sábado, 18 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 18 de novembro


1917: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Botafogo. Os gols da partida foram de Léo e Joppert (de pênalti) para os visitantes, e de Couto para os tricolores. A campanha do Fluminense passou a ser de onze vitórias, um empate e duas derrotas. Faltando quatro rodadas para o fim da competição, o Fluminense era o líder, empatado com o America. Nas semanas seguintes, o Tricolor confirmaria a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato do Rio de Janeiro.

1934: o Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, sediou a terceira partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. A Seleção Carioca perdeu o jogo por 3 a 1 para a Seleção Paulista, ficando com o vice-campeonato. Os cariocas atuaram com: Francisco [São Cristóvão]; Zé Luiz [São Cristóvão] e Itália [Vasco]; Agrícola [São Cristóvão], Fausto [Vasco] (Brant [Fluminense]) e Afonsinho [Flamengo]; [Flamengo], Russo [Fluminense], Gradim [Vasco], Nena [Vasco] e Orlando [Vasco]. Os paulistas jogaram assim: Batatais; Jaú e Jarbas; Tunga, Brandão e Orozimbo; Mendes, Luizinho, Romeu Pellicciari, Lara e Hércules. Os gols do jogo foram de Romeu Pellicciari (de pênalti) e Mendes (dois) para São Paulo, e de Nena para o Distrito Federal. Esta decisão do Brasileiro de Seleções entraria para a história do Fluminense, que em 1935 contrataria alguns dos atletas paulistas campeões (Batatais, Orozimbo, Romeu Pellicciari, Lara e Hércules), para formar um dos seus mais vitoriosos times, que dominaria o futebol carioca nos anos seguintes.

1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria. Os gols tricolores foram de Rodrigo, Paulinho Omena e Waldir Araújo.

1970: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Santos de Pelé. O gol dos santistas na partida foi marcado por Abel. Com a campanha de oito vitórias, dois empates e três derrotas, o Fluminense estava quase garantido no quadrangular final, no qual enfrentaria Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro, para se sagrar campeão brasileiro pela primeira vez.

1978: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de Edinho e Luiz Fumanchu, ambos já na etapa complementar.

1984: na sequência do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 2, diante de 49.886 pagantes no Maracanã. Os gols do clássico foram de Helinho (dois) e Baltazar (dois) para o Botafogo, e de Washington (dois) para o Fluminense. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular por cumprir a melhor campanha geral - derrotaria o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro), para se sagrar bicampeão do Rio de Janeiro.

1990: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro com vitória de 1 a 0 sobre a Internacional de Limeira, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira. O gol da vitória tricolor foi de Denílson. Nos 19 jogos do Brasileirão, o Fluminense cumpriu uma campanha ruim: 5 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

2009: na partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, perante 41.816 presentes (39.397 pagantes) no Maracanã, o Fluminense venceu o Cerro Porteño por 2 a 1, de virada, e garantiu seu lugar na decisão da competição. O clube paraguaio vencia por 1 a 0 até os minutos finais do segundo tempo, placar que levaria à definição por pênaltis, mas os tricolores viraram nos acréscimos, com gols anotados por Gum e Alan. Apesar da pancadaria generalizada, provocada pelos maus perdedores, a torcida tricolor celebrou efusivamente a classificação para a final. Contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a incrível sequência invicta para 12 partidas, sendo 7 vitórias consecutivas.

2012: pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 35.167 presentes (28.438 pagantes) no Engenhão, o Fluminense, já com o título garantido, perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro, no jogo em que recebeu o troféu de campeão da competição. Montillo (de pênalti) e Élber marcaram os gols dos visitantes. A derrota não diminuiu a festa da torcida tricolor, que ovacionou os heróis do título aos gritos de "tetracampeão!", referência aos quatro Campeonatos Brasileiros da história tricolor (1970, 1984, 2010 e 2012). Até o tenista sérvio Novak Djokovic entrou no clima, vestindo a camisa do Fluminense e festejando junto com a melhor torcida do mundo.
Foto: Washington "Coração Valente", Novak Djokovic e Romerito na festa do tetra.

****

Aniversariantes do dia:

José Ferreira Franco, o Zequinha (1934), médio-volante pernambucano, campeão da Copa do Mundo de 1962 com a Seleção Brasileira, e ídolo do Palmeiras. Zequinha teve duas breves passagens pelo Fluminense, nas temporadas de 1958 e 1965.
Zequinha, com a camisa da Seleção.

Mário Alexandre Xavier Machado (1970), atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1990 e 1991.

Nilberto da Silva Melo (1973), meio-campista que atuou no Fluminense na temporada de 1993. Nilberto é irmão de Nélio, que também jogou no Fluminense, em 1997.

PCFilho

2 comentários:

  1. Em 2012 cantamos alto: "ê ô ê ô Djokovic é tricolor!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode negar: o tenista sérvio tem bom gosto para escolher uma camisa. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.