domingo, 5 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 5 de novembro



1941: em partida do Torneio Oscar Cox, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Bonsucesso por 5 a 1, com um gol de Tim e quatro gols de Russo. Em janeiro, aquele timaço tricolor conquistaria o Torneio Extra em homenagem ao fundador Oscar Cox - um troféu que não poderia mesmo ter um lar melhor que a rua Álvaro Chaves. Antes, ainda em novembro, superaria o Flamengo para levantar o Campeonato Carioca (vide 23 de novembro).

1960: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Canto do Rio, graças aos gols de Escurinho, Jair Francisco (dois) e Pinheiro (de pênalti).

1972: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Machadão, em Natal, o Fluminense derrotou o ABC por 1 a 0, gol de Denílson, aos 30 minutos do segundo tempo.

1982: no segundo amistoso da viagem à Arábia Saudita, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Al-Shabab, treinado pelo ídolo tricolor Didi, no Estádio Príncipe Faisal bin Fahd, em Riad. Os gols do Fluminense foram de Robertinho e Gilcimar.

1988: no Maracanã, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Guarani, ganhando o ponto extra da disputa de pênaltis (5 a 3), e mantendo a campanha invicta (7 vitórias e 4 empates).

1994: em grande exibição, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do forte time do Palmeiras, no Maracanã, quebrando a sequência invicta do adversário no Campeonato Brasileiro. Djair, Wallace e Ézio (dois) marcaram os gols tricolores, nesta grande vitória sobre a melhor equipe do país (que conquistara o Campeonato Brasileiro de 1993 e repetiria a façanha em 1994).

1995: o Fluminense venceu por 2 a 1 o Guarani, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. Rogerinho e Valdeir anotaram os gols tricolores na partida. O Fluminense já estava classificado para a semifinal do Brasileirão, por ter vencido o seu grupo na primeira fase.

2008: na continuação da partida iniciada em 30 de outubro, interrompida aos 16 minutos do primeiro tempo por falta de energia elétrica, o Fluminense manteve a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O meio-campista Arouca havia marcado o gol tricolor, aos 12 minutos da partida, válida pelo Campeonato Brasileiro.

2009: na partida de volta das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, no Estádio Santa Laura, em Santiago, o Fluminense venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, gol de Fred, de cabeça, aos 15 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor classificou-se à semifinal da competição, em que enfrentaria o Cerro Porteño, do Paraguai. Contando jogos do Brasileirão e da Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 8 partidas, sendo 3 vitórias consecutivas.

****

Aniversariantes do dia:

Jayme Terra (1913), ponta-direita que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1936. Também foi jogador do Botafogo.

Geraldo Gonçalves dos Santos Filho, o Geraldão (1955), centroavante que jogou no Fluminense entre 1977 e 1978, com 10 gols marcados em 60 jogos. Participou da conquista da Copa Governador Faria Lima, em 1977.

Fernando da Cruz Luz, o Fernando Cruz (1967), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1989, oriundo do Americano de Campos. Marcou um gol com a camisa tricolor, na vitória sobre o FC Isny, em 16 de julho, durante a excursão pela Europa.

PCFilho

2 comentários:

  1. Fernando Cruz fez um ótimo Campeonato pelo Americano em 1989. Era o craque do time. Chegou a ser cogitada a negociação pra Europa. Depois chegou a jogar no Fluminense, no Bangu e no Flamengo, mas nunca "explodiu". Talento ele tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações adicionais!

      Vi aqui que alguns sites colocam o nome dele como "Luís Fernando da Cruz", mas no registro da CBF está "Fernando da Cruz Luz", como eu coloquei.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.