quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 15 de novembro


1914: o Fluminense encerrou sua campanha no Campeonato Carioca com uma derrota por 2 a 1 para o Flamengo, na rua General Severiano, terminando assim na quarta colocação. Os gols do jogo foram de Alberto Borgerth e Riemer para o Flamengo, e de Oswaldo Gomes para o Fluminense. Os rubro-negros, que ainda tinham uma partida para fazer, confirmaram a conquista de seu primeiro campeonato, no dia do seu 19º aniversário.

1917: o Fla-Flu amistoso, no campo da rua Paysandu, terminou empatado em 3 a 3. Os gols tricolores foram de Machado, Moraes e Zezé (de pênalti), enquanto Riemer, James Calvert e Carregal marcaram para os rubro-negros. Nas semanas seguintes, o time tricolor jogaria as cinco rodadas restantes do Campeonato Carioca - e confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1935: o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no amistoso de comemoração do 40º aniversário do co-irmão rubro-negro, realizado no Estádio de Laranjeiras. Hércules e Romeu Pellicciari marcaram os gols tricolores, e Alfredinho fez o rubro-negro. Com a vitória, o Fluminense recebeu as Taças Arnaldo Guinle e Fla x Flu.

1936: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o America. Mamede e Orlandinho marcaram os gols dos visitantes, e Hércules anotou para os tricolores. Com o tropeço, o Fluminense passou a ter oito vitórias, dois empates e duas derrotas, na campanha que terminaria com o primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1942: o Fla-Flu amistoso, em benefício das crianças pobres da cidade, no Estádio de Laranjeiras, terminou empatado em 1 a 1. Pedro Nunes abriu o placar para os tricolores, e Zizinho empatou para os visitantes, que receberam as faixas de campeões cariocas antes do jogo. Apesar de os rubro-negros terem vencido o Campeonato, o retrospecto dos Fla-Flus no ano terminou empatado: uma vitória para cada lado e três empates.

1947: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria, graças aos gols de Ademir Menezes, Pedro Amorim e Juvenal (de falta).

1948: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Olaria por 7 a 2, graças aos gols de Santo Cristo (dois), Rodrigues Tatu (dois, um de pênalti), Orlando Pingo de Ouro, Simões e Cento-e-Nove.

1949: no segundo amistoso no Estádio Governador Punaro Bley, em Vitória, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória (do Espírito Santo), graças aos gols de Carlyle e Orlando Pingo de Ouro.

1953: diante de 100.275 presentes (86.917 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, em partida do returno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Didi e Mirim (contra).

1957: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, perante 24.512 presentes (20.411 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 5 a 0, gols de Waldo (dois), Léo Briglia e Telê (dois).

1961: em jogo amistoso para a inauguração dos refletores do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Vitória (da Bahia), com um gol de Telê, aos 28 minutos do segundo tempo.

1964: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 48.698 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 3 a 0, gols de Gílson Nunes e Amoroso (dois). O Tricolor acumulava quatorze vitórias, três empates e três derrotas na competição. Fluminense e Bangu brigariam ponto a ponto até a rodada final, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras, com vitória tricolor (vide 16 de dezembro e 20 de dezembro).

1977: em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no dia do 82º aniversário do rival. Zezé e Cafuringa abriram 2 a 0 para os tricolores no primeiro tempo, e Zico descontou para os rubro-negros na etapa complementar. Após onze edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda permanecia invicto contra o Flamengo: desde 1967, houve 11 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 8 vitórias tricolores e 3 empates. 

1980: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo, no Maracanã. Os dois gols tricolores foram do centroavante Cláudio Adão, enquanto Mendonça (de pênalti) e João Carlos fizeram para os alvinegros. Após ter vencido o primeiro turno, o Fluminense aguardava seu adversário na decisão do Campeonato - seria o Vasco, e o Tricolor levantaria a taça (vide 30 de novembro).

1984: em partida válida pela oitava rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, no Maracanã. O gol tricolor foi de Leomir, cobrando pênalti, e os do Vasco foram de Marcelo. Os dois clubes se classificariam para o triangular final: o Vasco por vencer o segundo turno, e o Fluminense por cumprir a melhor campanha geral. No duelo seguinte entre os clubes, já pelo triangular, o Fluminense derrotaria o Vasco (vide 9 de dezembro). Depois, venceria também o Flamengo (vide 16 de dezembro), para se sagrar bicampeão do Rio de Janeiro.

