segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 6 de novembro


1938: em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, diante de 27.377 pagantes em São Januário (recorde de público e renda do ano). Sandro anotou para os tricolores, e Gabardinho marcou o gol dos anfitriões. Com seis vitórias, um empate e uma derrota, o timaço do Fluminense encerrou o turno na liderança da competição (que tinha a fórmula de pontos corridos, com turno e returno). O Tricolor manteria a excelente campanha no segundo turno, e conquistaria o tricampeonato do Rio de Janeiro.

1949: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense derrotou o Olaria por 4 a 3, isolando-se na vice-liderança da competição, atrás somente do Vasco. Os gols tricolores foram de Cento-e-Nove e Orlando Pingo de Ouro (três), com Sorriso, Jarbas e Alcino descontando para os anfitriões. O Olaria perdeu um pênalti, que Eliezer chutou para fora ao tentar deslocar o goleiro Castilho.

1955: em partida dramática, válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria. Os gols tricolores foram anotados por Waldo e Átis (dois, o último aos 45 minutos do segundo tempo). Léo e Moacir marcaram os gols do Olaria.

1963: o senhor Sylvio de Magalhães Padilha, ex-atleta do Fluminense, assumiu a presidência do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cargo que ocuparia até 16 de outubro de 1990.

1980: em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense derrotou o Serrano de Petrópolis por 2 a 0, com dois gols do zagueiro Edinho (um de falta). O Tricolor já estava garantido na final, por ter conquistado o primeiro turno da competição (vide 26 de outubro) - seria campeão após uma dramática decisão contra o Vasco (vide 30 de novembro).

1983: em partida válida pela oitava rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Vasco, no Maracanã. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro.

2005: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Figueirense, com gols de Tuta e Alexandre "Acerola" (o primeiro de sua carreira profissional).

2011: em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense venceu o Internacional por 2 a 1. Rafael Moura abriu o placar para os tricolores, Oscar empatou para os colorados, e Rafael Sobis marcou o gol da vitória do Fluminense. Em quatorze jogos no segundo turno, o Fluminense tinha dez vitórias, um empate e três derrotas - o time seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria somente em terceiro lugar no Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

****

Aniversariante do dia:

Ubirajara Barreto de Freitas, o Bira (1934), meia-atacante que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1959. Marcou um gol com a camisa tricolor, no amistoso contra o Paysandu (5 a 2), em 7 de junho. Também atuou no futebol português.

PCFilho

4 comentários:

  1. Alexandre Acerola ainda está jogando profissionalmente. Esteve recentemente na Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei sabendo que ele esteve na "locomotiva grená", depois de rodar por alguns clubes país afora.

      Excluir
  2. Em 2011, se não fosse a venda do Conca e uns tropeços inacreditáveis, teríamos faturado o bicampeonato, e depois seríamos tri em 2012. O time demorou a se reorganizar depois da saída do Conca, mas depois deslanchou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O Fluminense poderia mesmo ter conquistado o tri de 2010 a 2012. Faltou pouco em 2011. Se não fosse a venda do Conca, provavelmente teríamos vencido.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.