1937: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America. O herói tricolor foi o goleiro Batatais, que teve atuação extraordinária, defendendo até um pênalti, cobrado por Plácido, quando o placar estava em branco. O gol do Fluminense foi marcado pelo craque Romeu Pellicciari, aos 34 minutos do primeiro tempo. O gol de empate do America foi em outro pênalti, convertido por Nelson, aos 20 da etapa final. Com campanha de oito vitórias, um empate e uma derrota, o time tricolor, um dos mais brilhantes da história do Fluminense, seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1954: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bonsucesso, gols de Didi, Róbson e Escurinho.
1976: em partida válida pela sétima rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, diante de 102.531 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Atlético Mineiro, e deixou encaminhada sua classificação para a fase semifinal. Na oitava rodada, a Máquina Tricolor folgaria; na nona e última, confirmaria a vaga com uma vitória sobre o Bahia (vide 28 de novembro).
1979: em jogo válido pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Itabaiana por 5 a 0, gols de Kléber, Mário Marques (dois) e Cristóvão Borges (dois).
1998: em partida da Copa Rio de Janeiro, em Ítalo del Cima, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Campo Grande, graças aos gols de Gabriel Lima, Marco Brito e Roger Flores. Com um time de jovens, o Tricolor conquistaria o título da competição, no início da reconstrução após a queda para a Série C do Brasileiro.
2010: em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Barueri, o Fluminense venceu o São Paulo por 4 a 1, e retomou a liderança da competição, graças ao empate em 1 a 1 do Corinthians com o Vitória, em Salvador. Gum abriu o placar para o Fluminense aos 34 do primeiro tempo, mas Lucas Gaúcho empatou para o São Paulo aos 10 da etapa final. A vitória tricolor só viria a partir dos 29 do segundo tempo, quando o craque argentino Darío Conca marcou seu primeiro gol no jogo. Aos 32, Fred ampliou, e aos 42, Darío Conca fez seu segundo gol, dando números finais ao placar. Com 65 pontos ganhos (campanha de 18 vitórias, 11 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava um ponto à frente do Corinthians e dois à frente do Cruzeiro. Nas duas rodadas finais, o Tricolor obteria mais duas vitórias, e conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história... (vide 28 de novembro e 5 de dezembro).
|
A classificação do Brasileirão 2010 após a 36ª rodada. |
****
Aniversariantes do dia:
Wendell Lucena Ramalho, o
Wendell (1947), goleiro que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1977 e 1979. Somou 116 partidas defendendo a meta tricolor, e foi campeão do Troféu Teresa Herrera em 1977.
Carlos Cecilio Estigarribia Gómez, o Estigarribia (1974), meio-campista paraguaio que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1998.
Márcio Nascimento Rozário, o
Márcio Rosário (1983), zagueiro que atuou no Fluminense entre 2011 e 2012. Fez parte do time que conquistou o Campeonato Carioca de 2012. Em 23 partidas com a camisa tricolor, Márcio Rosário marcou um gol, decidindo uma partida contra o Santos aos 50 minutos do segundo tempo (vide
1º de outubro).
PCFilho
2010, bons tempos... o Fluminense ainda se portava como Fluminense...
ResponderExcluir