1929: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Gaúcha por 6 a 2, em partida amistosa noturna. Os cariocas atuaram com camisas do Fluminense, com a seguinte formação: Amado [Flamengo]; Domingos da Guia [Bangu] e Zé Luiz [São Cristóvão]; Nascimento [Fluminense], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Tinduca [São Cristóvão], Ladislau [Bangu], Gradim [Bonsucesso], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os atletas de Vasco e America não participaram, porque se preparavam para a disputa da decisão do Campeonato Carioca. Os gaúchos atuaram reforçados de três jogadores cariocas: Sylvio [São Cristóvão], Germano [Botafogo] e Benedicto [Botafogo]. Os gols do escrete do Distrito Federal, que se preparava para a continuação do Campeonato Brasileiro de Seleções, foram de Ladislau (dois, um de pênalti), Gradim e Arthur Bahianinho (três).
1938: em partida válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras lotado, o Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Flamengo. Os gols do Fla-Flu foram de Leônidas da Silva (dois), González (dois) e Brito para os rubro-negros, e de Bioró e Tim para os tricolores. A equipe tricolor ainda se adaptava ao novo treinador, o uruguaio Ondino Viera - que chegara para comandar o time no returno, e teria uma longa e vitoriosa carreira em Laranjeiras. Com campanha de sete vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense não perderia mais nenhuma partida até garantir a conquista do tricampeonato.
1949: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1, graças aos gols de Santo Cristo e Pé-de-Valsa, com Octávio anotando para os alvinegros.
1966: em partida do returno do Campeonato Carioca, no campo da avenida Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Walmir, aos 14 minutos do segundo tempo.
1972: em dia muito triste para o Fluminense, faleceu, no Costão do Vidigal, o zagueiro gaúcho Ari Ercílio Barbosa, atleta do clube, aos 31 anos de idade. O corpo seria encontrado quatro dias depois. Ari Ercílio foi o quarto jogador do Fluminense a falecer durante sua passagem pelo clube, após Archibald French (em 1918), Mano (em 1922) e Jorge Tavares Py (em 1930).
1977: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, gol de Gílson Gênio (que já havia chutado duas bolas na trave). O goleiro Wendell foi o herói da tarde, ao defender espetacularmente um pênalti cobrado por Freitas.
1983: em partida da décima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. Os alvinegros abriram o placar com o ex-tricolor Abel, de pênalti, aos 23 minutos da etapa inicial. O empate tricolor veio com o zagueiro Duílio, aos quatro do segundo tempo. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 11 de dezembro).
1988: graças a dois gols de
Romerito, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Na disputa de pênaltis, o Atlético Mineiro venceu por 6 a 5 e ganhou o ponto extra.
1996: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Juventude de Caxias do Sul, gol de
Barata, aos 31 minutos do segundo tempo.
2011: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis,
o Fluminense venceu o Figueirense por 4 a 0, gols de
Fred (três) e
Marquinho, e garantiu a vaga na Copa Libertadores de 2012 e o título simbólico de campeão do returno. Apesar da ótima campanha no segundo turno, o Tricolor chegaria somente em terceiro lugar no Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.
2017: em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 0, no Maracanã, e se livrou matematicamente do rebaixamento. Os gols da vitória tricolor foram de
Douglas e
Henrique Dourado (que, com 18 gols, voltou à liderança da tabela de artilheiros da competição).
****
Aniversariantes do dia:
Cláudio Rabello de Castro, o Cacau (1962), atacante que jogou no Fluminense entre as temporadas de 1988 e 1989. Cacau marcou quatro gols em 47 partidas com a camisa tricolor.
Ronaldo Soares Giovanelli, o Ronaldo (1967), goleiro que atuou 17 vezes pelo Fluminense, na temporada de 1998.
PCFilho
O Fluminense desde 2013 se limita a isso mesmo, se livrar de rebaixamentos. É o que nos resta, com a (indi)gestão Flusócio.
ResponderExcluirPois é. Infelizmente, vivemos anos de vacas magras...
Excluir