1914: o Fluminense encerrou sua campanha no Campeonato Carioca com uma derrota por 2 a 1 para o Flamengo, na rua General Severiano, terminando assim na quarta colocação. Os gols do jogo foram de Alberto Borgerth e Riemer para o Flamengo, e de Oswaldo Gomes para o Fluminense. Os rubro-negros, que ainda tinham uma partida para fazer, confirmaram a conquista de seu primeiro campeonato, no dia do seu 19º aniversário.
1917: o Fla-Flu amistoso, no campo da rua Paysandu, terminou empatado em 3 a 3. Os gols tricolores foram de Machado, Moraes e Zezé (de pênalti), enquanto Riemer, James Calvert e Carregal marcaram para os rubro-negros. Nas semanas seguintes, o time tricolor jogaria as cinco rodadas restantes do Campeonato Carioca - e confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1935: o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no amistoso de comemoração do 40º aniversário do co-irmão rubro-negro, realizado no Estádio de Laranjeiras. Hércules e Romeu Pellicciari marcaram os gols tricolores, e Alfredinho fez o rubro-negro. Com a vitória, o Fluminense recebeu as Taças Arnaldo Guinle e Fla x Flu.
1936: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o America. Mamede e Orlandinho marcaram os gols dos visitantes, e Hércules anotou para os tricolores. Com o tropeço, o Fluminense passou a ter oito vitórias, dois empates e duas derrotas, na campanha que terminaria com o primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.
1942: o Fla-Flu amistoso, em benefício das crianças pobres da cidade, no Estádio de Laranjeiras, terminou empatado em 1 a 1. Pedro Nunes abriu o placar para os tricolores, e Zizinho empatou para os visitantes, que receberam as faixas de campeões cariocas antes do jogo. Apesar de os rubro-negros terem vencido o Campeonato, o retrospecto dos Fla-Flus no ano terminou empatado: uma vitória para cada lado e três empates.
1947: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria, graças aos gols de Ademir Menezes, Pedro Amorim e Juvenal (de falta).
1948: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras, pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Olaria por 7 a 2, graças aos gols de Santo Cristo (dois), Rodrigues Tatu (dois, um de pênalti), Orlando Pingo de Ouro, Simões e Cento-e-Nove.
1949: no segundo amistoso no Estádio Governador Punaro Bley, em Vitória, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória (do Espírito Santo), graças aos gols de Carlyle e Orlando Pingo de Ouro.
1953: diante de 100.275 presentes (86.917 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, em partida do returno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Didi e Mirim (contra).
1957: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, perante 24.512 presentes (20.411 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 5 a 0, gols de Waldo (dois), Léo Briglia e Telê (dois).
1961: em jogo amistoso para a inauguração dos refletores do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Vitória (da Bahia), com um gol de Telê, aos 28 minutos do segundo tempo.
1964: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 48.698 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 3 a 0, gols de Gílson Nunes e Amoroso (dois). O Tricolor acumulava quatorze vitórias, três empates e três derrotas na competição. Fluminense e Bangu brigariam ponto a ponto até a rodada final, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras, com vitória tricolor (vide 16 de dezembro e 20 de dezembro).
1977: em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, no dia do 82º aniversário do rival. Zezé e Cafuringa abriram 2 a 0 para os tricolores no primeiro tempo, e Zico descontou para os rubro-negros na etapa complementar. Após onze edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda permanecia invicto contra o Flamengo: desde 1967, houve 11 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 8 vitórias tricolores e 3 empates.
1980: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo, no Maracanã. Os dois gols tricolores foram do centroavante Cláudio Adão, enquanto Mendonça (de pênalti) e João Carlos fizeram para os alvinegros. Após ter vencido o primeiro turno, o Fluminense aguardava seu adversário na decisão do Campeonato - seria o Vasco, e o Tricolor levantaria a taça (vide 30 de novembro).
1984: em partida válida pela oitava rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, no Maracanã. O gol tricolor foi de Leomir, cobrando pênalti, e os do Vasco foram de Marcelo. Os dois clubes se classificariam para o triangular final: o Vasco por vencer o segundo turno, e o Fluminense por cumprir a melhor campanha geral. No duelo seguinte entre os clubes, já pelo triangular, o Fluminense derrotaria o Vasco (vide 9 de dezembro). Depois, venceria também o Flamengo (vide 16 de dezembro), para se sagrar bicampeão do Rio de Janeiro.
