quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 2 de novembro


Antes de iniciar as efemérides de hoje, uma observação interessante sobre a data: até a década de 1960, pouquíssimos jogos de futebol no Brasil foram disputados no dia 2 de novembro, apesar de a data sempre ter sido um feriado nacional (Dia de Finados). A data era de fato dedicada à memória dos mortos, conforme a tradição da Igreja Católica, e assim quaisquer eventos festivos eram evitados. O Fluminense, por exemplo, só jogou nesta data pela primeira vez em 1975, 73 anos após sua fundação (a partida, uma vitória sobre o Flamengo, está relatada abaixo).

1941: em jogo válido pela segunda rodada do quarto turno do Campeonato Carioca, o Botafogo venceu o Flamengo por 3 a 2, em General Severiano, resultado que beneficiou o Fluminense, que havia vencido na véspera (vide 1º de novembro) e assim alcançou o Flamengo na liderança da competição. Ambos tinham agora 40 pontos ganhos e 10 perdidos, faltando três rodadas para o fim da competição. Nas semanas seguintes, Flu e Fla brigariam ponto a ponto, até a última rodada, que teria um Fla-Flu destinado a entrar para a história (vide 23 de novembro).

1975: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 80.080 pagantes no Maracanã, o Fluminense deu um baile e derrotou o Flamengo por 3 a 0, gols de Gil e Marco Antônio (dois, o primeiro em uma sensacional cobrança de falta). A Máquina Tricolor seguia no caminho para se classificar à fase semifinal da competição.

1977: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Fluminense de Feira de Santana, de virada, no Estádio Jóia da Princesa, na cidade baiana. Os gols foram assinalados no segundo tempo: o clube xará abriu a contagem com Fernando Silva, aos 24 minutos, e o Fluminense virou graças aos gols de Rivellino, aos 35, e Paulinho, aos 44.

1980: na segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, diante de 72.250 pagantes no Maracanã. A sequência dos gols foi assim: o centroavante Cláudio Adão abriu o placar para os tricolores, cobrando pênalti; Tita e Paulo César Carpegiani viraram para os rubro-negros; e Cláudio Adão voltou a marcar para o Fluminense, igualando a contagem. O Fluminense já estava garantido na final, por ter conquistado o primeiro turno (vide 26 de outubro) - seria campeão em dramática partida contra o Vasco (vide 30 de novembro).

1985: em partida válida pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Bangu por 2 a 1, no Estádio do Maracanã. Mário Marques e Marinho fizeram para os alvirrubros no primeiro tempo, e Deley descontou para os tricolores na etapa final, cobrando pênalti. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o próprio Bangu. No duelo com o Bangu, o Tricolor conquistaria o tricampeonato estadual (vide 18 de dezembro).

2005: em jogo dramático, válido pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 1. Os gols saíram no segundo tempo: Leandro abriu o placar para o Fluminense, aos 13; Dodô empatou para o Goiás, aos 17; e Petkovic marcou o gol da vitória tricolor, aos 47.

****

Aniversariante do dia:

Gilbert Leon Hime (1887), meia-atacante que disputou 11 partidas pelo Fluminense entre 1910 e 1913. Sua grande atuação com a camisa tricolor foi na vitória sobre o Paulistano em 18 de setembro de 1910, jogo em que marcou três gols.

PCFilho

6 comentários:

  1. Observação: esta é uma das poucas datas nas quais não encontrei nenhum aniversariante. Talvez, isso também se explique pelo fato de ser o Dia de Finados, com alguns pais preferindo mentir sobre a data no registro do nascimento dos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim, encontrei um aniversariante do dia:

      Gilbert Leon Hime (1887), meia-atacante que disputou 11 partidas pelo Fluminense entre 1910 e 1913. Sua grande atuação com a camisa tricolor foi na vitória sobre o Paulistano em 18 de setembro de 1910, jogo em que marcou três gols.

      Excluir
  2. A desvalorização do Dia de Finados é um dos sintomas da principal doença de nossa sociedade. Nada mais é sagrado. As únicas datas religiosas que ainda são valorizadas são as que têm grande apelo comercial: Natal e Páscoa.

    Em uma Sexta-Feira Santa recente, teve jogo das eliminatórias da Copa do Mundo. Não imagino o mesmo acontecendo em um país islâmico, por exemplo.

    O Dia de Finados era mesmo uma data especial até os anos 60. Muitos eventos eram cancelados, antecipados ou adiados "em respeito ao Dia de Finados".

    Aos poucos, as bases da civilização vão ruindo. Isso é triste.

    ResponderExcluir
  3. 1975: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 80.080 pagantes no Maracanã, o Fluminense deu um baile e derrotou o Flamengo por 3 a 0, gols de Gil e Marco Antônio (dois, o primeiro em uma sensacional cobrança de falta). A Máquina Tricolor seguia no caminho para se classificar à fase semifinal da competição.

    Abel era jogador do Fluminense nessa época. Ele deveria ter aprendido com a Máquina Tricolor, que fazia 1 a 0 e continuava atacando pra fazer 2 a 0, e depois que fazia 2 a 0, continuava atacando pra fazer 3 a 0...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos em que os treinadores do Fluminense não cometiam o erro estratégico de recuar excessivamente...

      Excluir
    2. Será que nossos treinadores não assistem aos jogos do futebol europeu? Não veem que os campeões europeus jamais mudam suas maneiras de jogar, a menos em casos realmente extremos?

      A burrice de recuar demais já tirou tantas vitórias do Fluminense...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.