quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 22 de novembro


1923: em partida disputada no Parque Central, em Montevideo, a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 2 a 0, pela Taça Rodrigues Alves. Os gols da vitória do Brasil foram dos atacantes do Fluminense Nilo e Zezé. Comandada pelo treinador Chico Netto, também tricolor, a Seleção jogou com: Nelson [Vasco]; Pennaforte [Flamengo] e Alemão [Botafogo]; Mica [Botafogo da Bahia], Nesi [São Cristóvão] e Soda [Americano de Campos]; Paschoal Silva [Vasco], Zezé [Fluminense], Nilo [Fluminense], Mário Seixas [Americano de Campos] e Amaro [Goytacaz].

1925: em sua penúltima partida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Vasco, e assumiu a vice-liderança da competição, ultrapassando o rival cruzmaltino na tabela de classificação. A vitória tricolor foi construída com os gols de Nilo (dois), Coelho (dois) e Moura Costa. O Flamengo sagrou-se campeão, ao derrotar o America por 4 a 0 em sua partida final no Campeonato. O Fluminense confirmaria o vice-campeonato em seu último jogo (vide 20 de dezembro).

1936: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Os gols do Fla-Flu foram de Romeu Pellicciari para os tricolores, e de Leônidas da Silva para os rubro-negros. Fluminense e Flamengo lideravam a competição, cada um com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, e ainda duas partidas por jogar. A igualdade persistiria, e os dois rivais partiriam para decidir o Campeonato em uma melhor-de-três (vide 20, 23 e 27 de dezembro).

1954: em uma interessante iniciativa, o ator Aurimar Rocha, ex-atleta do Fluminense, organizou e encenou, no ginásio do clube, a peça teatral "Fluminense Cinquentão", contando a gloriosa história do primeiro meio-século do Tricolor. A plateia aplaudiu o Hino do Cinquentenário, com música de José Maria de Abreu e letra de Aurimar, Elsen Guedes, Glória Berenice, Hayrton Queiroz, Jorge Martins e Maria Alice: "Sou Fluminense cinquentão, Da Taça Olímpica senhor, Das pistas campeão, Das quadras vencedor, Por isso é que eu luto com ardor; Sou Fluminense cinquentão, Da tricromia o coração, Outra coisa não posso dizer, Sou tricolor por tradição".

1959: o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, diante de 59.558 presentes (52.964 pagantes) no Maracanã, gols de Maurinho e Waldo, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca. Foi mais uma exibição perfeita da equipe tricolor, que, sob o comando técnico de Zezé Moreira, jogou com: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Paulinho Omena, Waldo, Telê e Escurinho. Com a espetacular campanha de quinze vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense estava próximo de garantir a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro (vide 12 de dezembro).

1964: em jogo válido pela décima rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de General Severiano, o Fluminense empatou em 1 a 1 com a Portuguesa. O gol tricolor foi marcado por Joaquinzinho, de cabeça, completando escanteio cobrado por Gilson Nunes - porém, na súmula, o árbitro anotou gol de Denílson, que se agachou para permitir que a bola passasse. Logo depois, no último lance do primeiro tempo, Inaldo empatou para o clube da Ilha do Governador. Como o empate persistiu na etapa final, o Fluminense agora tinha quatorze vitórias, quatro empates e três derrotas, mas seguia na liderança da competição. Nas semanas seguintes, brigaria ponto a ponto com o Bangu - os dois clubes terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas extras (vide 16 e 20 de dezembro).

1970: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 81.616 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, e se manteve na liderança isolada do Grupo B. Os gols do clássico saíram no primeiro tempo: Zanata abriu o placar para os rubro-negros, de pênalti, aos 25; e Cafuringa empatou para os tricolores, aos 32. Com a campanha de oito vitórias, três empates e três derrotas, o Fluminense estava quase garantido no quadrangular final, no qual enfrentaria Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro, para se sagrar campeão brasileiro pela primeira vez.

1992: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, em Ítalo del Cima, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças a um gol do centroavante Ézio, de cabeça, aos 31 minutos do primeiro tempo. Como o Maracanã estava interditado, o Fla-Flu teve que ser realizado no pequeno estádio do Campo Grande. O gol da vitória foi o quarto dos doze de Ézio contra o Flamengo, sua vítima preferida.