2001: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Paraná, gol do zagueiro Régis, de cabeça, aos 13 minutos do segundo tempo. Com 44 pontos ganhos, o Tricolor garantiu sua classificação para as quartas-de-final da competição.
2008: em jogo do Campeonato Brasileiro, diante de 42.023 presentes (40.364 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Portuguesa de São Paulo, de virada, graças aos gols de Washington "Coração Valente", Tartá e Romeu.
2009: em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 55.030 presentes (52.511 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Paranaense, graças aos gols de Fred e Maicon. Seguia em curso a espetacular Arrancada Histórica: contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 11 partidas, sendo 6 vitórias consecutivas. Ainda na zona de rebaixamento, o Fluminense estava a 2 pontos do Botafogo, a 4 do próprio Atlético Paranaense e a 5 do Coritiba e do Vitória (os dois últimos seriam adversários nas rodadas finais).
|
A classificação do Brasileirão 2009 após a 35ª rodada. |
2014: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, gol do volante Edson, de cabeça, aos 29 minutos do segundo tempo.
****
Aniversariante do dia:
Mateus Mário de Felice, o Mateus (1941), atacante que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1964, ano em que fez parte do time que conquistou o Campeonato Carioca.
PCFilho
Só mesmo as efemérides tricolores do PC, essa viagem no túnel do tempo, pra me fazer lembrar que o Fluminense é um gigante.
ResponderExcluirO presente infelizmente não é de um clube grande. Obrigado, Abad. Obrigado, Flusócio.
Esse é um dos meus objetivos com a publicação das efemérides: demonstrar que o Fluminense é o clube mais importante da história do futebol brasileiro, por seu pioneirismo, por suas glórias, por suas colaborações.
ExcluirQuanto ao apequenamento nas últimas gestões, também lamento. Espero que o Fluminense volte logo a ocupar seu lugar de direito, no topo das tabelas.
A grandeza histórica do Fluminense é inigualável. Se não fosse o pioneirismo tricolor, o Brasil não seria o país mais bem-sucedido na história do futebol. Ponto.
ExcluirQuem tem alguma dúvida sobre isso, saiba que precisa aprender muito sobre o assunto.
(E um bom lugar pra começar a aprender é justamente essa seção do Jornalheiros!)
ExcluirPra ajudar um pouquinho o blogueiro:
ResponderExcluirAniversariantes do dia 16/11:
Luís Ribeiro Neto, o Lula (1946), ponta-direita que marcou o gol do título do Campeonato Carioca de 1971.
Joaquim Germano Neto, o Germano (1955), meia que fazia parte do elenco em 1974 e 1975.
16/11/1994: Fluminense 3 x 0 Flamengo no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro! Um gol de Luís Henrique, dois de Ézio matador! Foi muito bom esse Fla-Flu!
Excluir16/11/2011: melhor atuação de Fred pelo Fluminense. 5 a 4 contra o Grêmio no Engenhão, com 4 gols do artilheiro.
Esses são os que eu lembro! 😂
Pesquisando por aí achei mais esse:
Excluir16/11/1972: Fluminense 2 x 0 Grêmio no Maracanã. Gols do aniversariante Lula e do Silveira de cabeça.
Essa pesquisa deve dar um baita trabalho. Nem imagino como você consegue achar tanta coisa...
Opa, muito obrigado pela ajuda. Gostei. Quem quiser colaborar, é só comentar aí. Se virar livro um dia, quem ajudar terá o nome nos agradecimentos. :)
ExcluirUma ajuda que seria muito bem-vinda é na parte dos aniversários. Eu só tenho confirmados mais ou menos metade dos aniversários dos atletas, treinadores e presidentes. A outra metade, ou eu não tenho, ou tenho fontes que listam datas diferentes. Pra 16/11, por exemplo, algumas fontes citam o Fabiano Eller, mas como outras dizem que é 19/11, não sei qual é a data certa. Isso acontece com uns 100 jogadores. (Pesquisar essas coisas assim é coisa de louco mesmo.)
ExcluirFabiano Eller comemora no dia 19. Essa notícia aqui prova:
Excluirhttps://www.cenariomt.com.br/2015/11/19/Mais-velho-do-grupo-do-Nautico-Eller-ganha-presente-em-aniversario/
Obrigado, Fabiano Eller então entrará no dia 19/11.
ExcluirDe 1967 a 1977, houve 11 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 8 vitórias tricolores e 3 empates.
ResponderExcluirAhhhhhh bons tempos...
... em que o Fluminense pensava grande!
Excluir