terça-feira, 21 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 21 de novembro



1937: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America. O herói tricolor foi o goleiro Batatais, que teve atuação extraordinária, defendendo até um pênalti, cobrado por Plácido, quando o placar estava em branco. O gol do Fluminense foi marcado pelo craque Romeu Pellicciari, aos 34 minutos do primeiro tempo. O gol de empate do America foi em outro pênalti, convertido por Nelson, aos 20 da etapa final. Com campanha de oito vitórias, um empate e uma derrota, o time tricolor, um dos mais brilhantes da história do Fluminense, seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1954: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bonsucesso, gols de Didi, Róbson e Escurinho.

1976: em partida válida pela sétima rodada da terceira fase do Campeonato Brasileiro, diante de 102.531 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Atlético Mineiro, e deixou encaminhada sua classificação para a fase semifinal. Na oitava rodada, a Máquina Tricolor folgaria; na nona e última, confirmaria a vaga com uma vitória sobre o Bahia (vide 28 de novembro).

1979: em jogo válido pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Itabaiana por 5 a 0, gols de Kléber, Mário Marques (dois) e Cristóvão Borges (dois).

1998: em partida da Copa Rio de Janeiro, em Ítalo del Cima, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Campo Grande, graças aos gols de Gabriel Lima, Marco Brito e Roger Flores. Com um time de jovens, o Tricolor conquistaria o título da competição, no início da reconstrução após a queda para a Série C do Brasileiro.

2010: em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Barueri, o Fluminense venceu o São Paulo por 4 a 1, e retomou a liderança da competição, graças ao empate em 1 a 1 do Corinthians com o Vitória, em Salvador. Gum abriu o placar para o Fluminense aos 34 do primeiro tempo, mas Lucas Gaúcho empatou para o São Paulo aos 10 da etapa final. A vitória tricolor só viria a partir dos 29 do segundo tempo, quando o craque argentino Darío Conca marcou seu primeiro gol no jogo. Aos 32, Fred ampliou, e aos 42, Darío Conca fez seu segundo gol, dando números finais ao placar. Com 65 pontos ganhos (campanha de 18 vitórias, 11 empates e 7 derrotas), o Fluminense estava um ponto à frente do Corinthians e dois à frente do Cruzeiro. Nas duas rodadas finais, o Tricolor obteria mais duas vitórias, e conquistaria o terceiro Campeonato Brasileiro de sua história... (vide 28 de novembro e 5 de dezembro).
A classificação do Brasileirão 2010 após a 36ª rodada.

****

Aniversariantes do dia:

Wendell Lucena Ramalho, o Wendell (1947), goleiro que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1977 e 1979. Somou 116 partidas defendendo a meta tricolor, e foi campeão do Troféu Teresa Herrera em 1977.


Carlos Cecilio Estigarribia Gómez, o Estigarribia (1974), meio-campista paraguaio que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1998.

Márcio Nascimento Rozário, o Márcio Rosário (1983), zagueiro que atuou no Fluminense entre 2011 e 2012. Fez parte do time que conquistou o Campeonato Carioca de 2012. Em 23 partidas com a camisa tricolor, Márcio Rosário marcou um gol, decidindo uma partida contra o Santos aos 50 minutos do segundo tempo (vide 1º de outubro).

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.