2009: em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Sport Recife, gols de Zé Antônio (contra), Fred e Darío Conca, todos ainda no primeiro tempo. Contando jogos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o "time de guerreiros" ampliou a incrível sequência invicta para 13 partidas, sendo 8 vitórias consecutivas. Apesar de ainda ocupar o 17º lugar, dentro da zona de rebaixamento, pela primeira vez o Fluminense dependia apenas de seus próprios esforços para escapar do descenso. Graças à Arrancada Histórica - a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro - o milagre estava prestes a se concretizar.
A classificação do Brasileirão 2009 após a 36ª rodada.

2015: em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, o Fluminense venceu o Avaí por 3 a 1, e afastou matematicamente a possibilidade de rebaixamento. Gum, Osvaldo e Fred abriram 3 a 0 para os tricolores, e Léo Gamalho descontou para o clube catarinense.

****

Aniversariantes do dia:

Nestor de Sampaio (1884), ponta-direita que participou de duas partidas da campanha vitoriosa do Campeonato Carioca de 1906 (7 a 0 no Football & Athletic em 14 de julho, e 6 a 0 no Botafogo em 30 de setembro).

Osni de Oliveira Freitas (1955), atacante que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1980. Marcou um gol, contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro (vide 19 de março).

José Teodoro Bonfim Queiroz, o Zé Teodoro (1963), lateral-direito que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1992 e 1993. Marcou dois gols com a camisa tricolor, ambos na campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil de 1992.

Thiago Rocha da Cunha, o Thiaguinho (1984), lateral-direito com 2 gols marcados em 18 partidas pelo Fluminense, durante a temporada de 2010, quando fez parte do time que conquistou o Campeonato Brasileiro.

Diego Santos Gama Camilo, o Biro Biro (1994), atacante que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 2012 e 2014. Marcou 4 gols em 44 jogos com a camisa tricolor, e foi campeão Brasileiro em 2012.

PCFilho

9 comentários:

  1. Esse time de 1959 perdeu um só jogo em todo o segundo semestre, pro Bangu. Um timaço da história tricolor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A sequência de resultados entre junho de 1959 e março de 1960 foi espetacular, provavelmente o melhor aproveitamento da história do Fluminense. De brinde, as conquistas do Campeonato Carioca de 1959 e do Torneio Rio-São Paulo de 1960! :)

      Excluir
    2. Esse time tem também a maior concentração de ídolos históricos do clube.

      Vejam: nessa escalação, estão simplesmente os cinco jogadores que mais atuaram pelo Fluminense na história: Castilho, Pinheiro, Telê, Altair e Escurinho!! E além deles tem o Waldo, maior artilheiro de todos os tempos!

      Excluir
    3. Sim! E além dos top 5, há também o Waldo e o Clóvis, que estão no top 15. E o treinador Zezé Moreira, campeão absoluto no número de partidas no comando técnico do Fluminense.

      Sem dúvidas, o time de 1959-1960 é o mais identificado com as cores do Fluminense em todos os tempos.

      Excluir
    4. Não à toa, foi campeão com autoridade, bem ao estilo Fluminense.

      Excluir
    5. Uma observação: esse time de 1959-1960 chegou MUITO PERTO de fazer ainda mais história do que fez.

      Após conquistar o Carioca de 1959 e o Rio-SP de 1960, esteve muito próximo de ganhar a Taça Brasil, perdendo a semifinal para o Palmeiras no último minuto do jogo no Maracanã, após empatar em São Paulo; e também esteve muito próximo de conquistar o bicampeonato Carioca, acabando como vice, com um pontinho a menos que o America, sofrendo um gol nos minutos finais da decisão.

      Excluir
    6. Sim. Era um time muito forte, consciente do que fazia. Não tremia nem para o Santos de Pelé. Essa semifinal da Taça Brasil foi uma pena. Se passasse pelo Palmeiras, esse time seria campeão da Taça Brasil, e eu apostaria que conquistaria a Libertadores de 1961 também. Seria a coroação máxima do esquadrão mais tricolor da história...

      Excluir
    7. Pior para a Taça Brasil e a Copa Libertadores...

      Excluir
  2. Aniversariante acrescentado:

    Nestor de Sampaio (1884), ponta-direita que participou de duas partidas da campanha vitoriosa do Campeonato Carioca de 1906 (7 a 0 no Football & Athletic em 14 de julho, e 6 a 0 no Botafogo em 30 de setembro).

    (Obrigado, HB de Mello!)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.