1917: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Botafogo. Os gols da partida foram de Léo e Joppert (de pênalti) para os visitantes, e de Couto para os tricolores. A campanha do Fluminense passou a ser de onze vitórias, um empate e duas derrotas. Faltando quatro rodadas para o fim da competição, o Fluminense era o líder, empatado com o America. Nas semanas seguintes, o Tricolor confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.
1934: o Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, sediou a terceira partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. A Seleção Carioca perdeu o jogo por 3 a 1 para a Seleção Paulista, ficando com o vice-campeonato. Os cariocas atuaram com: Francisco [São Cristóvão]; Zé Luiz [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Agrícola [São Cristóvão], Fausto [Vasco] (Brant [Fluminense]) e Afonsinho [Flamengo]; Sá [Flamengo], Russo [Fluminense], Gradim [Vasco], Nena [Vasco] e Orlando [Vasco]. Os paulistas jogaram assim: Batatais; Jaú e Jarbas; Tunga, Brandão e Orozimbo; Mendes, Luizinho, Romeu Pellicciari, Lara e Hércules. Os gols do jogo foram de Romeu Pellicciari (de pênalti) e Mendes (dois) para São Paulo, e de Nena para o Distrito Federal. Esta decisão do Brasileiro de Seleções entraria para a história do Fluminense, que em 1935 contrataria alguns dos atletas paulistas campeões (Batatais, Orozimbo, Romeu Pellicciari, Lara e Hércules), para formar um dos seus mais vitoriosos times, que dominaria o futebol carioca nos anos seguintes.
1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria. Os gols tricolores foram de Rodrigo, Paulinho Omena e Waldir Araújo.
1970: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Santos de Pelé. O gol dos santistas na partida foi marcado por Abel. Com a campanha de oito vitórias, dois empates e três derrotas, o Fluminense estava quase garantido no quadrangular final, no qual enfrentaria Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro, para se sagrar campeão brasileiro pela primeira vez.
1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de Edinho e Luiz Fumanchu, ambos já na etapa complementar.
1984: na sequência do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 2, diante de 49.886 pagantes no Maracanã. Os gols do clássico foram de Helinho (dois) e Baltazar (dois) para o Botafogo, e de Washington (dois) para o Fluminense. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular por cumprir a melhor campanha geral - derrotaria o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro), para se sagrar bicampeão do Rio de Janeiro.
1990: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro com vitória de 1 a 0 sobre a Internacional de Limeira, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira. O gol da vitória tricolor foi de Denílson. Nos 19 jogos do Brasileirão, o Fluminense cumpriu uma campanha ruim: 5 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.
2009: na partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, perante 41.816 presentes (39.397 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Cerro Porteño por 2 a 1, de virada, e garantiu seu lugar na decisão da competição. O clube paraguaio vencia por 1 a 0 até os minutos finais do segundo tempo, placar que levaria à definição por pênaltis, mas os tricolores viraram nos acréscimos, com gols anotados por Gum e Alan. Apesar da pancadaria generalizada, provocada pelos maus perdedores, a torcida tricolor celebrou efusivamente a classificação para a final. Contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a incrível sequência invicta para 12 partidas, sendo 7 vitórias consecutivas.
2012: pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 35.167 presentes (28.438 pagantes) no Engenhão, o Fluminense, já com o título garantido, perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro, no jogo em que recebeu o troféu de campeão da competição. Montillo (de pênalti) e Élber marcaram os gols dos visitantes. A derrota não diminuiu a festa da torcida tricolor, que ovacionou os heróis do título aos gritos de "tetracampeão!", referência aos quatro Campeonatos Brasileiros da história tricolor (1970, 1984, 2010 e 2012). Até o tenista sérvio Novak Djokovic entrou no clima, vestindo a camisa do Fluminense e festejando junto com a melhor torcida do mundo.
|
Foto: Washington "Coração Valente", Novak Djokovic e Romerito na festa do tetra. |
****
Aniversariantes do dia:
José Ferreira Franco, o Zequinha (1934), médio-volante pernambucano, campeão da Copa do Mundo de 1962 com a Seleção Brasileira, e ídolo do Palmeiras. Zequinha teve duas breves passagens pelo Fluminense, nas temporadas de 1958 e 1965.
|
Zequinha, com a camisa da Seleção. |
Mário Alexandre Xavier Machado (1970), atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1990 e 1991.
Nilberto da Silva Melo (1973), meio-campista que atuou no Fluminense na temporada de 1993. Nilberto é irmão de Nélio, que também jogou no Fluminense, em 1997.
PCFilho
Em 2012 cantamos alto: "ê ô ê ô Djokovic é tricolor!".
ResponderExcluirNão se pode negar: o tenista sérvio tem bom gosto para escolher uma camisa. :)
Excluir