quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 9 de novembro


1919: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Ferrer, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2, de virada. Desfalcado do ponta Mano e do zagueiro e capitão Chico Netto, o onze tricolor foi o seguinte: Marcos; Vidal e Othelo; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Celso, Zezé, Welfare (capitão), Machado e Bacchi. Na partida, Zezé abriu o placar para o Fluminense, Patrick e Luiz viraram para o Bangu, e Machado marcou dois nos minutos finais, para dar a vitória aos tricolores. Antes do jogo, o Fluminense ofereceu ao Bangu uma bandeira alvirrubra e duas palmas de flores, para serem levadas ao túmulo de Archibald French, ex-atleta das duas agremiações, que havia falecido no ano anterior, vítima da epidemia de gripe. Com onze vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição, dois pontos à frente do Flamengo. O timaço tricolor venceria todas as partidas seguintes, até garantir o tricampeonato, no duelo contra o rival rubro-negro (vide 21 de dezembro).

1947: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na avenida Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Bonsucesso, graças aos gols de Juvenal (três) e Pinhegas (de pênalti), com Waldir (dois) e Flávio anotando para os anfitriões.

1960: na primeira partida da semifinal da Taça Brasil, competição mata-mata entre os campeões estaduais do ano anterior, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Palmeiras. O jogo de volta seria na semana seguinte, no Maracanã (vide 16 de novembro).

1966: em sua estreia na Taça Brasil, na qual já entrou na fase semifinal, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro, diante de 55.000 presentes (49.439 pagantes) no Mineirão, em Belo Horizonte. O gol cruzeirense foi do ex-tricolor Evaldo, que se transferira para o clube mineiro meses antes. A partida de volta seria duas semanas depois, no Maracanã (vide 23 de novembro)

1980: em partida da quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Volta Redonda, graças aos gols de Cláudio Adão e Gilberto (dois). O Tricolor já havia se classificado para a final, por ter conquistado o primeiro turno da competição (vide 26 de outubro) - seria campeão ao derrotar o Vasco (vide 30 de novembro).

2005: após vencer a partida de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana por 2 a 1 (vide 18 de outubro), o Fluminense perdeu para a Universidad Católica por 2 a 0, no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, e foi eliminado da competição. Os gols do time chileno foram de Jorge Quinteros e Francisco Arrué. Nestas duas partidas, o camisa 10 da Universidad Católica foi o argentino Darío Leonardo Conca, que seria contratado pelo Fluminense em 2008, e se tornaria um dos grandes ídolos tricolores.

****

Aniversariantes do dia:

Albino de Mesquita Pinheiro, o Albino (1906), sócio e atleta do Fluminense nas décadas de 1920 e 1930. Em 27 de maio de 1923, aos 16 anos, já demonstrou aptidão para os esportes, ao vencer a corrida rasa de 5000 metros na competição interna de atletismo do clube. No futebol, integrou o elenco tricolor entre as temporadas de 1926 e 1933, tendo participado da conquista do Torneio Início de 1927 (vide 24 de abril). Posteriormente, jogou no Botafogo e foi dirigente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Écio Capovilla, o Écio (1936), médio-volante paulista que iniciou sua carreira no Fluminense, tendo atuado no clube tricolor entre 1955 e 1957. Jogou também no Vasco, e chegou até a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Écio Capovilla no Fluminense.

PCFilho

Um comentário:

  1. Algumas fontes dizem que Valdemiro Teixeira, o Mirim, campeão do Carioca de 1946 e do Municipal de 1948, nasceu em 9 de novembro de 1925.

    Segundo o site Bangu.net ( http://www.bangu.net/informacao/livros/olivrodoscraques/letra_m.php ), a data seria 9 de fevereiro de 1925.

    Segundo o Diário de Notícias, citando o boletim oficial do Fluminense em 1946 ( http://memoria.bn.br/DocReader/093718_02/31848 ), o dia é 1º de março de 1925.

    Segundo O Globo Sportivo em 1949 ( http://memoria.bn.br/DocReader/104710/9593 ), também é 1º de março de 1925.

    Assim, publicarei a mini-biografia de Mirim em 1º de março, que me parece ser a data correta.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.