quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 16 de novembro



1919: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo do Jardim Zoológico, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Villa Isabel, graças a dois gols do meia-atacante Zezé. Com doze vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição, dois pontos à frente do vice-líder Flamengo. O timaço tricolor venceria todas as partidas seguintes, até garantir o tricampeonato, no duelo contra o rival rubro-negro (vide 21 de dezembro).

1941: em jogo válido pela quarta rodada do quarto turno - a penúltima do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1. Os gols do Fluminense foram de Pedro Amorim e Romeu Pellicciari, e o tento do Botafogo foi de Heleno de Freitas. Faltando apenas uma rodada, o Fluminense seguia na liderança, com 44 pontos ganhos, contra 43 do Flamengo. Para a última rodada, estava agendado o Fla-Flu, o clássico que valeria o Campeonato, no campo dos rubro-negros - um jogo destinado a entrar para a história... (vide 23 de novembro).

1946: na primeira rodada do Supercampeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. O gol tricolor na partida foi de Ademir Menezes, e o rubro-negro de Perácio. O Botafogo começou o Super na liderança, pois vencera o America por 1 a 0, na véspera. Os quatro clubes disputariam o título em turno e returno, após terminarem empatados em pontos ganhos, no Campeonato Carioca mais equilibrado da história. Na segunda rodada, o Fluminense enfrentaria o America, e o Botafogo pegaria o Flamengo (vide 24 de novembro).

1952: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bonsucesso, no Estádio do Maracanã. Os gols dos campeões mundiais foram anotados por Didi, Telê e Orlando Pingo de Ouro.

1960: na partida de volta da semifinal da Taça Brasil, diante de 50.000 pessoas no Maracanã, o Fluminense perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, devido a um gol de Humberto nos instantes finais, e assim foi eliminado. O Palmeiras golearia o Fortaleza na final, e se sagraria campeão da competição, que confrontava os campeões estaduais do ano anterior, e valia vaga na Copa Libertadores.

1972: o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Grêmio, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor foram do aniversariante Lula e do zagueiro Silveira (de cabeça), ambos no segundo tempo do jogo.

1974: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0, gol do lateral-esquerdo Marco Antônio, aos quatro minutos do segundo tempo.

1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Madureira, com gols de Luiz Fumanchu (dois) e Doval (dois).

1994: o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, com um gol de Luís Henrique e dois de Ézio (um de pênalti). Este foi o segundo jogo e a segunda vitória tricolor em uma sequência de sete Fla-Flus sem derrota, entre 8 de maio de 1994 e 18 de outubro de 1995.

1999: na terceira partida das oitavas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Moto Club, no Maracanã, e garantiu sua classificação para as quartas-de-final. Os gols foram de Paulo César (de falta) e Magno Alves. Na jornada rumo ao título e ao retorno à elite do futebol nacional, o próximo adversário seria o Americano de Campos, valendo uma vaga no quadrangular final.

2000: na sequência da ótima campanha no Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense venceu o Coritiba por 2 a 0, no Estádio do Maracanã, gols de Fernando Diniz e Magno Alves. Cumprindo ótima campanha, o Tricolor já estava garantido na fase mata-mata da competição, consolidando seu retorno à elite do futebol brasileiro.

2011: em atuação espetacular do centroavante Fred, o Fluminense venceu o Grêmio por 5 a 4, no Engenhão, com quatro gols do artilheiro e um de Rafael Sobis. No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tinha onze vitórias, um empate e quatro derrotas - o time seria o campeão simbólico do returno, mas chegaria somente em terceiro lugar no Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

****

Aniversariantes do dia:

Luís Ribeiro Pinto Neto, o Lula (1946), ponta-esquerda pernambucano que atuou no Fluminense entre 1965 e 1974, tendo conquistado diversos títulos com a camisa tricolor (Torneio Pará-Guanabara de 1966, Taças Guanabara de 1966 e 1969, Campeonatos Cariocas de 1969, 1971 e 1973, Campeonato Brasileiro de 1970 e Torneio Internacional do Rio em 1973). Em 377 jogos pelo Fluminense, marcou 102 gols, um deles o gol do título do Campeonato Carioca de 1971, na decisão contra o Botafogo.


Joaquim Germano Neto, o Dudu Maravilha (1955), meio-campista mineiro que fez parte do elenco do Fluminense nas temporadas de 1974 e 1975.
"Dudu Maravilha" no Maracanã.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.