2001: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Paraná, gol do zagueiro Régis, de cabeça, aos 13 minutos do segundo tempo. Com 44 pontos ganhos, o Tricolor garantiu sua classificação para as quartas-de-final da competição.

2008: em jogo do Campeonato Brasileiro, diante de 42.023 presentes (40.364 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Portuguesa de São Paulo, de virada, graças aos gols de Washington "Coração Valente", Tartá e Romeu.

2009: em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 55.030 presentes (52.511 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Paranaense, graças aos gols de Fred e Maicon. Seguia em curso a espetacular Arrancada Histórica: contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 11 partidas, sendo 6 vitórias consecutivas. Ainda na zona de rebaixamento, o Fluminense estava a 2 pontos do Botafogo, a 4 do próprio Atlético Paranaense e a 5 do Coritiba e do Vitória (os dois últimos seriam adversários nas rodadas finais).
A classificação do Brasileirão 2009 após a 35ª rodada.

2014: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, gol do volante Edson, de cabeça, aos 29 minutos do segundo tempo.


****

Aniversariante do dia:


Mateus Mário de Felice, o Mateus (1941), atacante que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1964, ano em que fez parte do time que conquistou o Campeonato Carioca.

PCFilho

13 comentários:

  1. Só mesmo as efemérides tricolores do PC, essa viagem no túnel do tempo, pra me fazer lembrar que o Fluminense é um gigante.

    O presente infelizmente não é de um clube grande. Obrigado, Abad. Obrigado, Flusócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos meus objetivos com a publicação das efemérides: demonstrar que o Fluminense é o clube mais importante da história do futebol brasileiro, por seu pioneirismo, por suas glórias, por suas colaborações.

      Quanto ao apequenamento nas últimas gestões, também lamento. Espero que o Fluminense volte logo a ocupar seu lugar de direito, no topo das tabelas.

      Excluir
    2. A grandeza histórica do Fluminense é inigualável. Se não fosse o pioneirismo tricolor, o Brasil não seria o país mais bem-sucedido na história do futebol. Ponto.

      Quem tem alguma dúvida sobre isso, saiba que precisa aprender muito sobre o assunto.

      Excluir
    3. (E um bom lugar pra começar a aprender é justamente essa seção do Jornalheiros!)

      Excluir
  2. Pra ajudar um pouquinho o blogueiro:

    Aniversariantes do dia 16/11:

    Luís Ribeiro Neto, o Lula (1946), ponta-direita que marcou o gol do título do Campeonato Carioca de 1971.

    Joaquim Germano Neto, o Germano (1955), meia que fazia parte do elenco em 1974 e 1975.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16/11/1994: Fluminense 3 x 0 Flamengo no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro! Um gol de Luís Henrique, dois de Ézio matador! Foi muito bom esse Fla-Flu!

      16/11/2011: melhor atuação de Fred pelo Fluminense. 5 a 4 contra o Grêmio no Engenhão, com 4 gols do artilheiro.

      Esses são os que eu lembro! 😂

      Excluir
    2. Pesquisando por aí achei mais esse:

      16/11/1972: Fluminense 2 x 0 Grêmio no Maracanã. Gols do aniversariante Lula e do Silveira de cabeça.

      Essa pesquisa deve dar um baita trabalho. Nem imagino como você consegue achar tanta coisa...

      Excluir
    3. Opa, muito obrigado pela ajuda. Gostei. Quem quiser colaborar, é só comentar aí. Se virar livro um dia, quem ajudar terá o nome nos agradecimentos. :)

      Excluir
    4. Uma ajuda que seria muito bem-vinda é na parte dos aniversários. Eu só tenho confirmados mais ou menos metade dos aniversários dos atletas, treinadores e presidentes. A outra metade, ou eu não tenho, ou tenho fontes que listam datas diferentes. Pra 16/11, por exemplo, algumas fontes citam o Fabiano Eller, mas como outras dizem que é 19/11, não sei qual é a data certa. Isso acontece com uns 100 jogadores. (Pesquisar essas coisas assim é coisa de louco mesmo.)

      Excluir
    5. Fabiano Eller comemora no dia 19. Essa notícia aqui prova:
      https://www.cenariomt.com.br/2015/11/19/Mais-velho-do-grupo-do-Nautico-Eller-ganha-presente-em-aniversario/

      Excluir
    6. Obrigado, Fabiano Eller então entrará no dia 19/11.

      Excluir
  3. De 1967 a 1977, houve 11 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 8 vitórias tricolores e 3 empates.

    Ahhhhhh bons tempos...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.