1941: em partida do Torneio Oscar Cox, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Bonsucesso por 5 a 1, com um gol de Tim e quatro gols de Russo. Em janeiro, aquele timaço tricolor conquistaria o Torneio Extra em homenagem ao fundador Oscar Cox - um troféu que não poderia mesmo ter um lar melhor que a rua Álvaro Chaves. Antes, ainda em novembro, superaria o Flamengo para levantar o Campeonato Carioca (vide 23 de novembro).
1960: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Canto do Rio, graças aos gols de Escurinho, Jair Francisco (dois) e Pinheiro (de pênalti).
1972: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Machadão, em Natal, o Fluminense derrotou o ABC por 1 a 0, gol de Denílson, aos 30 minutos do segundo tempo.
1994: em grande exibição, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do forte time do Palmeiras, no Maracanã, quebrando a sequência invicta do adversário no Campeonato Brasileiro. Djair, Wallace e Ézio (dois) marcaram os gols tricolores, nesta grande vitória sobre a melhor equipe do país (que conquistara o Campeonato Brasileiro de 1993 e repetiria a façanha em 1994).
1995: o Fluminense venceu por 2 a 1 o Guarani, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. Rogerinho e Valdeir anotaram os gols tricolores na partida. O Fluminense já estava classificado para a semifinal do Brasileirão, por ter vencido o seu grupo na primeira fase.
2008: na continuação da partida iniciada em 30 de outubro, interrompida aos 16 minutos do primeiro tempo por falta de energia elétrica, o Fluminense manteve a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O meio-campista Arouca havia marcado o gol tricolor, aos 12 minutos da partida, válida pelo Campeonato Brasileiro.
2009: na partida de volta das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, no Estádio Santa Laura, em Santiago, o Fluminense venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, gol de Fred, de cabeça, aos 15 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor classificou-se à semifinal da competição, em que enfrentaria o Cerro Porteño, do Paraguai. Contando jogos do Brasileirão e da Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a sequência invicta para 8 partidas, sendo 3 vitórias consecutivas.
Aniversariantes do dia:
Jayme Terra (1913), ponta-direita que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1936. Também foi jogador do Botafogo.
Geraldo Gonçalves dos Santos Filho, o Geraldão (1955), centroavante que jogou no Fluminense entre 1977 e 1978, com 10 gols marcados em 60 jogos. Participou da conquista da Copa Governador Faria Lima, em 1977.
Fernando da Cruz Luz, o Fernando Cruz (1967), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1989, oriundo do Americano de Campos. Marcou um gol com a camisa tricolor, na vitória sobre o FC Isny, em 16 de julho, durante a excursão pela Europa.
Fernando Cruz fez um ótimo Campeonato pelo Americano em 1989. Era o craque do time. Chegou a ser cogitada a negociação pra Europa. Depois chegou a jogar no Fluminense, no Bangu e no Flamengo, mas nunca "explodiu". Talento ele tinha.
ResponderExcluirObrigado pelas informações adicionais!
ExcluirVi aqui que alguns sites colocam o nome dele como "Luís Fernando da Cruz", mas no registro da CBF está "Fernando da Cruz Luz", como eu coloquei.