1908: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Voluntários da Pátria, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. O time tricolor já havia garantido o título, mas os dois gols de Emile Etchegaray foram importantes, pois garantiram que a campanha terminasse sem derrotas - o Fluminense sagrou-se, assim, como primeiro campeão carioca invicto da história.
1913: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 0, gols de Welfare (dois) e João Baptista. O árbitro dessa partida foi Alberto Borgerth, ex-jogador do Fluminense, líder da cisão que deu origem ao futebol do Flamengo. Esta foi a primeira de muitas vitórias do craque inglês Welfare pelo Fluminense.
1914: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara, o Fluminense goleou o São Cristóvão por 8 a 2. Os gols foram de Barthô (três), Carlos Alberto (três), Oswaldo Gomes e Ernani para o Fluminense, e de Achilles Pederneiras (dois) para o São Cristóvão.
1923: em amistoso interestadual, no campo do Sport Club de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 4 a 1 da equipe anfitriã, graças aos gols de Nascimento, Nilo, Coelho e Ribeiro. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Ramiro Pedrosa.
1925: o jogo Fluminense x America, válido pelo returno do Campeonato Carioca, não aconteceu, porque o America não compareceu ao Estádio de Laranjeiras, devido ao falecimento de seu presidente Raul Meirelles Reis. Com a ausência dos rubros, o Fluminense receberia os pontos pela vitória, mas solicitou à Liga o adiamento do jogo, em respeito ao adversário. O pedido não foi aceito pela Liga, que confirmou a vitória tricolor por W.O.. O America, entretanto, sensibilizou-se com o gesto do Fluminense, e lhe enviou um ofício de agradecimento, que dizia: "Embora o nobre gesto não nos surpreendesse, nem por isso deixou de sensibilizar extremamente o America".
1936: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Hércules (dois), Romeu Pellicciari e Raul. Com sete vitórias, um empate e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.
1941: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pela segunda rodada do quarto turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 6 a 2, graças aos gols de Romeu Pellicciari, Pedro Amorim (dois), Tim, Russo e Carreiro. Com a vitória, e a derrota do Flamengo para o Botafogo por 3 a 2 no dia seguinte, o Fluminense alcançou o rival rubro-negro na liderança da competição. A campanha tricolor tinha 20 vitórias e 5 derrotas (40 pontos ganhos e 10 perdidos), faltando três rodadas para o fim. Nas semanas seguintes, Flu e Fla brigariam ponto a ponto, até a última rodada, que teria um Fla-Flu fadado a entrar para a história...
1947: em jogo do returno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, gols de Pinhegas (dois, um de pênalti), Pé-de-Valsa, Juvenal e Orlando Pingo de Ouro.
1948: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 2, graças aos gols de Rodrigues Tatu, Orlando Pingo de Ouro e Cento-e-Nove.
1953: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Madureira por 4 a 0, gols de Róbson, Didi (de pênalti), Marinho e Telê.
1959: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Olaria, gols de Telê, Maurinho (dois) e Escurinho. O Tricolor passou a somar treze vitórias, um empate e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.
1970: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 55.392 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, seguindo firme rumo à classificação para o quadrangular final. Os gols da partida foram de Flávio (1 a 0), Silveira (2 a 0, de falta), Benetti (2 a 1) e Marco Antônio (3 a 1). A bela Taça de Prata começava a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer na rua Álvaro Chaves...
1978: em amistoso no Estádio Atilio Marotti, em Petrópolis, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Serrano. Os gols tricolores foram de Fumanchu, Mário Marques e Nunes (dois).
2009: em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, perante 49.976 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense obteve uma virada heroica sobre o Cruzeiro: 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols da miraculosa virada tricolor foram marcados no segundo tempo, por Gum (aos 9) e Fred (aos 12 e aos 25). Com o triunfo, o Fluminense ultrapassou o Sport Recife e enfim saiu da última posição, mas continuava em situação difícil: faltando cinco rodadas, permanecia cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Porém, já estava em andamento a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro...
A classificação do Brasileirão 2009 após a 33ª rodada. |
2014: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Goiás, gols de Fred e Darío Conca.
2015: em clássico disputado no Engenhão, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, graças a um gol do jovem meio-campista Gérson, aos 47 minutos do primeiro tempo. O resultado praticamente livrou o Fluminense do rebaixamento, e piorou dramaticamente a situação do Vasco (que acabaria sofrendo o descenso).
Seu blog é sensacional, PC.
ResponderExcluirObrigado. :)
Excluir