasileirão 2017 após a 36ª rodada



Observação I: as probabilidades de título não estão sendo mais exibidas, porque o Corinthians já garantiu a conquista do Campeonato, após os resultados da 35ª rodada.

Observação II: o Cruzeiro já garantiu sua vaga direta na Copa Libertadores de 2018, ao conquistar a Copa do Brasil. Assim, se o clube mineiro terminar entre os 7 primeiros do Brasileirão, os 7 primeiros colocados da competição garantirão vaga na Copa Libertadores de 2018. Se terminar entre os 5 primeiros, os 5 primeiros colocados da competição garantirão vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018.

Observação III: também podem conquistar vagas diretas na Copa Libertadores de 2018 por outras competições: o Grêmio, que é finalista da Copa Libertadores de 2017; e o Flamengo, que é semifinalista da Copa Sul-Americana de 2017 - os vencedores das duas competições garantem suas vagas, independentemente de suas classificações em seus respectivos campeonatos nacionais.

Instruções para a leitura da tabela:

G4: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 em uma das quatro primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2018;

G7: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 em uma das sete primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2018 ou vaga na pré-Libertadores de 2018 (embora somente os 6 primeiros garantam vaga matematicamente, é muito provável [99,9%] que o Cruzeiro, que já tem vaga garantida, termine entre os 7 primeiros, abrindo mais uma vaga - e ainda que isso não aconteça, há outras possibilidades de G7, como o Grêmio, já finalista, vencer a Copa Libertadores de 2017);

G8: probabilidade de o time de terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 em uma das oito primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2018 ou vaga na pré-Libertadores de 2018, caso 2 dos 8 primeiros colocados já tenham vagas obtidas em outras competições (a Chapecoense tem 10,6% de chances de terminar no G8 - o que lhe garantirá uma vaga na pré-Libertadores de 2018, caso o Cruzeiro também termine no G8, e o Grêmio conquiste a Copa Libertadores de 2017 e também termine no G8 [ou o Flamengo conquiste a Copa Sul-Americana de 2017 e também termine no G8]);

G9: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 em uma das nove primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2018 ou vaga na pré-Libertadores de 2018, caso 3 dos 9 primeiros já tenham vagas obtidas em outras competições (a Chapecoense tem 20,2% de chances de terminar no G9 - o que lhe garantirá uma vaga na pré-Libertadores de 2018, caso Cruzeiro, Grêmio e Flamengo também terminem no G9, o Grêmio vença a Copa Libertadores de 2017 e o Flamengo vença a Copa Sul-Americana de 2017);

SA813: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 entre o 8º e o 13º lugares, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2018, caso a zona de classificação à Copa Libertadores seja G7;

SA914: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 entre o 9º e o 14º lugares, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2018, caso a zona de classificação à Copa Libertadores seja G8;

SA1015: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 entre o 10º e o 15º lugares, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2018, caso a zona de classificação à Copa Libertadores seja G9;

R: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 em uma das quatro últimas posições, sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018.

Os porcentuais obtidos são resultados de milhares de simulações computacionais, que utilizam modelos probabilísticos baseados nos desempenhos de cada clube ao longo da competição. Os cálculos são do engenheiro Ramón Martins.

PCFilho

10 comentários:

  1. O Fluminense (14º, com 46 pontos), tem a sua frente, SPFC (46), Chaprecoense e Atlético-PR (48) e Bahia (49) . Nas próximas rodadas se matam Bahia vs. Chapecoense e São Paulo vs. Bahia. São Paulo e Chapecoense jogam contra o desesperado Coritiba, o SPFC no PR. O Atlético-PR joga contra o desesperado Avaí, que ontem ganhou do Palmeiras, em SC, e contra o Palmeiras, no PR. Enfim , se o FFC ganhar os seus dois jogos, dá para sonhar com o 10º lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Vasco (50p) não ganhar os dois jogos poderemos até chegar à Libertadores!

      Excluir
    2. Eu espero que o Fluminense brigue pelas duas vitórias. Não acho que teremos tanta sorte de ir à Libertadores, mas as vitórias serão importantes para garantir a vaga na Sul-Americana, e também por uma questão de honra mesmo. O habitat do Fluminense nunca foi e nunca será a metade de baixo da tabela.

      Excluir
    3. Não me conformo em ver o Fluminense assim, brigando por migalhas.

      Após essa temporada desastrosa, Pedro Abad deveria renunciar à presidência do clube.

      Excluir
  2. Esses 0,4% de G8 estão até otimistas demais a meu ver. O Fluminense não chega em oitavo nem que a vaca tussa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu asseguro que não há polarização nos cálculos, nem a favor nem contra o Fluminense.

      0,4% é mesmo uma chance ínfima. Equivale à tosse da vaca. ;)

      Excluir
    2. Os 0,4% querem dizer que se o Fluminense nos próximos 250 campeonatos chegar ao término da trigésima sexta rodada com essa probabilidade de G8, em média em apenas 1 campeonato ele irá terminar no G8.

      O valor é ínfimo.

      Excluir
  3. Os cálculos são precisos, mas a luta pelas vitórias precisa ser maior.
    O que não pode é o time entregar os pontos antes da hora, pois se há chance, deve haver luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "LUTEM ATÉ O FIM", já diz a faixa que deveria traduzir o espírito de todo atleta tricolor... :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.