sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 17 de novembro


1929: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 3 da Seleção Fluminense*. O escrete do Distrito Federal jogou com: Joel [America]; Pennaforte [America] e Hildegardo [America]; Nascimento [Fluminense], Floriano [America] e Mola [Vasco] (Fortes [Fluminense]); Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Oswaldinho (2), Russinho (2) e Paschoal.
* a Seleção Fluminense era composta por atletas dos clubes do estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói; a Seleção Carioca era composta por atletas dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.

1940: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Vasco. Com 21 jogos, o time tricolor somava 14 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Faltando três partidas para o fim de sua campanha, o Fluminense lutava ponto a ponto com Flamengo e Vasco pela liderança, e terminaria mais uma vez campeão do Rio de Janeiro.

1945: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Canto do Rio, graças aos gols de Rodrigues Tatu e Orlando Pingo de Ouro (dois).

1951: em clássico válido pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 79.632 presentes (59.564 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 2, graças aos gols de Quincas e Carlyle (dois). Com campanha de dez vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca, um ponto à frente do Bangu - nas semanas seguintes, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, até terminarem empatados, forçando duas partidas extras (vide 13 de janeiro e 20 de janeiro).

1954: em amistoso interestadual, no Estádio da Alameda, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Mineiro, então bicampeão mineiro. Quincas e Marinho marcaram os gols tricolores na partida.

1963: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Olaria por 3 a 0, gols de Joaquinzinho (dois) e Manoel (de pênalti).

1979: o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1, em jogo disputado no Maracanã, válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro. Os gols do triunfo tricolor foram assinalados por Zezé (de pênalti) e Edinho (de falta), com Sena descontando para os visitantes. Foi a primeira vitória do Fluminense na competição, após três empates nas rodadas iniciais.

1985: em partida do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, diante de 50.697 pagantes no Maracanã. Os gols do clássico foram de Chiquinho para o Flamengo, e de Washington, de bicicleta, para o Fluminense. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o próprio Flamengo (vide 11 de dezembro) e o Bangu (vide 18 de dezembro).

1988: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bangu, em Moça Bonita, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor ganhou o ponto extra da partida ao vencer a disputa de pênaltis por 5 a 4 (o regulamento daquele ano previa esse desempate exótico, em todas as partidas).

2002: em uma partida dramática, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou a Ponte Preta por 3 a 2, de virada, no Moisés Lucarelli, garantindo a classificação para as quartas-de-final. Já no segundo tempo, a Ponte Preta abriu 2 a 0, gols de Caíco e Fabrício Carvalho. A reação tricolor se iniciou com dois gols de Roni, e a virada se concretizou com o craque Romário, em grande jogada individual. Na fase seguinte, o Fluminense enfrentaria o São Caetano.

2013: em jogo disputado no Maracanã, diante de 37.310 presentes (32.459 pagantes), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada. Welliton abriu o placar para os são-paulinos, e Jean e Gum marcaram os gols tricolores, o último aos 43 minutos do segundo tempo. Esta foi a segunda partida e a segunda vitória do treinador Dorival Júnior, contratado para tentar livrar o Fluminense do rebaixamento nas cinco rodadas finais - o que ele conseguiria, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

****

Aniversariantes do dia:

Fábio Jerônimo Mello, o Fábio Mello (1975), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense no primeiro semestre de 2002, tendo participado de algumas partidas da campanha do título do Campeonato Carioca.

Eduardo Vieira Gonçalves (1979), meio-campista capixaba que fez parte do elenco do Fluminense no primeiro semestre do ano 2000.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.