1929: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Pernambucana por 7 a 2. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Joel [America]; Pennaforte [America] e Hildegardo [America]; Nascimento [Fluminense], Fernando Giudicelli [Fluminense] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Oswaldinho [America], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Russinho, Nilo (dois) e Oswaldinho (quatro).
1936: em partida válida pela penúltima rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Jequiá, graças aos gols de Hércules (dois, um de pênalti), Marcial, Russo (dois) e Romeu Pellicciari. Com 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Fluminense estava em segundo lugar, ao lado do Flamengo, ambos um ponto atrás do America. Na rodada final, o Flamengo venceria o Jequiá e o Fluminense venceria o America (vide 6 de dezembro). Assim, Flu e Fla terminariam empatados na liderança, e partiriam para decidir o Campeonato em três Fla-Flus (vide 20, 23 e 27 de dezembro).
1939: em jogo válido pela penúltima rodada do terceiro e derradeiro turno do Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 1, graças aos gols de Novelli, Hércules (dois) e Mário Milani. Com a vitória do America sobre o Botafogo por 5 a 4, o Flamengo garantiu o título matematicamente. Este foi o único Campeonato Carioca entre 1936 e 1941 que o Fluminense não conquistou, terminando na quarta colocação.
1944: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no campo da rua General Severiano, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 1 da Seleção Mineira, e se classificou para a decisão do torneio. O escrete do Distrito Federal jogou assim: Jurandyr [Flamengo]; Newton Canegal [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Danilo [America] e Jayme [Flamengo]; Djalma [Vasco], Zizinho [Flamengo], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Vasco] e Jorginho [America]. Os gols cariocas foram de Zizinho e Ademir Menezes.
1950: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 5 a 2, graças aos gols de Silas, José Brígido Camaño, Didi (dois, um de falta) e Róbson.
1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 34.513 presentes (33.693 pagantes) no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Guarani. Manfrini e Gil marcaram os gols do Fluminense, e Davi fez o gol de honra do Guarani. O público foi o maior da história do estádio do Guarani, antes da construção de seu tobogã. Com a vitória, a Máquina Tricolor praticamente garantiu sua classificação à fase semifinal da competição.
1980: em partida válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, os reservas do Fluminense perderam para o America por 2 a 1 (o gol tricolor foi de Wallace). No mesmo dia, o Vasco venceu o Americano por 2 a 1 e conquistou o segundo turno. Campeão do primeiro turno, o Fluminense enfrentaria o Vasco quatro dias depois, no Maracanã, pelo título de campeão do Rio de Janeiro (vide 30 de novembro).
1983: em partida válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o America, em São Januário. Por ter vencido o primeiro turno, o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Bangu e o Flamengo, para se sagrar mais uma vez campeão do Rio de Janeiro (vide 4 e 11 de dezembro).
2000: no jogo de volta das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), diante de 56.504 presentes (38.040 pagantes*) no Maracanã, o Fluminense perdeu para o São Caetano por 1 a 0, gol de Adhemar, de falta, aos 28 minutos do segundo tempo, e foi eliminado da competição. A boa campanha na primeira fase garantiu o retorno definitivo do Fluminense à elite do futebol nacional. O surpreendente São Caetano terminaria vice-campeão brasileiro.
* a diferença entre presentes e pagantes explica-se porque a Suderj excluiu ingressos promocionais, só considerando como pagantes os ingressos vendidos nas bilheterias do estádio.
2006: o Fluminense derrotou o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, no Arruda, no Recife, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Nenê abriu o placar para o clube pernambucano, e Cláudio Pitbull e André Moritz marcaram os gols da virada tricolor. Com o resultado, o Fluminense se livrou matematicamente do risco de rebaixamento.
****
Aniversariantes do dia:
Walter Alves Silva, o Waltinho (1948), zagueiro com 67 atuações pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1967 e 1969, ano em que participou do elenco que conquistou o Campeonato Carioca.
Gilcimar Wilson Francisco, o
Gilcimar (1958), ponta-direita revelado pelo Fluminense,
campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1977. Atuou na equipe profissional tricolor entre 1977 e 1979 e entre 1981 e 1982, totalizando 27 gols marcados em 113 partidas pelo Fluminense.
Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô (1962), meia-atacante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1991 e 1992, ano em que foi vice-campeão da Copa do Brasil. Marcou 19 gols em 86 partidas com a camisa tricolor.
PCFilho
Evento de 26 de novembro de 1936 reescrito, com pequenas correções:
ResponderExcluir1936: em partida válida pela penúltima rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 6 a 2 do Jequiá, graças aos gols de Hércules (dois, um de pênalti), Marcial, Russo (dois) e Romeu Pellicciari. Com 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Fluminense estava em segundo lugar, ao lado do Flamengo, ambos um ponto atrás do America. Na rodada final, o Flamengo venceria o Jequiá e o Fluminense venceria o America (vide 6 de dezembro). Assim, Flu e Fla terminariam empatados na liderança, e partiriam para decidir o Campeonato em três Fla-Flus (vide 20, 23 e 27 de dezembro).