domingo, 26 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 26 de novembro


1929: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Pernambucana por 7 a 2. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Joel [America]; Pennaforte [America] e Hildegardo [America]; Nascimento [Fluminense], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Russinho, Nilo (dois) e Oswaldinho (quatro).

1936: em partida válida pela penúltima rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Jequiá, graças aos gols de Hércules (dois, um de pênalti), Marcial, Russo (dois) e Romeu Pellicciari. Com 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Fluminense estava em segundo lugar, ao lado do Flamengo, ambos um ponto atrás do America. Na rodada final, o Flamengo venceria o Jequiá e o Fluminense venceria o America (vide 6 de dezembro). Assim, Flu e Fla terminariam empatados na liderança, e partiriam para decidir o Campeonato em três Fla-Flus (vide 20, 23 e 27 de dezembro).

1939: em jogo válido pela penúltima rodada do terceiro e derradeiro turno do Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 1, graças aos gols de Novelli, Hércules (dois) e Mário Milani. Com a vitória do America sobre o Botafogo por 5 a 4, o Flamengo garantiu o título matematicamente. Este foi o único Campeonato Carioca entre 1936 e 1941 que o Fluminense não conquistou, terminando na quarta colocação.

1944: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no campo da rua General Severiano, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 1 da Seleção Mineira, e se classificou para a decisão do torneio. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Jurandyr [Flamengo]; Newton Canegal [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Danilo [America] e Jayme [Flamengo]; Djalma [Vasco], Zizinho [Flamengo], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Vasco] e Jorginho [America]. Os gols cariocas foram de Zizinho e Ademir Menezes.

1950: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 5 a 2, graças aos gols de Silas, José Brígido Camaño, Didi (dois, um de falta) e Róbson.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 34.513 presentes (33.693 pagantes) no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Guarani. Manfrini e Gil marcaram os gols do Fluminense, e Davi fez o gol de honra do Guarani. O público foi o maior da história do estádio do Guarani, antes da construção de seu tobogã. Com a vitória, a Máquina Tricolor praticamente garantiu sua classificação à fase semifinal da competição.

1980: em partida válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, os reservas do Fluminense perderam para o America por 2 a 1 (o gol tricolor foi de Wallace). No mesmo dia, o Vasco venceu o Americano por 2 a 1 e conquistou o segundo turno. Campeão do primeiro turno, o Fluminense enfrentaria o Vasco quatro dias depois, no Maracanã, pelo título de campeão do Rio de Janeiro (vide 30 de novembro).

1983: em partida válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o America, em São Januário. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 4 e 11 de dezembro).

2000: no jogo de volta das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), diante de 56.504 presentes (38.040 pagantes*) no Maracanã, o Fluminense perdeu para o São Caetano por 1 a 0, gol de Adhemar, de falta, aos 28 minutos do segundo tempo, e foi eliminado da competição. A boa campanha na primeira fase garantiu o retorno definitivo do Fluminense à elite do futebol nacional. O surpreendente São Caetano terminaria vice-campeão brasileiro.
* a diferença entre presentes e pagantes explica-se porque a Suderj excluiu ingressos promocionais, só considerando como pagantes os ingressos vendidos nas bilheterias do estádio.

2006: o Fluminense derrotou o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, no Arruda, no Recife, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Nenê abriu o placar para o clube pernambucano, e Cláudio Pitbull e André Moritz marcaram os gols da virada tricolor. Com o resultado, o Fluminense se livrou matematicamente do risco de rebaixamento.

****

Aniversariantes do dia:

Walter Alves Silva, o Waltinho (1948), zagueiro com 67 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1967 e 1969, ano em que participou do elenco que conquistou o Campeonato Carioca.

Gilcimar Wilson Francisco, o Gilcimar (1958), ponta-direita revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1977. Atuou na equipe profissional tricolor entre 1977 e 1979 e entre 1981 e 1982, totalizando 27 gols marcados em 113 partidas pelo Fluminense.

Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô (1962), meia-atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1991 e 1992, ano em que foi vice-campeão da Copa do Brasil. Marcou 19 gols em 86 partidas com a camisa tricolor.

PCFilho

Um comentário:

  1. Evento de 26 de novembro de 1936 reescrito, com pequenas correções:

    1936: em partida válida pela penúltima rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Jequiá, graças aos gols de Hércules (dois, um de pênalti), Marcial, Russo (dois) e Romeu Pellicciari. Com 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Fluminense estava em segundo lugar, ao lado do Flamengo, ambos um ponto atrás do America. Na rodada final, o Flamengo venceria o Jequiá e o Fluminense venceria o America (vide 6 de dezembro). Assim, Flu e Fla terminariam empatados na liderança, e partiriam para decidir o Campeonato em três Fla-Flus (vide 20, 23 e 27 de dezembro).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.