segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 20 de novembro


1929: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Gaúcha por 6 a 2, em partida amistosa noturna. Os cariocas atuaram com camisas do Fluminense, com a seguinte formação: Amado [Flamengo]; Domingos da Guia [Bangu] e Zé Luiz [São Cristóvão]; Nascimento [Fluminense], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Tinduca [São Cristóvão], Ladislau [Bangu], Gradim [Bonsucesso], Arthur Bahianinho [São Cristóvão] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os atletas de Vasco e America não participaram, porque se preparavam para a disputa da decisão do Campeonato Carioca. Os gaúchos atuaram reforçados de três jogadores cariocas: Sylvio [São Cristóvão], Germano [Botafogo] e Benedicto [Botafogo]. Os gols do escrete do Distrito Federal, que se preparava para a continuação do Campeonato Brasileiro de Seleções, foram de Ladislau (dois, um de pênalti), Gradim e Arthur Bahianinho (três).

1938: em partida válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras lotado, o Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Flamengo. Os gols do Fla-Flu foram de Leônidas da Silva (dois), González (dois) e Brito para os rubro-negros, e de Bioró e Tim para os tricolores. A equipe tricolor ainda se adaptava ao novo treinador, o uruguaio Ondino Viera - que chegara para comandar o time no returno, e teria uma longa e vitoriosa carreira em Laranjeiras. Com campanha de sete vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense não perderia mais nenhuma partida até garantir a conquista do tricampeonato.

1949: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1, graças aos gols de Santo Cristo e Pé-de-Valsa, com Octávio anotando para os alvinegros.

1966: em partida do returno do Campeonato Carioca, no campo da avenida Teixeira de Castro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Walmir, aos 14 minutos do segundo tempo.

1972: em dia muito triste para o Fluminense, faleceu, no Costão do Vidigal, o zagueiro gaúcho Ari Ercílio Barbosa, atleta do clube, aos 31 anos de idade. O corpo seria encontrado quatro dias depois. Ari Ercílio foi o quarto jogador do Fluminense a falecer durante sua passagem pelo clube, após Archibald French (em 1918), Mano (em 1922) e Jorge Tavares Py (em 1930).

1977: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro,  no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Bahia por 1 a 0, gol de Gílson Gênio (que já havia chutado duas bolas na trave). O goleiro Wendell foi o herói da tarde, ao defender espetacularmente um pênalti cobrado por Freitas.

1983: em partida da décima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. Os alvinegros abriram o placar com o ex-tricolor Abel, de pênalti, aos 23 minutos da etapa inicial. O empate tricolor veio com o zagueiro Duílio, aos quatro do segundo tempo. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 11 de dezembro).

1988: graças a dois gols de Romerito, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Na disputa de pênaltis, o Atlético Mineiro venceu por 6 a 5 e ganhou o ponto extra.

1996: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Juventude de Caxias do Sul, gol de Barata, aos 31 minutos do segundo tempo.

2011: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Fluminense venceu o Figueirense por 4 a 0, gols de Fred (três) e Marquinho, e garantiu a vaga na Copa Libertadores de 2012 e o título simbólico de campeão do returno. Apesar da ótima campanha no segundo turno, o Tricolor chegaria somente em terceiro lugar no Brasileirão, devido à campanha irregular no primeiro turno.

2017: em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 0, no Maracanã, e se livrou matematicamente do rebaixamento. Os gols da vitória tricolor foram de Douglas e Henrique Dourado (que, com 18 gols, voltou à liderança da tabela de artilheiros da competição).

****

Aniversariantes do dia:

Cláudio Rabello de Castro, o Cacau (1962), atacante que jogou no Fluminense entre as temporadas de 1988 e 1989. Cacau marcou quatro gols em 47 partidas com a camisa tricolor.

Ronaldo Soares Giovanelli, o Ronaldo (1967), goleiro que atuou 17 vezes pelo Fluminense, na temporada de 1998.

PCFilho

2 comentários:

  1. O Fluminense desde 2013 se limita a isso mesmo, se livrar de rebaixamentos. É o que nos resta, com a (indi)gestão Flusócio.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.